Tutoria entre estudantes: uma proposta de trabalho que prioriza a aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Frison, Lourdes Maria Bragagnolo
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.21814/rpe.3008
Resumo: O propósito deste artigo é refletir sobre tutoria, entendida como uma estratégia de ensino e aprendizagem, utilizada para potencializar a aprendizagem colaborativa, realizada através da parceria entre alunos. Explorou-se, historicamente, o desenvolvimento de aspectos conceituais e estabeleceu-se como ponto de referência o estudo da tutoria na atualidade. Com esse suporte teórico, foi realizado trabalho de tutoria entre estudantes de Pedagogia de uma universidade pública. Depois de efetivada a atividade, desenvolvida durante um semestre, aplicou-se instrumento para aquilatar a pertinência da atuação dos alunos com essa proposta de trabalho. Os dados levantados permitem afirmar que esta forma de atuação oportunizou uma aprendizagem colaborativa, ativa, interativa, mediada e autorregulada. Palavras-chave Tutoria; Ensino; Aprendizagem entre estudantes
id RCAP_8fe86192438f19f0e4ee0aa33e4408e3
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/3008
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Tutoria entre estudantes: uma proposta de trabalho que prioriza a aprendizagemTUTELLE ENTRE ÉTUDIANTS: UNE PROPOSITION DE TRAVAIL QUI MET EN VALEUR L’APPRENTISSAGETutoria entre estudantes: uma proposta de trabalho que prioriza a aprendizagemArtigosO propósito deste artigo é refletir sobre tutoria, entendida como uma estratégia de ensino e aprendizagem, utilizada para potencializar a aprendizagem colaborativa, realizada através da parceria entre alunos. Explorou-se, historicamente, o desenvolvimento de aspectos conceituais e estabeleceu-se como ponto de referência o estudo da tutoria na atualidade. Com esse suporte teórico, foi realizado trabalho de tutoria entre estudantes de Pedagogia de uma universidade pública. Depois de efetivada a atividade, desenvolvida durante um semestre, aplicou-se instrumento para aquilatar a pertinência da atuação dos alunos com essa proposta de trabalho. Os dados levantados permitem afirmar que esta forma de atuação oportunizou uma aprendizagem colaborativa, ativa, interativa, mediada e autorregulada. Palavras-chave Tutoria; Ensino; Aprendizagem entre estudantesThis article aims at analyzing tutoring, a teaching style used to enhance collaborative learning, performed through the collaboration among students. The historical development of conceptual aspects was explored and the study of tutoring on current days was established as the point of reference. Based on such theoretical support, a work of tutoring among peers was conducted with Pedagogy students of a public university. The activity was evaluated by means of a tool aiming at determining the importance of this strategy for students' performance. The analysis of the results highlighted that the work was productive. The collected data confirmed that this teaching style provided collaborative, active, interactive, mediated and self-regulated learning. Keywords Tutoring; Teaching; Learning among studentsLa raison de cet article est de réfléchir sur la tutelle, entendue comme une modalité d’enseignement, utilisée pour renforcer l’apprentissage collaboratif, réalisé en association entre élèves. On a exploité, d’un point de vue historique, le développement des aspects conceptuels et on a établi l’étude de la tutelle dans l’actualité comme point de référence. Avec ce support théorique, a été réalisé un travail de tutelle entre pairs avec des élèves de Pedagogie d’une université publique. Après la réalisation de l’activité développée pendant un semestre, on a évalué la pertinence de l’actuation des élèves dans cette modalité d’enseignement. L’analyse des réponses a démontré que le travail a été productif. Les données relevées permettent affirmer que cette modalité d’enseignement a donné lieu à un apprentissage collaboratif, actif, interactif, partagé et autorégulé. Mots-clé Tutelle; Enseignement; Apprentissage chez les élèvesInstituto de Educação - Universidade do Minho2012-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.21814/rpe.3008por2183-04520871-9187Frison, Lourdes Maria Bragagnoloinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T09:37:08Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/3008Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:35:27.300162Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Tutoria entre estudantes: uma proposta de trabalho que prioriza a aprendizagem
TUTELLE ENTRE ÉTUDIANTS: UNE PROPOSITION DE TRAVAIL QUI MET EN VALEUR L’APPRENTISSAGE
Tutoria entre estudantes: uma proposta de trabalho que prioriza a aprendizagem
title Tutoria entre estudantes: uma proposta de trabalho que prioriza a aprendizagem
spellingShingle Tutoria entre estudantes: uma proposta de trabalho que prioriza a aprendizagem
Frison, Lourdes Maria Bragagnolo
Artigos
title_short Tutoria entre estudantes: uma proposta de trabalho que prioriza a aprendizagem
title_full Tutoria entre estudantes: uma proposta de trabalho que prioriza a aprendizagem
title_fullStr Tutoria entre estudantes: uma proposta de trabalho que prioriza a aprendizagem
title_full_unstemmed Tutoria entre estudantes: uma proposta de trabalho que prioriza a aprendizagem
title_sort Tutoria entre estudantes: uma proposta de trabalho que prioriza a aprendizagem
author Frison, Lourdes Maria Bragagnolo
author_facet Frison, Lourdes Maria Bragagnolo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Frison, Lourdes Maria Bragagnolo
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description O propósito deste artigo é refletir sobre tutoria, entendida como uma estratégia de ensino e aprendizagem, utilizada para potencializar a aprendizagem colaborativa, realizada através da parceria entre alunos. Explorou-se, historicamente, o desenvolvimento de aspectos conceituais e estabeleceu-se como ponto de referência o estudo da tutoria na atualidade. Com esse suporte teórico, foi realizado trabalho de tutoria entre estudantes de Pedagogia de uma universidade pública. Depois de efetivada a atividade, desenvolvida durante um semestre, aplicou-se instrumento para aquilatar a pertinência da atuação dos alunos com essa proposta de trabalho. Os dados levantados permitem afirmar que esta forma de atuação oportunizou uma aprendizagem colaborativa, ativa, interativa, mediada e autorregulada. Palavras-chave Tutoria; Ensino; Aprendizagem entre estudantes
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.21814/rpe.3008
url https://doi.org/10.21814/rpe.3008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2183-0452
0871-9187
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Educação - Universidade do Minho
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Educação - Universidade do Minho
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130219669356544