Educação sexual em meio escolar : avaliação de uma intervenção pedagógica multidisciplinar dirigida a alunos do 10º ano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Loureiro, Hugo Sá Lemos Sotto-Mayor
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/25277
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Biologia e de Geologia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
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spelling Educação sexual em meio escolar : avaliação de uma intervenção pedagógica multidisciplinar dirigida a alunos do 10º ano37.031:392.6392.6:37.031Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Biologia e de Geologia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino SecundárioEste relatório de Estágio Profissional incide sobre um Projeto de Intervenção Pedagógica Supervisionada realizado no âmbito do Mestrado em Ensino de Biologia e Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. As questões relacionadas com a educação para a sexualidade são hoje-em-dia preocupações presentes na sociedade portuguesa e nas políticas educativas e de saúde. Sendo assim, o tema escolhido para este projeto foi “Educação Sexual”. Este projeto teve como principais objetivos promover a (re)construção do conhecimento sobre DST/IST e quais os métodos contracetivos mais indicados para as prevenir, permitir que os adolescentes tomem decisões informadas e seguras no campo da sexualidade e consciencializar acerca dos efeitos nefastos de uma vida sexual não saudável. Foram envolvidos 25 alunos de uma turma de 10º ano (14-16 anos de idade), tendo sido adotadas diferentes estratégias de maneira a possibilitar o alcance dos objetivos, tais como: atividades extracurriculares, atividades disciplinares e atividades transdisciplinares, perfazendo uma totalidade de 12 blocos de 90 minutos. Foi ainda realizado um pré-teste (diagnóstico) e um pós-teste (avaliação final) idênticos entre si, de modo a medir a evolução ocorrida ao longo da implementação do projeto. A avaliação do projeto é positiva, tendo ocorrido um desenvolvimento notável entre as respostas corretas obtidas antes e depois da concretização do mesmo. A avaliação final feita pelos principais participantes (alunos) foi muito boa e mostrou que os alunos se sentiram bem durante as sessões e que o projeto contribuiu para uma melhor informação e para um melhor esclarecimento das questões ligadas à Educação Sexual. Os alunos valorizam, também, as diferentes e diversificadas estratégias utilizadas na abordagem desta temática, tendo sido as mais apreciadas a escrita de poemas em Português, a ida ao teatro e os jogos didáticos. No entanto, seria necessário alargar o tamanho da amostra e a duração da intervenção de modo a obter melhores resultados e legitimar a sua generalização. Estes dados fazem crer que uma abordagem à Educação Sexual extrapolando as barreiras impostas pelas disciplinas e seguindo um caminho menos rígido e hierárquico (Barros & Ribeiro, 2012) é vista de uma forma muito positiva pelos adolescentes e que pode ser, certamente, um caminho e um ideal a seguir no futuro desta área.This report focuses on a Supervised Pedagogical Intervention Project performed under the Master in Teaching of Biology and Geology in the 3rd Cycle of Basic Education and Secondary Education. Issues related to sexuality education are actual concerns in Portuguese society and in education and health policies. So, the theme chosen for this project was "Sex Education". This project had as main objectives to promote the (re)construction of knowledge about STD/STI and which contraceptives methods are best suited to prevent them, allow teens to make informed and secure decisions in the field of sexuality and aware on the adverse effects of a non-healthy sex life. There were involved 25 students from a class of 10th grade (14-16 years old) and different strategies were adopted in order to enable the achievement of the objectives, such as: extracurricular activities, disciplinary activities and transdisciplinary activities, making a total of 12 blocks of 90 minutes. It was also applied a pre-test (diagnosis) and a post-test (final evaluation) identical to each other in order to measure changes that occurred during the implementation of the project. The project assessment is positive, having been a notable development between the correct answers obtained before and after the implementation of the project. The final assessment made by the major participants (students) was very good and showed that students felt well during the sessions and that the project contributed to a better information and a better clarification of issues related to sexual education. Students appreciated, also, the different and diverse strategies employed when addressing this issue, having been the most appreciated the writing of poems in Portuguese, going to the theater and didactic games. However, it would be necessary to expand the sample size and the duration of the intervention in order to achieve better results and legitimize its generalization. These data make me believe that an approach to sexual education extrapolating the barriers imposed by disciplines and following a path less rigid and hierarchical (Barros & Ribeiro, 2012) is viewed in a very positive way by adolescents and that it can certainly be one way and ideal to follow in the future of this area.Precioso, JoséLima, Manuela Costa FonteUniversidade do MinhoLoureiro, Hugo Sá Lemos Sotto-Mayor20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/25277porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:54:15Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/25277Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:43:44.912402Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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