Venda automática de bilhetes em transporte público recorrendo a interface auxiliar de voz

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Luís Pedro da Costa
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/22174
Resumo: Com a evolução do tempo, o aparecimento de novas soluções tecnológicas revelam uma melhoria significativa nos processos realizados no dia a dia do ser humano. A presente dissertação, surgiu com o objetivo de avaliar e melhorar a usabilidade das máquinas de venda de bilhetes de transporte público da Comboios de Portugal (CP), quer utilizando os meios de interface atuais (visor, toque, teclas), quer complementando-os com recurso a um novo interface baseado na voz. Assim com a finalidade de obter dados coerentes iniciais, analisou-se e avaliou-se a usabilidade das máquinas da CP, através de um questionário que foi disponibilizado online a um grupo alargado de pessoas, para concluir quais os aspetos menos bons e os que podem ser melhorados, com vista a facilitar os utilizadores na aquisição das viagens. De forma a melhorar os aspetos referidos pelos inquiridos, revelou-se a necessidade de realizar uma análise de valor para verificar o valor do produto a ser desenvolvido para o mercado que está inserido. De seguida, foi estudado o contexto das soluções existentes no mercado, bem como das tecnologias capazes de desenvolver um assistente digital, com o intuito de avaliar qual a melhor abordagem para o desenvolvimento do projeto, tendo sido encontrada uma solução viável dentro das limitações e objetivos deste trabalho. Realizada toda a análise, passamos para a modelação da solução a ser desenvolvida, e descrevemos a implementação respetiva incluindo reformulação dos vários passos da compra, incluir informação mais clara e permitir interação opcional por voz. Por fim foi realizada uma avaliação da implementação validando a premissa inicial que é possível a melhoria da usabilidade e a voz é uma mais valia com vista a este objetivo.
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