Vincula??o e Estilos Educativos Parentais no Fen?meno de Bullying em Adolescentes do 3? Ciclo do Ensino B?sico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Joaquim Jorge
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Sim?es, S?nia (Orientadora)
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/806
Resumo: A presente investiga??o tem como objetivo analisar a rela??o entre a qualidade da vincula??o aos pais e amigos, os estilos educativos parentais e os comportamentos de bullying observados em contexto escolar junto de adolescentes do 3? ciclo do ensino b?sico. A amostra do estudo envolveu 50 adolescentes do 3? ciclo do ensino b?sico, 26 raparigas e 24 rapazes, com idades compreendidas entre os 12 e os 17 anos (M=14,24), recolhida na Escola Bernardino Machado na Figueira da Foz. O protocolo utilizado nesta investiga??o envolveu os respetivos instrumentos: Question?rio Sociodemogr?fico, Question?rio de Exclus?o Social e Viol?ncia Escolar (QEVE), Invent?rio de Vincula??o na Adolesc?ncia (IPPA) e A Parental Rearing Style Questionnaire for use with Adolescents (EMBU-A). Os resultados desta investiga??o sugerem que os adolescentes tendem a ser mais observadores relativamente aos comportamentos de bullying, com tend?ncia para serem exclu?dos socialmente e agredidos verbalmente. Neste sentido, as v?timas de bullying mais frequentes s?o os jovens que t?m um n?vel socioecon?mico mais baixo. Os jovens que apresentam mais comportamentos agressivos percecionam beneficiar de menor comunica??o e confian?a paternas e de maior aliena??o materna, bem como de menor comunica??o e de maior aliena??o aos pares. Acrescente-se que os jovens est?o mais sujeitos a serem v?timas de bullying, quando se sentem alienados face aos seus pares. Por outro lado, quanto menor a qualidade da vincula??o ao pai, mais os adolescentes evidenciam comportamentos agressivos. Saliente-se, ainda, que os adolescentes mais agressivos s?o os que sentem maior rejei??o e menor suporte emocional maternos. Este estudo permite concluir que os jovens que est?o mais envolvidos em fen?menos de bullying t?m uma menor qualidade de vincula??o com as figuras significativas, nomeadamente o pai e os amigos, e percecionam um estilo educativo materno caraterizado por maior rejei??o e menor suporte emocional. / The present study aims at analyzing the relationship between the quality of attachment to parents and friends, the parental rearing styles, and bullying behaviors observed in adolescents from a secondary school (from 7th to 9th grade). The sample of this study involved 50 adolescents from the 7th to 9th grades, 26 girls and 24 boys, aged between 12 and 17 years old (M=14,24), who attended Dr. Bernardino Machado Secondary School in Figueira da Foz. The protocol included the following instruments: Social Demographic Questionnaire, Social Exclusion and School Violence Questionnaire (QEVE), Inventory of Parent and Peer Attachment (IPPA), and A Parental Rearing Style Questionnaire for use with Adolescents (EMBU-A). The results of this research suggest that adolescents tend to be more observant of bullying behaviors and there is a tendency to be socially excluded and verbally abused. The most frequent victims of bullying are young people who have a lower socioeconomic status. The adolescents with more aggressive behaviors perceive lower communication and trust to parents and more maternal alienation, as well as less communication and more alienation to peers. Also, adolescents who are more subject to be victims of bullying are those who feel alienated to their peers. On the other hand, the less the quality of attachment to the father, the more the adolescents show aggressive behaviors. Furthermore, the most aggressive adolescents are those who feel more rejection and less maternal emotional support. This study allows concluding that the adolescents more involved in the phenomenon of bullying have a lower quality of attachment with significant figures, namely father and friends, and perceive a maternal rearing style characterized by bigger rejection and lower emotional support.
