O ensino superior em S. Tomé e Príncipe: desafios do Instituto Superior de Educação e Comunicação na formação dos professores para a transformação social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: D´Abreu, Isabel Maria Correia Viegas
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/25968
Resumo: A partir de 2014, o Ensino Superior em S. Tomé e Príncipe sofreu mudanças substanciais, com o alargamento da rede universitária. As universidades privadas, IUCAI e Lusíadas, que até então dominavam o sistema universitário, viram surgir naquele ano a primeira universidade pública – a USTP - constituída por três Unidades Orgânicas: a Faculdade de Ciências e das Tecnologias, o Instituo Superior de Educação e Comunicação e o Instituto Superior de Ciências da Saúde. Em consequência desta expansão, surgiram vários constrangimentos que não apenas têm a ver com a quantidade de pólos universitários como também com a qualidade dos formandos. O perfil do docente universitário passou a fazer parte da exigência do quadro de melhoria que se pretende para o processo de transformação social em S. Tomé e Príncipe. Com este trabalho, pretende-se analisar o perfil do docente universitário em S. Tomé e Príncipe, a partir das suas concepções e práticas, das perspectivas e desafios do ensino superior actual. Para o efeito, será utilizada uma metodologia de abordagem quantitativa, com base no questionário, na análise documental e da legislação; ABSTRACT: Early 2014, higher education in S. Tomé and Príncipe has undergone substantial changes, with the expansion of the university network. The first public university - USTP – had been created and was formed by three university branches: the Faculty of Sciences and Technologies, the Higher Institute of Education and Communication and the Higher Institute of Health Sciences. Until then, private universities - IUCAI and Lusíada - had the monopoly of higher education landscape. And as a result of this expansion, several constraints have arisen, and are not only related to the quantity of university poles but also to the quality of the trainees. The profile of the university professor became part of the demand for improvement that is intended for the process of social transformation in S. Tomé and Príncipe. This paper intends to analyze the profile of university professors in S. Tomé and Príncipe, based on their conceptions and practices, the perspectives and challenges of today's higher education. For this purpose, a quantitative approach will be used, based on the questionnaire, documentary analysis and legislation
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