A responsabilidade social das empresas e a vida familiar : o caso da TAP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Esteves, Tânia
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/4061
Resumo: Nos dias que correm é comum ouvir-se falar de Responsabilidade Social ao nível, sobretudo, empresarial. O tema pode ser entendido como a forma de estar de uma empresa na sociedade, levando a que a sua performance corresponda às expectativas da comunidade envolvente. Essas expectativas passam sobretudo pelos valores éticos e estratégias organizacionais, que deveram ser transversais aos três pilares da responsabilidade social: económico, social e ambiental, e que por sua vez, encontram as suas vertentes distribuídas por duas grandes dimensões: Externa e Interna. Ao nível da vertente interna da responsabilidade social das empresas, e concretamente, ao nível da gestão dos recursos humanos, encontra-se o equilíbrio e a conciliação entre a vida profissional e a vida privada dos colaboradores, que, actualmente, é um dos maiores desafios que se coloca às mulheres, sobretudo às que são mães, e que seguem ou pretendem seguir uma carreira profissional. Pretende-se com este trabalho perceber, do ponto de vista dos colaboradores da TAP Portugal, a forma como os recursos disponíveis na empresa proporcionam ou não o equilíbrio entre a vida privada e familiar e, consequentemente, promovem a igualdade de género.
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