Proust, escritor de Pastiches

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Constança Vaz
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/495
Resumo: Tese de mestrado em Teoria da Literatura apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2008
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spelling Proust, escritor de PastichesProust, Marcel, 1871-1922Literatura francesa - séc.19-20Formas e géneros literáriosCriação literáriaTese de mestrado em Teoria da Literatura apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2008À luz do que foi lido em textos de crítica, ensaio ou ficção do autor Marcel Proust, pretendo com este trabalho mostrar que a utilização do pastiche no seu discurso consiste numa interpretação criativa fundada na influência e consideração por outros escritores, aqui tomados, em certa medida, como modelos. Proust detecta na dicção escolhida os traços que a distinguem de outras, e elabora, com eles, uma nova configuração daquilo que será facilmente reconhecido como um estilo característico. Interessa-me argumentar que este é um processo consciente, reforçado na entidade particularmente mimética do autor, que não exclui, no entanto, o pastiche imediato ou involuntário. Gostaria de concluir que a escolha do pastiche integra o discurso proustiano na originalidade reconhecida, tanto no estilo quanto no conteúdo essencial do programa estético que toma a arte (e a literatura) como actos para a perenidade.With this work I intend to discuss, based upon some of the texts written by the author Marcel Proust, that the use of pastiche in his discourse consists on a creative interpretation, funded upon the influence and the respect towards other writers, here understood, in some way, as his models. Proust detects in their ways of writing the key elements which differentiates them from other writings, making with them a new form which will be easily recognisable as a characteristic style. I would like to show that this is a conscientious process, reinforced by the strongly mimetic entity of the author, which, however, does not exclude the immediate or involuntary pastiche. It is my wish to conclude that, the choice of the pastiche integrates proustien writing in its originality, both as to the style, as well as to the essential content of his aesthetic programme.Tamen, Miguel, 1960-Repositório da Universidade de LisboaPinto, Constança Vaz2010-06-22T09:22:05Z20082008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdftext/xmlhttp://hdl.handle.net/10451/495porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:39:15Zoai:repositorio.ul.pt:10451/495Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:27:19.459436Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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