Narrativas interativas para jogos de tabuleiro híbridos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Cátia Sofia Vieira da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/32334
Resumo: As narrativas estão presentes, na nossa cultura, desde o início da humanidade, podendo dizer-se que são mesmo uma necessidade inerente à natureza humana. Assim, com a evolução tecnológica, começou-se a perceber as potencialidades da integração de uma narrativa num jogo de forma a criar uma experiência mais imersiva. Esta dissertação, integrada no projeto de investigação FlavourGame, consiste no desenvolvimento de uma narrativa interativa com o objetivo de ser integrada num jogo de tabuleiro híbrido. Ao longo do seu desenvolvimento foi registado todo o processo de criação dos vários elementos que compõem o jogo, da integração da narrativa e da posterior conceção do protótipo que serviu de prova de conceito do projeto. A introdução da narrativa interativa teve como objetivo principal o aumento do engajamento do jogador ao longo do jogo. Por isso, para o planeamento do estudo, adotamos uma abordagem dedutiva, utilizando a metodologia Design-Based Research, de natureza exploratória e enfoque de investigação aplicada, dado que o objetivo é resolver um problema de uma área recente e com pouca informação. A avaliação ao protótipo foi realizada com recurso a um teste de usabilidade e, para isso, utilizamos uma amostragem por conveniência de cinco participantes pertencentes ao público-alvo. Como técnicas de recolha de dados recorremos à observação direta – observação participante – e a observação indireta – inquérito por questionário pré e pós-teste, com a implementação dos respetivos instrumentos de recolha de dados – grelha de observação e questionários pré e pós-teste. Apesar de não conseguirmos averiguar plenamente o potencial de engajamento adicionado pela presença da narrativa no caso de jogo de tabuleiro híbridos, em consequência das medidas adotadas em Portugal por motivo da COVID-19, a análise dos resultados parece demonstrar que a narrativa implementada tem potencial para engajar os jogadores.
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