id RCAP_92377848cd588a31b95d53a476902407
oai_identifier_str oai:repositorio.ismt.pt:123456789/806
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Vincula??o e Estilos Educativos Parentais no Fen?meno de Bullying em Adolescentes do 3? Ciclo do Ensino B?sicoVincula??o - AttachmentEstilos educativos parentais - Parental educational stylesBullying - BullyingAdolescentes - AdolescentsA presente investiga??o tem como objetivo analisar a rela??o entre a qualidade da vincula??o aos pais e amigos, os estilos educativos parentais e os comportamentos de bullying observados em contexto escolar junto de adolescentes do 3? ciclo do ensino b?sico. A amostra do estudo envolveu 50 adolescentes do 3? ciclo do ensino b?sico, 26 raparigas e 24 rapazes, com idades compreendidas entre os 12 e os 17 anos (M=14,24), recolhida na Escola Bernardino Machado na Figueira da Foz. O protocolo utilizado nesta investiga??o envolveu os respetivos instrumentos: Question?rio Sociodemogr?fico, Question?rio de Exclus?o Social e Viol?ncia Escolar (QEVE), Invent?rio de Vincula??o na Adolesc?ncia (IPPA) e A Parental Rearing Style Questionnaire for use with Adolescents (EMBU-A). Os resultados desta investiga??o sugerem que os adolescentes tendem a ser mais observadores relativamente aos comportamentos de bullying, com tend?ncia para serem exclu?dos socialmente e agredidos verbalmente. Neste sentido, as v?timas de bullying mais frequentes s?o os jovens que t?m um n?vel socioecon?mico mais baixo. Os jovens que apresentam mais comportamentos agressivos percecionam beneficiar de menor comunica??o e confian?a paternas e de maior aliena??o materna, bem como de menor comunica??o e de maior aliena??o aos pares. Acrescente-se que os jovens est?o mais sujeitos a serem v?timas de bullying, quando se sentem alienados face aos seus pares. Por outro lado, quanto menor a qualidade da vincula??o ao pai, mais os adolescentes evidenciam comportamentos agressivos. Saliente-se, ainda, que os adolescentes mais agressivos s?o os que sentem maior rejei??o e menor suporte emocional maternos. Este estudo permite concluir que os jovens que est?o mais envolvidos em fen?menos de bullying t?m uma menor qualidade de vincula??o com as figuras significativas, nomeadamente o pai e os amigos, e percecionam um estilo educativo materno caraterizado por maior rejei??o e menor suporte emocional. / The present study aims at analyzing the relationship between the quality of attachment to parents and friends, the parental rearing styles, and bullying behaviors observed in adolescents from a secondary school (from 7th to 9th grade). The sample of this study involved 50 adolescents from the 7th to 9th grades, 26 girls and 24 boys, aged between 12 and 17 years old (M=14,24), who attended Dr. Bernardino Machado Secondary School in Figueira da Foz. The protocol included the following instruments: Social Demographic Questionnaire, Social Exclusion and School Violence Questionnaire (QEVE), Inventory of Parent and Peer Attachment (IPPA), and A Parental Rearing Style Questionnaire for use with Adolescents (EMBU-A). The results of this research suggest that adolescents tend to be more observant of bullying behaviors and there is a tendency to be socially excluded and verbally abused. The most frequent victims of bullying are young people who have a lower socioeconomic status. The adolescents with more aggressive behaviors perceive lower communication and trust to parents and more maternal alienation, as well as less communication and more alienation to peers. Also, adolescents who are more subject to be victims of bullying are those who feel alienated to their peers. On the other hand, the less the quality of attachment to the father, the more the adolescents show aggressive behaviors. Furthermore, the most aggressive adolescents are those who feel more rejection and less maternal emotional support. This study allows concluding that the adolescents more involved in the phenomenon of bullying have a lower quality of attachment with significant figures, namely father and friends, and perceive a maternal rearing style characterized by bigger rejection and lower emotional support.ISMT2018-01-29T19:11:06Z2018-01-292012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/806TID:201923297porhttp://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/806Ferreira, Joaquim JorgeSim?es, S?nia (Orientadora)info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T14:57:50Zoai:repositorio.ismt.pt:123456789/806Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:53:42.531786Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Vincula??o e Estilos Educativos Parentais no Fen?meno de Bullying em Adolescentes do 3? Ciclo do Ensino B?sico
title Vincula??o e Estilos Educativos Parentais no Fen?meno de Bullying em Adolescentes do 3? Ciclo do Ensino B?sico
spellingShingle Vincula??o e Estilos Educativos Parentais no Fen?meno de Bullying em Adolescentes do 3? Ciclo do Ensino B?sico
Ferreira, Joaquim Jorge
Vincula??o - Attachment
Estilos educativos parentais - Parental educational styles
Bullying - Bullying
Adolescentes - Adolescents
title_short Vincula??o e Estilos Educativos Parentais no Fen?meno de Bullying em Adolescentes do 3? Ciclo do Ensino B?sico
