Tutoria entre estudantes: uma proposta de trabalho que prioriza a aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.21814/rpe.3008 |
Resumo: | O propósito deste artigo é refletir sobre tutoria, entendida como uma estratégia de ensino e aprendizagem, utilizada para potencializar a aprendizagem colaborativa, realizada através da parceria entre alunos. Explorou-se, historicamente, o desenvolvimento de aspectos conceituais e estabeleceu-se como ponto de referência o estudo da tutoria na atualidade. Com esse suporte teórico, foi realizado trabalho de tutoria entre estudantes de Pedagogia de uma universidade pública. Depois de efetivada a atividade, desenvolvida durante um semestre, aplicou-se instrumento para aquilatar a pertinência da atuação dos alunos com essa proposta de trabalho. Os dados levantados permitem afirmar que esta forma de atuação oportunizou uma aprendizagem colaborativa, ativa, interativa, mediada e autorregulada. Palavras-chave Tutoria; Ensino; Aprendizagem entre estudantes |
id |
RCAP_8fe86192438f19f0e4ee0aa33e4408e3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/3008 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Tutoria entre estudantes: uma proposta de trabalho que prioriza a aprendizagemTUTELLE ENTRE ÉTUDIANTS: UNE PROPOSITION DE TRAVAIL QUI MET EN VALEUR L’APPRENTISSAGETutoria entre estudantes: uma proposta de trabalho que prioriza a aprendizagemArtigosO propósito deste artigo é refletir sobre tutoria, entendida como uma estratégia de ensino e aprendizagem, utilizada para potencializar a aprendizagem colaborativa, realizada através da parceria entre alunos. Explorou-se, historicamente, o desenvolvimento de aspectos conceituais e estabeleceu-se como ponto de referência o estudo da tutoria na atualidade. Com esse suporte teórico, foi realizado trabalho de tutoria entre estudantes de Pedagogia de uma universidade pública. Depois de efetivada a atividade, desenvolvida durante um semestre, aplicou-se instrumento para aquilatar a pertinência da atuação dos alunos com essa proposta de trabalho. Os dados levantados permitem afirmar que esta forma de atuação oportunizou uma aprendizagem colaborativa, ativa, interativa, mediada e autorregulada. Palavras-chave Tutoria; Ensino; Aprendizagem entre estudantesThis article aims at analyzing tutoring, a teaching style used to enhance collaborative learning, performed through the collaboration among students. The historical development of conceptual aspects was explored and the study of tutoring on current days was established as the point of reference. Based on such theoretical support, a work of tutoring among peers was conducted with Pedagogy students of a public university. The activity was evaluated by means of a tool aiming at determining the importance of this strategy for students' performance. The analysis of the results highlighted that the work was productive. The collected data confirmed that this teaching style provided collaborative, active, interactive, mediated and self-regulated learning. Keywords Tutoring; Teaching; Learning among studentsLa raison de cet article est de réfléchir sur la tutelle, entendue comme une modalité d’enseignement, utilisée pour renforcer l’apprentissage collaboratif, réalisé en association entre élèves. On a exploité, d’un point de vue historique, le développement des aspects conceptuels et on a établi l’étude de la tutelle dans l’actualité comme point de référence. Avec ce support théorique, a été réalisé un travail de tutelle entre pairs avec des élèves de Pedagogie d’une université publique. Après la réalisation de l’activité développée pendant un semestre, on a évalué la pertinence de l’actuation des élèves dans cette modalité d’enseignement. L’analyse des réponses a démontré que le travail a été productif. Les données relevées permettent affirmer que cette modalité d’enseignement a donné lieu à un apprentissage collaboratif, actif, interactif, partagé et autorégulé. Mots-clé Tutelle; Enseignement; Apprentissage chez les élèvesInstituto de Educação - Universidade do Minho2012-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.21814/rpe.3008por2183-04520871-9187Frison, Lourdes Maria Bragagnoloinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T09:37:08Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/3008Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:35:27.300162Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tutoria entre estudantes: uma proposta de trabalho que prioriza a aprendizagem TUTELLE ENTRE ÉTUDIANTS: UNE PROPOSITION DE TRAVAIL QUI MET EN VALEUR L’APPRENTISSAGE Tutoria entre estudantes: uma proposta de trabalho que prioriza a aprendizagem |
title |
Tutoria entre estudantes: uma proposta de trabalho que prioriza a aprendizagem |
spellingShingle |
Tutoria entre estudantes: uma proposta de trabalho que prioriza a aprendizagem Frison, Lourdes Maria Bragagnolo Artigos |
title_short |
Tutoria entre estudantes: uma proposta de trabalho que prioriza a aprendizagem |
title_full |
Tutoria entre estudantes: uma proposta de trabalho que prioriza a aprendizagem |
title_fullStr |
Tutoria entre estudantes: uma proposta de trabalho que prioriza a aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Tutoria entre estudantes: uma proposta de trabalho que prioriza a aprendizagem |
title_sort |
Tutoria entre estudantes: uma proposta de trabalho que prioriza a aprendizagem |
author |
Frison, Lourdes Maria Bragagnolo |
author_facet |
Frison, Lourdes Maria Bragagnolo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Frison, Lourdes Maria Bragagnolo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artigos |
topic |
Artigos |
description |
O propósito deste artigo é refletir sobre tutoria, entendida como uma estratégia de ensino e aprendizagem, utilizada para potencializar a aprendizagem colaborativa, realizada através da parceria entre alunos. Explorou-se, historicamente, o desenvolvimento de aspectos conceituais e estabeleceu-se como ponto de referência o estudo da tutoria na atualidade. Com esse suporte teórico, foi realizado trabalho de tutoria entre estudantes de Pedagogia de uma universidade pública. Depois de efetivada a atividade, desenvolvida durante um semestre, aplicou-se instrumento para aquilatar a pertinência da atuação dos alunos com essa proposta de trabalho. Os dados levantados permitem afirmar que esta forma de atuação oportunizou uma aprendizagem colaborativa, ativa, interativa, mediada e autorregulada. Palavras-chave Tutoria; Ensino; Aprendizagem entre estudantes |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-12-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.21814/rpe.3008 |
url |
https://doi.org/10.21814/rpe.3008 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2183-0452 0871-9187 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Educação - Universidade do Minho |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Educação - Universidade do Minho |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130219669356544 |