Visão dos docentes do 1º ciclo sobre a sua preparação no domínio da DAE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Vanessa Filipa Rocha
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2842
Resumo: O tema escolhido para esta investigação foca-se nas Dificuldades de Aprendizagem Específicas (DAE). Ao longo da realização desta dissertação, e com base nas leituras para o enquadramento teórico, vários autores referiam a importância de uma formação na área das Necessidades Especiais para realizarem uma identificação e referenciação do aluno com DAE, bem como a importância do papel do professor na utilização de estratégias inclusivas para um bom desempenho do aluno com DAE. Com base numa metodologia de carácter misto, a quantitativa aliada à qualitativa, após análise das entrevistas e inquéritos realizados no âmbito deste estudo, pode-se afirmar que os resultados da investigação revelam que a maioria docentes não têm formação de base suficiente para identificar e referenciar estes alunos e que por essa razão têm que recorrer a formações específicas. Contudo, conseguem realizar a identificação e referenciação através do trabalho em parceria com outros profissionais, nomeadamente professores de educação especial. Relativamente às estratégias inclusivas todos os docentes as utilizam de uma forma variada.
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