Escala de Avaliação das Estratégias Sociais: Um estudo de validação com crianças em idade pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fialho,Margarida
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Aguiar,Cecília
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312017000100009
Resumo: A Escala de Avaliação das Estratégias Sociais (EAES; Aguiar, 2007) destina-se a avaliar as estratégias sociais específicas que as crianças em idade pré-escolar utilizam nas tarefas sociais de entrada no grupo de pares, manutenção do jogo e resolução de conflitos. Neste estudo, avaliamos as características psicométricas dos dados obtidos com a EAES e com o Sistema de Avaliação das Competências Sociais (SACS; Aguiar, 2007) em 349 crianças Portuguesas em idade pré-escolar. Internamente consistentes, correlacionadas com uma medida estabelecida de competência social, e com algumas variações em função do sexo e idade das crianças, as estratégias sociais de Manutenção do jogo, Iniciação harmoniosa, Iniciação ativa e Resolução de conflitos poderão relevar-se úteis para a investigação sobre relações entre pares.
id RCAP_8fe731841300086f08feb0a686dc8801
oai_identifier_str oai:scielo:S0870-82312017000100009
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Escala de Avaliação das Estratégias Sociais: Um estudo de validação com crianças em idade pré-escolarCompetência socialEstratégias sociaisProblemas de comportamentoPré-escolarA Escala de Avaliação das Estratégias Sociais (EAES; Aguiar, 2007) destina-se a avaliar as estratégias sociais específicas que as crianças em idade pré-escolar utilizam nas tarefas sociais de entrada no grupo de pares, manutenção do jogo e resolução de conflitos. Neste estudo, avaliamos as características psicométricas dos dados obtidos com a EAES e com o Sistema de Avaliação das Competências Sociais (SACS; Aguiar, 2007) em 349 crianças Portuguesas em idade pré-escolar. Internamente consistentes, correlacionadas com uma medida estabelecida de competência social, e com algumas variações em função do sexo e idade das crianças, as estratégias sociais de Manutenção do jogo, Iniciação harmoniosa, Iniciação ativa e Resolução de conflitos poderão relevar-se úteis para a investigação sobre relações entre pares.ISPA-Instituto Universitário2017-03-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312017000100009Análise Psicológica v.35 n.1 2017reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312017000100009Fialho,MargaridaAguiar,Cecíliainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:00:47Zoai:scielo:S0870-82312017000100009Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:16:31.429232Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Escala de Avaliação das Estratégias Sociais: Um estudo de validação com crianças em idade pré-escolar
title Escala de Avaliação das Estratégias Sociais: Um estudo de validação com crianças em idade pré-escolar
spellingShingle Escala de Avaliação das Estratégias Sociais: Um estudo de validação com crianças em idade pré-escolar
Fialho,Margarida
Competência social
Estratégias sociais
Problemas de comportamento
Pré-escolar
title_short Escala de Avaliação das Estratégias Sociais: Um estudo de validação com crianças em idade pré-escolar
title_full Escala de Avaliação das Estratégias Sociais: Um estudo de validação com crianças em idade pré-escolar
title_fullStr Escala de Avaliação das Estratégias Sociais: Um estudo de validação com crianças em idade pré-escolar
title_full_unstemmed Escala de Avaliação das Estratégias Sociais: Um estudo de validação com crianças em idade pré-escolar
title_sort Escala de Avaliação das Estratégias Sociais: Um estudo de validação com crianças em idade pré-escolar
author Fialho,Margarida
author_facet Fialho,Margarida
Aguiar,Cecília
author_role author
author2 Aguiar,Cecília
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fialho,Margarida
Aguiar,Cecília
dc.subject.por.fl_str_mv Competência social
Estratégias sociais
Problemas de comportamento
Pré-escolar
topic Competência social
Estratégias sociais
Problemas de comportamento
Pré-escolar
description A Escala de Avaliação das Estratégias Sociais (EAES; Aguiar, 2007) destina-se a avaliar as estratégias sociais específicas que as crianças em idade pré-escolar utilizam nas tarefas sociais de entrada no grupo de pares, manutenção do jogo e resolução de conflitos. Neste estudo, avaliamos as características psicométricas dos dados obtidos com a EAES e com o Sistema de Avaliação das Competências Sociais (SACS; Aguiar, 2007) em 349 crianças Portuguesas em idade pré-escolar. Internamente consistentes, correlacionadas com uma medida estabelecida de competência social, e com algumas variações em função do sexo e idade das crianças, as estratégias sociais de Manutenção do jogo, Iniciação harmoniosa, Iniciação ativa e Resolução de conflitos poderão relevar-se úteis para a investigação sobre relações entre pares.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-03-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312017000100009
url http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312017000100009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312017000100009
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ISPA-Instituto Universitário
publisher.none.fl_str_mv ISPA-Instituto Universitário
dc.source.none.fl_str_mv Análise Psicológica v.35 n.1 2017
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137261773651968