title_full Vincula??o e Estilos Educativos Parentais no Fen?meno de Bullying em Adolescentes do 3? Ciclo do Ensino B?sico
title_fullStr Vincula??o e Estilos Educativos Parentais no Fen?meno de Bullying em Adolescentes do 3? Ciclo do Ensino B?sico
title_full_unstemmed Vincula??o e Estilos Educativos Parentais no Fen?meno de Bullying em Adolescentes do 3? Ciclo do Ensino B?sico
title_sort Vincula??o e Estilos Educativos Parentais no Fen?meno de Bullying em Adolescentes do 3? Ciclo do Ensino B?sico
author Ferreira, Joaquim Jorge
author_facet Ferreira, Joaquim Jorge
Sim?es, S?nia (Orientadora)
author_role author
author2 Sim?es, S?nia (Orientadora)
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Joaquim Jorge
Sim?es, S?nia (Orientadora)
dc.subject.por.fl_str_mv Vincula??o - Attachment
Estilos educativos parentais - Parental educational styles
Bullying - Bullying
Adolescentes - Adolescents
topic Vincula??o - Attachment
Estilos educativos parentais - Parental educational styles
Bullying - Bullying
Adolescentes - Adolescents
description A presente investiga??o tem como objetivo analisar a rela??o entre a qualidade da vincula??o aos pais e amigos, os estilos educativos parentais e os comportamentos de bullying observados em contexto escolar junto de adolescentes do 3? ciclo do ensino b?sico. A amostra do estudo envolveu 50 adolescentes do 3? ciclo do ensino b?sico, 26 raparigas e 24 rapazes, com idades compreendidas entre os 12 e os 17 anos (M=14,24), recolhida na Escola Bernardino Machado na Figueira da Foz. O protocolo utilizado nesta investiga??o envolveu os respetivos instrumentos: Question?rio Sociodemogr?fico, Question?rio de Exclus?o Social e Viol?ncia Escolar (QEVE), Invent?rio de Vincula??o na Adolesc?ncia (IPPA) e A Parental Rearing Style Questionnaire for use with Adolescents (EMBU-A). Os resultados desta investiga??o sugerem que os adolescentes tendem a ser mais observadores relativamente aos comportamentos de bullying, com tend?ncia para serem exclu?dos socialmente e agredidos verbalmente. Neste sentido, as v?timas de bullying mais frequentes s?o os jovens que t?m um n?vel socioecon?mico mais baixo. Os jovens que apresentam mais comportamentos agressivos percecionam beneficiar de menor comunica??o e confian?a paternas e de maior aliena??o materna, bem como de menor comunica??o e de maior aliena??o aos pares. Acrescente-se que os jovens est?o mais sujeitos a serem v?timas de bullying, quando se sentem alienados face aos seus pares. Por outro lado, quanto menor a qualidade da vincula??o ao pai, mais os adolescentes evidenciam comportamentos agressivos. Saliente-se, ainda, que os adolescentes mais agressivos s?o os que sentem maior rejei??o e menor suporte emocional maternos. Este estudo permite concluir que os jovens que est?o mais envolvidos em fen?menos de bullying t?m uma menor qualidade de vincula??o com as figuras significativas, nomeadamente o pai e os amigos, e percecionam um estilo educativo materno caraterizado por maior rejei??o e menor suporte emocional. / The present study aims at analyzing the relationship between the quality of attachment to parents and friends, the parental rearing styles, and bullying behaviors observed in adolescents from a secondary school (from 7th to 9th grade). The sample of this study involved 50 adolescents from the 7th to 9th grades, 26 girls and 24 boys, aged between 12 and 17 years old (M=14,24), who attended Dr. Bernardino Machado Secondary School in Figueira da Foz. The protocol included the following instruments: Social Demographic Questionnaire, Social Exclusion and School Violence Questionnaire (QEVE), Inventory of Parent and Peer Attachment (IPPA), and A Parental Rearing Style Questionnaire for use with Adolescents (EMBU-A). The results of this research suggest that adolescents tend to be more observant of bullying behaviors and there is a tendency to be socially excluded and verbally abused. The most frequent victims of bullying are young people who have a lower socioeconomic status. The adolescents with more aggressive behaviors perceive lower communication and trust to parents and more maternal alienation, as well as less communication and more alienation to peers. Also, adolescents who are more subject to be victims of bullying are those who feel alienated to their peers. On the other hand, the less the quality of attachment to the father, the more the adolescents show aggressive behaviors. Furthermore, the most aggressive adolescents are those who feel more rejection and less maternal emotional support. This study allows concluding that the adolescents more involved in the phenomenon of bullying have a lower quality of attachment with significant figures, namely father and friends, and perceive a maternal rearing style characterized by bigger rejection and lower emotional support.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2018-01-29T19:11:06Z
2018-01-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/806
TID:201923297
url http://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/806
identifier_str_mv TID:201923297
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/806
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ISMT
publisher.none.fl_str_mv ISMT
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136425319333888