Estudo da responsabilidade social e da ética nas empresas – uma análise sobre a perceção dos consumidores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Ana Teresa Pinto Miranda
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/85033
Resumo: Dissertação de mestrado em Economia Monetária, Bancária e Financeira
id RCAP_91916643aca2c4aaf99d407ec109dc23
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/85033
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estudo da responsabilidade social e da ética nas empresas – uma análise sobre a perceção dos consumidoresStudy of social responsibility and ethics in companies – an analysis of consumer perceptionResponsabilidade socialÉticaEvolução do conceitoLiderança éticaPráticas de responsabilidade social empresarialSocial responsibilityEthicsConcept evolutionEthical leadershipCorporate social responsibility practicesCiências Sociais::Economia e GestãoDissertação de mestrado em Economia Monetária, Bancária e FinanceiraNo âmbito do Mestrado em Economia Monetária, Bancária e Financeira é realizada a presente dissertação sobre a responsabilidade social empresarial e ética nas empresas, com o objetivo em conhecer e refletir sobre os conceitos de responsabilidade social e da ética, bem como de liderança ética. De seguida, e numa perspetiva de estudo, pretende-se perceber se o consumidor tem conhecimento destas temáticas e se consegue evidenciar algumas das práticas de responsabilidade social no contexto organizacional. Por fim, será também investigado se os consumidores procuram informações sobre os temas, que comportamentos ponderam no momento da tomada de decisão de compra e se conhecem empresas socialmente responsáveis. De referir que os dados foram recolhidos a partir da realização de um inquérito divulgado nas redes sociais. A construção deste questionário teve por base uma entrevista exploratória ao Grupo EDP. Como fontes para o desenvolvimento da presente dissertação serão analisados: livros e artigos científicos, o código de ética do Grupo EDP e o seu website, jornais digitais, com notícias referentes ao modo de atuação da organização, bem como o material de apoio fornecido pelos docentes no percurso académico. No que refere à estrutura, a dissertação será constituída por uma breve revisão da literatura, no que diz respeito aos conceitos de responsabilidade social empresarial, ética e liderança ética. Posteriormente, será apresentado o Grupo EDP, o seu código de ética bem como as suas práticas de responsabilidade social e princípios éticos. Por fim, será elaborada uma análise às respostas obtidas através do inquérito, com vista à exposição de uma opinião fundamentada sobre o impacto que as características socioeconómicas têm na perceção e conhecimento de responsabilidade social empresarial e da ética nas empresas. Uma das principais conclusões, através dos testes realizados, é que a habilitação literária e a faixa etária não têm impacto significativo na procura da informação sobre as iniciativas de responsabilidade social das empresas.This dissertation on corporate social responsibility and ethics is carried out within the scope of the Master's Degree in Monetary, Banking and Financial Economics, with the purpose of knowing and reflecting on the concepts of social responsibility and ethics, as well as ethical leadership. Next, and from a study perspective, it is intended to understand whether the consumer is aware of these issues and whether he or she is able to evidence some of the practices of social responsibility in an organizational context. Finally, it will also be investigated whether consumers seek information on the issues, what behaviours they consider when making purchasing decisions and whether they know socially responsible companies. It should be noted that the data were collected from a survey disseminated on social networks. The construction of this questionnaire was based on an exploratory interview with the EDP Group. As sources for the development of this dissertation, the following will be analysed: books and scientific articles the EDP Group's code of ethics and its website, digital newspapers, with news referring to the organization's mode of action, as well as the support material provided by teachers during the academic career. Regarding the structure of the dissertation, it will consist of a brief literature review, related to the concepts of corporate social responsibility, ethics and ethical leadership. Afterwards, the EDP Group, its code of ethics as well as its social responsibility practices and ethical principles will be presented. Finally, an analysis of the answers obtained through the survey will be carried out in order to present a reasoned opinion on the impact that socioeconomic characteristics have on the perception and knowledge of corporate social responsibility and ethics in companies.Mourão, PauloFigueira, AlexandraUniversidade do MinhoFernandes, Ana Teresa Pinto Miranda2023-05-172023-05-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/85033por203318595info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:45:38Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/85033Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:43:30.346430Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estudo da responsabilidade social e da ética nas empresas – uma análise sobre a perceção dos consumidores
Study of social responsibility and ethics in companies – an analysis of consumer perception
title Estudo da responsabilidade social e da ética nas empresas – uma análise sobre a perceção dos consumidores
spellingShingle Estudo da responsabilidade social e da ética nas empresas – uma análise sobre a perceção dos consumidores
Fernandes, Ana Teresa Pinto Miranda
Responsabilidade social
Ética
Evolução do conceito
Liderança ética
Práticas de responsabilidade social empresarial
Social responsibility
Ethics
Concept evolution
Ethical leadership
Corporate social responsibility practices
Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short Estudo da responsabilidade social e da ética nas empresas – uma análise sobre a perceção dos consumidores
title_full Estudo da responsabilidade social e da ética nas empresas – uma análise sobre a perceção dos consumidores
title_fullStr Estudo da responsabilidade social e da ética nas empresas – uma análise sobre a perceção dos consumidores
title_full_unstemmed Estudo da responsabilidade social e da ética nas empresas – uma análise sobre a perceção dos consumidores
title_sort Estudo da responsabilidade social e da ética nas empresas – uma análise sobre a perceção dos consumidores
author Fernandes, Ana Teresa Pinto Miranda
author_facet Fernandes, Ana Teresa Pinto Miranda
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mourão, Paulo
Figueira, Alexandra
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Ana Teresa Pinto Miranda
dc.subject.por.fl_str_mv Responsabilidade social
Ética
Evolução do conceito
Liderança ética
Práticas de responsabilidade social empresarial
Social responsibility
Ethics
Concept evolution
Ethical leadership
Corporate social responsibility practices
Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Responsabilidade social
Ética
Evolução do conceito
Liderança ética
Práticas de responsabilidade social empresarial
Social responsibility
Ethics
Concept evolution
Ethical leadership
Corporate social responsibility practices
Ciências Sociais::Economia e Gestão
description Dissertação de mestrado em Economia Monetária, Bancária e Financeira
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-17
2023-05-17T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/85033
url https://hdl.handle.net/1822/85033
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 203318595
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132992164069376