Estrutura e flexibilidade do projeto de identidade visual corporativa : a Valamb como caso de estudo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.11/2715 |
Resumo: | Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco em associação com a Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Design Gráfico |
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Estrutura e flexibilidade do projeto de identidade visual corporativa : a Valamb como caso de estudoIdentidade visual corporativaIdentidade visual de marcaArquitetura de marcaMarca gráficaComunicaçãoTrabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco em associação com a Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Design GráficoEste trabalho desenvolve-se desde a perspetiva da investigação através do projeto de Design de Comunicação e centra-se principalmente nos campos de Identidade Visual Corporativa/de Marca (IVC/dM). O projeto visa a resolução de um problema concreto da empresa Valamb, que tinha apenas a sua designação verbal e comercial, não sendo detentora de uma Identidade Visual Corporativa ou de Marca, de uma cor, uma tipografia, um símbolo, ou um conceito específicos e distintivos. Após a resolução da IVC da empresa, será necessária a criação de outra IVdM para as respetivas submarcas para serviços que a Valamb precisa de distinguir e destacar, sem se afastar da linguagem e posicionamento e gráfico da “Valamb”. Em simultâneo, a empresa pretende apostar num produto destinado ao sector agrícola, fornecendo um composto orgânico que carece de nome e demais signos de identidade enquanto submarca posicionada para um sector e públicos diferentes. A resposta ao problema, será dada através da aplicação de uma metodologia mista, intervencionista (projeto design de IVC/dM para uma empresa do ramo do tratamento ambiental em processo de constituição, que pretende uma identidade que contribua para a sua comunicação e crescimento) e não intervencionista (estudo de casos similares aos propósitos deste objeto de estudo). Os resultados deste processo investigativo compreendem o projeto de design da IVC/dM e os respetivos estacionário, templates de apoio a apresentações da empresa, vários objetos de publicidade, plataformas online, nomeadamente, site e página de Facebook, fardas, viaturas personalizadas, manuais de normalização gráfica, entre outros de interesse. A conclusão do processo investigativo permite igualmente compreender melhor como desenvolver um projeto de Identidade Visual integrado e suficientemente flexível para integrar submarcas.Abstract: This work is developed from the perspective of research through design Communication Design and focuses primarily on the fields of Corporate Visual Identity/Brand (CVI/B). The project aims to solving a specific problem of the company Valamb, who had only their verbal and business name, not being holder of a Corporate Visual Identity and Brand, a color, a typography, a symbol or a specific and distinctive concept. After the resolution of the CVI of the company, it will be necessary to create another CVI/B for the respective sub-brands for services that Valamb needs to distinguish and highlight, without departing from the language and graphic position of "Valamb". Simultaneously, the company intends to invest in a product for the agricultural sector, providing an organic compound that lacks a name and other signs of identity as a sub-brand placed for a different public and sector. The answer to the problem will be given by the application of a mixed methodology, interventional (CVI/B project design for a ongoing branch company in environmental treatment, requiring an identity that contributes to its growth and communication) and non interventional (study of cases similar to the purposes of this object of study). The results of this research process include the design project of CVI /B and the respective stationary, templates for support of the company presentations, various objects of advertising, online platforms, including website and Facebook page, uniforms, custom-tailored vehicles, graphic standards book, among others of interest. The conclusion of the research process also enables a better understanding on how to develop an integrated Visual Identity design project, flexible enough to integrate sub-brands.Martins, Daniel RaposoRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoCosta, Daniela Alexandra Gaspar2015-02-17T11:19:26Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/2715TID:201074290porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:40:46Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/2715Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:33:58.231101Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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