eGYM: Engineers Gym

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, João Paulo Costa
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/16882
Resumo: Os baixos índices de desempenho nas áreas da Engenharia e principalmente nas áreas da Matemática em países desenvolvidos, como Portugal, causam alguma apreensão nos alunos e professores. Com o grande avanço da tecnologia e com o aumento da sua relação com o ensino, são cada vez mais procuradas abordagens tecnológicas que auxiliem o progresso escolar dos alunos. Uma das tecnologias mais utilizadas no ensino-aprendizagem são as plataformas Learning Management Systems (LMS) que concentram numa plataforma online um número ilimitado de conteúdos lúdicos. No ano letivo de 2017/2018, um grupo de docentes do Departamento de Matemática do ISEP tomaram a iniciativa e concretizaram uma parceira com o Departamento de Engenharia Informática para a construção de uma plataforma LMS. No entanto, apesar de já apresentar duas versões diferentes, representando os seus ciclos de desenvolvimento, a plataforma eGYM ainda não apresenta o nível de qualidade pretendido pelos docentes/clientes. O presente documento demonstra o processo de reengenharia efetuado ao sistema, para que seja possível integrar novos conceitos e funcionalidades que conseguissem eliminar limitações de sistemas anteriores e ir de encontro aos novos objetivos propostos. Para que melhor se compreendam estes objetivos, é realizada uma análise extensiva do sistema já implementado, através do seu negócio e do seu software já existente. No final de todo o processo é realizada uma avaliação do sistema, que permita determinar se a reengenharia introduzida no sistema foi bem-sucedida e acrescentou valor ao produto.
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spelling eGYM: Engineers GymReengenharia para a configurabilidade do sistemaEnsino-AprendizagemLearning Management SystemVirtual LearningDesenvolvimento WebTeaching-LearningLearning Management SystemVirtual LearningWeb DevelopmentOs baixos índices de desempenho nas áreas da Engenharia e principalmente nas áreas da Matemática em países desenvolvidos, como Portugal, causam alguma apreensão nos alunos e professores. Com o grande avanço da tecnologia e com o aumento da sua relação com o ensino, são cada vez mais procuradas abordagens tecnológicas que auxiliem o progresso escolar dos alunos. Uma das tecnologias mais utilizadas no ensino-aprendizagem são as plataformas Learning Management Systems (LMS) que concentram numa plataforma online um número ilimitado de conteúdos lúdicos. No ano letivo de 2017/2018, um grupo de docentes do Departamento de Matemática do ISEP tomaram a iniciativa e concretizaram uma parceira com o Departamento de Engenharia Informática para a construção de uma plataforma LMS. No entanto, apesar de já apresentar duas versões diferentes, representando os seus ciclos de desenvolvimento, a plataforma eGYM ainda não apresenta o nível de qualidade pretendido pelos docentes/clientes. O presente documento demonstra o processo de reengenharia efetuado ao sistema, para que seja possível integrar novos conceitos e funcionalidades que conseguissem eliminar limitações de sistemas anteriores e ir de encontro aos novos objetivos propostos. Para que melhor se compreendam estes objetivos, é realizada uma análise extensiva do sistema já implementado, através do seu negócio e do seu software já existente. No final de todo o processo é realizada uma avaliação do sistema, que permita determinar se a reengenharia introduzida no sistema foi bem-sucedida e acrescentou valor ao produto.The low-performance rates in the areas of Engineering and mainly in the areas of Mathematics in developed countries, such as Portugal, cause some apprehension in students and teachers. With the great advance of technology and the increase in its relationship with teaching, technological approaches that help students' school progress are increasingly sought. One of the most used technologies in teaching and learning is the LMS platforms, which concentrate an unlimited number of playful contents on an online platform. In 2017/2018, a group of teachers from the Mathematics Department of ISEP took the initiative and established a partnership with the Informatics Department to build an LMS platform. However, despite already presenting two different versions, representing its development cycles, the eGYM platform does not yet present the level of quality desired by the teachers. This document presents all the reengineering processes carried out in the system so that it would be possible to integrate new concepts and functionalities that could eliminate limitations from previous systems and meet the new objectives proposed. In order to better understand these objectives, an extensive analysis of the already implemented system is carried out, through its business and its existing software. At the end of the entire process, an evaluation of the system is done, which allows to determine whether the reengineering introduced in the system was successful and added value to the product.Silva, Nuno Alexandre Pinto daRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoFernandes, João Paulo Costa2021-11-12T01:30:31Z20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/16882TID:202550206porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:05:06Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/16882Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:36:32.236712Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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