Inovação em Ensino Clínico: o caso “Enfermeiro na Escola”
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/8748 |
Resumo: | Reconhecendo a importância do ensino clínico na formação inicial de enfermagem, no propósito de permitir a aquisição de conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias às intervenções autónomas e interdependentes do exercício profissional de enfermagem, o Instituto de Ciências da Saúde (ICS-Porto) da Universidade Católica Portuguesa criou, em 2008 o Centro de Enfermagem da Católica (CEC) enquanto unidade de extensão destinada ao desenvolvimento de projetos. Tornou-se assim possível, desenvolver um local de ensino clínico inovador, da exclusiva responsabilidade do ICS-Porto onde é possível promover a aquisição de competências e responder às necessidades de aprendizagem dos estudantes, sustentar processos de investigação concertados, bem como o inevitável serviço às comunidades envolvidas. Apresenta-se a experiência pedagógica que tem vindo a ser desenvolvida no subprojecto “Enfermeiro na Escola” e que foi submetida à avaliação externa do programa europeu Supporting Quality Teaching in Higher Education da OCDE. |
id |
RCAP_8f0084e4611468cf6702800c8c7437fd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/8748 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Inovação em Ensino Clínico: o caso “Enfermeiro na Escola”Enfermeiro na EscolaInovaçãoEnsino ClínicoReconhecendo a importância do ensino clínico na formação inicial de enfermagem, no propósito de permitir a aquisição de conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias às intervenções autónomas e interdependentes do exercício profissional de enfermagem, o Instituto de Ciências da Saúde (ICS-Porto) da Universidade Católica Portuguesa criou, em 2008 o Centro de Enfermagem da Católica (CEC) enquanto unidade de extensão destinada ao desenvolvimento de projetos. Tornou-se assim possível, desenvolver um local de ensino clínico inovador, da exclusiva responsabilidade do ICS-Porto onde é possível promover a aquisição de competências e responder às necessidades de aprendizagem dos estudantes, sustentar processos de investigação concertados, bem como o inevitável serviço às comunidades envolvidas. Apresenta-se a experiência pedagógica que tem vindo a ser desenvolvida no subprojecto “Enfermeiro na Escola” e que foi submetida à avaliação externa do programa europeu Supporting Quality Teaching in Higher Education da OCDE.Universidade Católica Portuguesa | Instituto de Ciências da SaúdeVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaFestas, ConstançaNeves-Amado, JoãoBraga, ClaraVieira, Margarida2012-07-30T16:22:20Z2012-05-042012-05-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/8748porFESTAS, Constança et al. - Inovação em Ensino Clínico: o caso “Enfermeiro na Escola”. In VI Seminário Internacional de Investigação em Enfermagem, Porto, Portugal, 4-5 Maio, 2012info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:13:44Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/8748Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:07:55.511030Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Inovação em Ensino Clínico: o caso “Enfermeiro na Escola” |
title |
Inovação em Ensino Clínico: o caso “Enfermeiro na Escola” |
spellingShingle |
Inovação em Ensino Clínico: o caso “Enfermeiro na Escola” Festas, Constança Enfermeiro na Escola Inovação Ensino Clínico |
title_short |
Inovação em Ensino Clínico: o caso “Enfermeiro na Escola” |
title_full |
Inovação em Ensino Clínico: o caso “Enfermeiro na Escola” |
title_fullStr |
Inovação em Ensino Clínico: o caso “Enfermeiro na Escola” |
title_full_unstemmed |
Inovação em Ensino Clínico: o caso “Enfermeiro na Escola” |
title_sort |
Inovação em Ensino Clínico: o caso “Enfermeiro na Escola” |
author |
Festas, Constança |
author_facet |
Festas, Constança Neves-Amado, João Braga, Clara Vieira, Margarida |
author_role |
author |
author2 |
Neves-Amado, João Braga, Clara Vieira, Margarida |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Festas, Constança Neves-Amado, João Braga, Clara Vieira, Margarida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Enfermeiro na Escola Inovação Ensino Clínico |
topic |
Enfermeiro na Escola Inovação Ensino Clínico |
description |
Reconhecendo a importância do ensino clínico na formação inicial de enfermagem, no propósito de permitir a aquisição de conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias às intervenções autónomas e interdependentes do exercício profissional de enfermagem, o Instituto de Ciências da Saúde (ICS-Porto) da Universidade Católica Portuguesa criou, em 2008 o Centro de Enfermagem da Católica (CEC) enquanto unidade de extensão destinada ao desenvolvimento de projetos. Tornou-se assim possível, desenvolver um local de ensino clínico inovador, da exclusiva responsabilidade do ICS-Porto onde é possível promover a aquisição de competências e responder às necessidades de aprendizagem dos estudantes, sustentar processos de investigação concertados, bem como o inevitável serviço às comunidades envolvidas. Apresenta-se a experiência pedagógica que tem vindo a ser desenvolvida no subprojecto “Enfermeiro na Escola” e que foi submetida à avaliação externa do programa europeu Supporting Quality Teaching in Higher Education da OCDE. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-07-30T16:22:20Z 2012-05-04 2012-05-04T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/8748 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/8748 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
FESTAS, Constança et al. - Inovação em Ensino Clínico: o caso “Enfermeiro na Escola”. In VI Seminário Internacional de Investigação em Enfermagem, Porto, Portugal, 4-5 Maio, 2012 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica Portuguesa | Instituto de Ciências da Saúde |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica Portuguesa | Instituto de Ciências da Saúde |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131748989140992 |