O Estudo do Meio como pilar de integração e de aprendizagens significativas na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Beatriz Paz
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.3/5009
Resumo: Mestrado, Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, 13 de novembro de 2018, Universidade dos Açores.
id RCAP_8f38f9325e740f5e12fc79be6af4319f
oai_identifier_str oai:repositorio.uac.pt:10400.3/5009
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O Estudo do Meio como pilar de integração e de aprendizagens significativas na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino BásicoEducação Pré-EscolarEnsino Básico (1º Ciclo)Estudo do MeioPrática PedagógicaPreschool EducationDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoMestrado, Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, 13 de novembro de 2018, Universidade dos Açores.O presente relatório de estágio reporta o trabalho desenvolvido na educação Pré-Escolar e no 1.ºCiclo do Ensino Básico, no âmbito das unidades curriculares Estágio Pedagógico I e II, do plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, sob a responsabilidade do Departamento de Educação, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade dos Açores. Optámos por incidir sobre o tema “O Estudo do Meio como pilar de integração e de aprendizagens significativas na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico”, para estudar a potencialidade desta área e o seu contributo para articular os conhecimentos as vivências e as experiências dos alunos. Como ainda existem muitos alunos desinteressados na escola e no currículo, este tema visa investigar como esta união pode potencializar aprendizagens mais significativas. Esta área proporciona aprendizagens e descobertas relacionadas com a vivência dos alunos e, através da sua participação neste processo, poderá viabilizar um melhor significado potencializando o interesse e a motivação em adquirir novos conhecimentos. Ao longo dos estágios procuramos promover atividades em torno dos temas desta área, uma vez que a sua organização em descobertas sobre o interior e exterior do aluno possibilita a sua participação levando a descrever as suas vivências e experiências. Sendo o Estudo do Meio uma área integradora e integrada, importa rentabilizar essa potencialidade articulando não só as experiências e as vivências dos alunos, mas também consubstanciando os conteúdos e competências das restantes áreas, viabilizando uma aprendizagem mais significativa e ao mesmo tempo mais duradoura e integradora. Toda a prática pedagógica foi, então, sustentada num design de investigação-ação, arrogando um paradigma interpretativo, tornando possível a observação, planificação, intervenção e reflexão sobre os objetivos definidos. Com este documento pretendemos que os professores e educadores reflitam acerca da gestão do currículo e das potencialidades desta área curricular, dando primazia às características das suas crianças/alunos para potencializar o interesse e consequentemente o sucesso educativo. Contudo, e para ajudar os professores/educadores a colmatar os seus anseios, apresentamos algumas sugestões para evidenciar este tema, podendo ser analisadas no capítulo três com o título: “O Estudo do Meio como eixo de integração curricular: relatos de experiências”.ABSTRACT: The present internship report dwells on the work developed in preschool education and primary education within the curricular units of pedagogic training I and II of the study programme of the Master’s on Preschool and Primary Education, under the responsibility of the Department of Education of the Faculty of Social and Humane Sciences of the University of the Azores. We have chosen to focus on the subject “Environmental Studies as a pillar of integration of significative learnings in preschool and primary education”, to understand the potentialities of this field and its contribute to articulate the knowledges, livings, and experiences of the students. As there are several students who don’t nurture an interest in school and the curriculum, this study aims to investigate how this union can potentialize more significative learnings. This subject offers the students learnings and discoveries related with experience and, through their participation in this process, can enable their meaning by enhancing the interest and motivation in gaining knowledge. Throughout the internships, we have longed to promote activities around the subjects of this field, since its organization around findings about what is both internal and external to the students allows their participation through describing their experiences. Environmental Studies are an integrative and integrated field, as such, it is important to seize its potentialities articulating not only the students’ living and experience, but also substantiating the contents and competences of the remaining fields, enabling a more significative learning experience and, simultaneously, more sustainable and integrating. The pedagogic practice was as such, sustained by a design of investigation-action, assuming an interpretative paradigm, allowing for observation, planning, intervention and reflection over the defined objectives. With this document, we intend that teachers and educators think about the management of the curriculum and the potentialities of this curricular field, prioritising the characteristics of their students to enhance their interest and, consequently, their educational success. However, and in order to help teachers/educators to ease their anxieties, we present some suggestions to stress this subject that are analysed in chapter three, entitled: “Environmental Studies as an axis of curricular integration: accounts of experiences”.Fonseca, Josélia Mafalda RibeiroRepositório da Universidade dos AçoresMelo, Beatriz Paz2019-02-15T16:57:22Z2018-11-132018-11-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/5009202027708porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:33:17Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/5009Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:27:18.951429Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O Estudo do Meio como pilar de integração e de aprendizagens significativas na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
title O Estudo do Meio como pilar de integração e de aprendizagens significativas na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle O Estudo do Meio como pilar de integração e de aprendizagens significativas na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Melo, Beatriz Paz
Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1º Ciclo)
Estudo do Meio
Prática Pedagógica
Preschool Education
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short O Estudo do Meio como pilar de integração e de aprendizagens significativas na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_full O Estudo do Meio como pilar de integração e de aprendizagens significativas na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr O Estudo do Meio como pilar de integração e de aprendizagens significativas na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed O Estudo do Meio como pilar de integração e de aprendizagens significativas na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_sort O Estudo do Meio como pilar de integração e de aprendizagens significativas na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
author Melo, Beatriz Paz
author_facet Melo, Beatriz Paz
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fonseca, Josélia Mafalda Ribeiro
Repositório da Universidade dos Açores
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Beatriz Paz
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1º Ciclo)
Estudo do Meio
Prática Pedagógica
Preschool Education
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1º Ciclo)
Estudo do Meio
Prática Pedagógica
Preschool Education
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Mestrado, Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, 13 de novembro de 2018, Universidade dos Açores.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-13
2018-11-13T00:00:00Z
2019-02-15T16:57:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.3/5009
202027708
url http://hdl.handle.net/10400.3/5009
identifier_str_mv 202027708
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130728258076672