Inovação em Ensino Clínico: o caso “Enfermeiro na Escola”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Festas, Constança
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Neves-Amado, João, Braga, Clara, Vieira, Margarida
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/8748
Resumo: Reconhecendo a importância do ensino clínico na formação inicial de enfermagem, no propósito de permitir a aquisição de conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias às intervenções autónomas e interdependentes do exercício profissional de enfermagem, o Instituto de Ciências da Saúde (ICS-Porto) da Universidade Católica Portuguesa criou, em 2008 o Centro de Enfermagem da Católica (CEC) enquanto unidade de extensão destinada ao desenvolvimento de projetos. Tornou-se assim possível, desenvolver um local de ensino clínico inovador, da exclusiva responsabilidade do ICS-Porto onde é possível promover a aquisição de competências e responder às necessidades de aprendizagem dos estudantes, sustentar processos de investigação concertados, bem como o inevitável serviço às comunidades envolvidas. Apresenta-se a experiência pedagógica que tem vindo a ser desenvolvida no subprojecto “Enfermeiro na Escola” e que foi submetida à avaliação externa do programa europeu Supporting Quality Teaching in Higher Education da OCDE.
id RCAP_8f0084e4611468cf6702800c8c7437fd
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/8748
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Inovação em Ensino Clínico: o caso “Enfermeiro na Escola”Enfermeiro na EscolaInovaçãoEnsino ClínicoReconhecendo a importância do ensino clínico na formação inicial de enfermagem, no propósito de permitir a aquisição de conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias às intervenções autónomas e interdependentes do exercício profissional de enfermagem, o Instituto de Ciências da Saúde (ICS-Porto) da Universidade Católica Portuguesa criou, em 2008 o Centro de Enfermagem da Católica (CEC) enquanto unidade de extensão destinada ao desenvolvimento de projetos. Tornou-se assim possível, desenvolver um local de ensino clínico inovador, da exclusiva responsabilidade do ICS-Porto onde é possível promover a aquisição de competências e responder às necessidades de aprendizagem dos estudantes, sustentar processos de investigação concertados, bem como o inevitável serviço às comunidades envolvidas. Apresenta-se a experiência pedagógica que tem vindo a ser desenvolvida no subprojecto “Enfermeiro na Escola” e que foi submetida à avaliação externa do programa europeu Supporting Quality Teaching in Higher Education da OCDE.Universidade Católica Portuguesa | Instituto de Ciências da SaúdeVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaFestas, ConstançaNeves-Amado, JoãoBraga, ClaraVieira, Margarida2012-07-30T16:22:20Z2012-05-042012-05-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/8748porFESTAS, Constança et al. - Inovação em Ensino Clínico: o caso “Enfermeiro na Escola”. In VI Seminário Internacional de Investigação em Enfermagem, Porto, Portugal, 4-5 Maio, 2012info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:13:44Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/8748Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:07:55.511030Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Inovação em Ensino Clínico: o caso “Enfermeiro na Escola”
title Inovação em Ensino Clínico: o caso “Enfermeiro na Escola”
spellingShingle Inovação em Ensino Clínico: o caso “Enfermeiro na Escola”
Festas, Constança
Enfermeiro na Escola
Inovação
Ensino Clínico
title_short Inovação em Ensino Clínico: o caso “Enfermeiro na Escola”
title_full Inovação em Ensino Clínico: o caso “Enfermeiro na Escola”
title_fullStr Inovação em Ensino Clínico: o caso “Enfermeiro na Escola”
title_full_unstemmed Inovação em Ensino Clínico: o caso “Enfermeiro na Escola”
title_sort Inovação em Ensino Clínico: o caso “Enfermeiro na Escola”
author Festas, Constança
author_facet Festas, Constança
Neves-Amado, João
Braga, Clara
Vieira, Margarida
author_role author
author2 Neves-Amado, João
Braga, Clara
Vieira, Margarida
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Festas, Constança
Neves-Amado, João
Braga, Clara
Vieira, Margarida
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermeiro na Escola
Inovação
Ensino Clínico
topic Enfermeiro na Escola
Inovação
Ensino Clínico
description Reconhecendo a importância do ensino clínico na formação inicial de enfermagem, no propósito de permitir a aquisição de conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias às intervenções autónomas e interdependentes do exercício profissional de enfermagem, o Instituto de Ciências da Saúde (ICS-Porto) da Universidade Católica Portuguesa criou, em 2008 o Centro de Enfermagem da Católica (CEC) enquanto unidade de extensão destinada ao desenvolvimento de projetos. Tornou-se assim possível, desenvolver um local de ensino clínico inovador, da exclusiva responsabilidade do ICS-Porto onde é possível promover a aquisição de competências e responder às necessidades de aprendizagem dos estudantes, sustentar processos de investigação concertados, bem como o inevitável serviço às comunidades envolvidas. Apresenta-se a experiência pedagógica que tem vindo a ser desenvolvida no subprojecto “Enfermeiro na Escola” e que foi submetida à avaliação externa do programa europeu Supporting Quality Teaching in Higher Education da OCDE.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-07-30T16:22:20Z
2012-05-04
2012-05-04T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/8748
url http://hdl.handle.net/10400.14/8748
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv FESTAS, Constança et al. - Inovação em Ensino Clínico: o caso “Enfermeiro na Escola”. In VI Seminário Internacional de Investigação em Enfermagem, Porto, Portugal, 4-5 Maio, 2012
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica Portuguesa | Instituto de Ciências da Saúde
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica Portuguesa | Instituto de Ciências da Saúde
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131748989140992