A escrita: a produção textual numa turma de 2º ano - estratégias no aperfeiçoamento textual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Carina Isabel Flor
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/10778
Resumo: Este estudo surge no contexto de estágio, numa turma de 2º e 3º ano de escolaridade. Centra-se, essencialmente, na revisão e melhoramento de textos produzidos pelos alunos. A escola tem um papel crucial no ensino da escrita para os alunos do 1.º ciclo. É nesta etapa que estes contactam formalmente com a aprendizagem da escrita. A capacidade de produzir textos é cada vez mais uma exigência da sociedade e a escola deve tornar os alunos capazes de criar documentos que lhes deem acesso às múltiplas funções que a escrita desempenha no nosso meio. Sendo a dimensão textual uma importante componente da escrita, é fundamental proporcionar aos alunos algum tempo na sala de aula dedicado só às atividades de escrita, sobretudo à revisão e ao melhoramento de texto. A revisão de textos é uma etapa em que, após a produção do texto, os alunos voltam a ler o que escreveram a fim de refletir sobre o escrito, corrigindo e, posteriormente, reescrevem o texto já modificado, melhorando-o e aperfeiçoando-o. Neste projeto de investigação-ação de orientação qualitativa procurou-se perceber a importância da revisão e melhoramento de textos para o desenvolvimento da escrita em alunos do 1º ciclo, ou seja, levar os alunos a refletir sobre o modo como escrevem e também o modo como esta prática os ajuda a melhorar na escrita de textos. Em síntese, a investigação realizada, bem como os dados recolhidos ajudaram a verificar as modificações operadas entre a revisão e o melhoramento do texto e quais as evoluções dos alunos ao longo dos vários textos escritos durante o período de investigação.
id RCAP_8ed943b693e439dc8d57b9a6f983d45a
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/10778
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A escrita: a produção textual numa turma de 2º ano - estratégias no aperfeiçoamento textualEscritaRevisãoMelhoramento de textosAprendizagemRelatório de projeto de investigaçãoRelatório de estágioWritingReviewImprovement of textsLearningEste estudo surge no contexto de estágio, numa turma de 2º e 3º ano de escolaridade. Centra-se, essencialmente, na revisão e melhoramento de textos produzidos pelos alunos. A escola tem um papel crucial no ensino da escrita para os alunos do 1.º ciclo. É nesta etapa que estes contactam formalmente com a aprendizagem da escrita. A capacidade de produzir textos é cada vez mais uma exigência da sociedade e a escola deve tornar os alunos capazes de criar documentos que lhes deem acesso às múltiplas funções que a escrita desempenha no nosso meio. Sendo a dimensão textual uma importante componente da escrita, é fundamental proporcionar aos alunos algum tempo na sala de aula dedicado só às atividades de escrita, sobretudo à revisão e ao melhoramento de texto. A revisão de textos é uma etapa em que, após a produção do texto, os alunos voltam a ler o que escreveram a fim de refletir sobre o escrito, corrigindo e, posteriormente, reescrevem o texto já modificado, melhorando-o e aperfeiçoando-o. Neste projeto de investigação-ação de orientação qualitativa procurou-se perceber a importância da revisão e melhoramento de textos para o desenvolvimento da escrita em alunos do 1º ciclo, ou seja, levar os alunos a refletir sobre o modo como escrevem e também o modo como esta prática os ajuda a melhorar na escrita de textos. Em síntese, a investigação realizada, bem como os dados recolhidos ajudaram a verificar as modificações operadas entre a revisão e o melhoramento do texto e quais as evoluções dos alunos ao longo dos vários textos escritos durante o período de investigação.This study appears in a traineeship context, in a class of 2nd and 3rd grade. It focuses, essentially, on the review and improvement of texts produced by the students. The school has a crucial role in teaching writing to 1st cycle students. It is at this stage that they take formal contact with the writing learning. The ability to produce texts is increasingly becoming a society requirement and school should make students able to create documents that give them access to multiple functions that writing plays in our social environment. The textual dimension is a major writing component, it is critical to provide students some time in the classroom dedicated only to the writing activities, especially the review and text enhancement. The text review is a stage where, after the production of the text, the students return to read what they have written to reflect about what they have wrote, correcting and then rewriting the text already modified for the purpose of being improved and perfected. In this qualitative orientation research-action it sought to understand the importance of review and improvement of texts for the writing development of 1st grade, in other words, take pupils to reflect about the way how they write and also the way how this practice helps them to improve the text writing. In summary, the conducted research as, also the information collected helped to verify modifications made between review and improvement of text and what were the developments of pupils about the several texts written during the research period.Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de SetúbalSousa, Maria Fernanda Ribeiro Botelho deRepositório ComumRodrigues, Carina Isabel Flor2016-01-11T15:48:34Z2015-122016-012015-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/10778TID:201600978porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:52:08Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/10778Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:08:04.606001Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A escrita: a produção textual numa turma de 2º ano - estratégias no aperfeiçoamento textual
title A escrita: a produção textual numa turma de 2º ano - estratégias no aperfeiçoamento textual
spellingShingle A escrita: a produção textual numa turma de 2º ano - estratégias no aperfeiçoamento textual
Rodrigues, Carina Isabel Flor
Escrita
Revisão
Melhoramento de textos
Aprendizagem
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
Writing
Review
Improvement of texts
Learning
title_short A escrita: a produção textual numa turma de 2º ano - estratégias no aperfeiçoamento textual
title_full A escrita: a produção textual numa turma de 2º ano - estratégias no aperfeiçoamento textual
title_fullStr A escrita: a produção textual numa turma de 2º ano - estratégias no aperfeiçoamento textual
title_full_unstemmed A escrita: a produção textual numa turma de 2º ano - estratégias no aperfeiçoamento textual
title_sort A escrita: a produção textual numa turma de 2º ano - estratégias no aperfeiçoamento textual
author Rodrigues, Carina Isabel Flor
author_facet Rodrigues, Carina Isabel Flor
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sousa, Maria Fernanda Ribeiro Botelho de
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Carina Isabel Flor
dc.subject.por.fl_str_mv Escrita
Revisão
Melhoramento de textos
Aprendizagem
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
Writing
Review
Improvement of texts
Learning
topic Escrita
Revisão
Melhoramento de textos
Aprendizagem
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
Writing
Review
Improvement of texts
Learning
description Este estudo surge no contexto de estágio, numa turma de 2º e 3º ano de escolaridade. Centra-se, essencialmente, na revisão e melhoramento de textos produzidos pelos alunos. A escola tem um papel crucial no ensino da escrita para os alunos do 1.º ciclo. É nesta etapa que estes contactam formalmente com a aprendizagem da escrita. A capacidade de produzir textos é cada vez mais uma exigência da sociedade e a escola deve tornar os alunos capazes de criar documentos que lhes deem acesso às múltiplas funções que a escrita desempenha no nosso meio. Sendo a dimensão textual uma importante componente da escrita, é fundamental proporcionar aos alunos algum tempo na sala de aula dedicado só às atividades de escrita, sobretudo à revisão e ao melhoramento de texto. A revisão de textos é uma etapa em que, após a produção do texto, os alunos voltam a ler o que escreveram a fim de refletir sobre o escrito, corrigindo e, posteriormente, reescrevem o texto já modificado, melhorando-o e aperfeiçoando-o. Neste projeto de investigação-ação de orientação qualitativa procurou-se perceber a importância da revisão e melhoramento de textos para o desenvolvimento da escrita em alunos do 1º ciclo, ou seja, levar os alunos a refletir sobre o modo como escrevem e também o modo como esta prática os ajuda a melhorar na escrita de textos. Em síntese, a investigação realizada, bem como os dados recolhidos ajudaram a verificar as modificações operadas entre a revisão e o melhoramento do texto e quais as evoluções dos alunos ao longo dos vários textos escritos durante o período de investigação.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12
2015-12-01T00:00:00Z
2016-01-11T15:48:34Z
2016-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/10778
TID:201600978
url http://hdl.handle.net/10400.26/10778
identifier_str_mv TID:201600978
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135338144202752