O modelo GLOBULUS 3.0 - dados e equações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tomé, Margarida
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Oliveira, Tânia, Soares, Paula
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/1760
Resumo: O modelo Globulus 2.1 - um modelo empírico de crescimento e produção ao nível do povoamento desenvolvido para eucaliptais portugueses - tem por base da sua aplicação a ideia de que o país se pode classificar em zonas relativamente homogéneas do ponto de vista edafo-climático ou climático (8 regiões) e que, com base nestas, se podem parametrizar as componentes do modelo em função da localização dos povoamentos. Na concepção do modelo Globulus 3.0 pensou-se antes em associar a cada povoamento um conjunto de variáveis climáticas que expressassem as diferenças no crescimento. Nas equações que constituem o modelo Globulus 3.0 foram seleccionadas as seguintes variáveis: altimetria, dias de geada, temperatura média do ar, precipitação total e dias de precipitação com valores superiores a 0.1 mm. A maior parte das componentes do modelo Globulus 3.0 já estavam disponíveis no modelo Globulus 2.1. No entanto, o modelo Globulus 3.0 difere das versões anteriores (Tomé et al., 2001) ao considerar algumas das funções de crescimento função de variáveis climáticas e ao apresentar valores de produção, para povoamentos em talhadia, anteriores à operação de selecção de varas que se realiza normalmente aos 3 anos. Assim, as equações de predição do nº de varas aos 3 anos, no momento imediatamente a seguir à selecção de varas (talhadia), a equação de crescimento para a densidade de touças vivas e a equação de predição do número de varas antes da selecção de varas foram desenvolvidas pela primeira vez neste modelo com o objectivo de simular a transição entre rotações e o comportamento do povoamento antes da selecção de varas na fase de talhadia.
id RCAP_926bd86300eb51ad7de33fc0c2355022
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/1760
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O modelo GLOBULUS 3.0 - dados e equaçõeseucalyptus globulusmodelovariaveis climaticascrescimentoO modelo Globulus 2.1 - um modelo empírico de crescimento e produção ao nível do povoamento desenvolvido para eucaliptais portugueses - tem por base da sua aplicação a ideia de que o país se pode classificar em zonas relativamente homogéneas do ponto de vista edafo-climático ou climático (8 regiões) e que, com base nestas, se podem parametrizar as componentes do modelo em função da localização dos povoamentos. Na concepção do modelo Globulus 3.0 pensou-se antes em associar a cada povoamento um conjunto de variáveis climáticas que expressassem as diferenças no crescimento. Nas equações que constituem o modelo Globulus 3.0 foram seleccionadas as seguintes variáveis: altimetria, dias de geada, temperatura média do ar, precipitação total e dias de precipitação com valores superiores a 0.1 mm. A maior parte das componentes do modelo Globulus 3.0 já estavam disponíveis no modelo Globulus 2.1. No entanto, o modelo Globulus 3.0 difere das versões anteriores (Tomé et al., 2001) ao considerar algumas das funções de crescimento função de variáveis climáticas e ao apresentar valores de produção, para povoamentos em talhadia, anteriores à operação de selecção de varas que se realiza normalmente aos 3 anos. Assim, as equações de predição do nº de varas aos 3 anos, no momento imediatamente a seguir à selecção de varas (talhadia), a equação de crescimento para a densidade de touças vivas e a equação de predição do número de varas antes da selecção de varas foram desenvolvidas pela primeira vez neste modelo com o objectivo de simular a transição entre rotações e o comportamento do povoamento antes da selecção de varas na fase de talhadia.Instituto Superior de Agronomia. Departamento de Engenharia FlorestalRepositório da Universidade de LisboaTomé, MargaridaOliveira, TâniaSoares, Paula2010-03-22T16:08:30Z20062006-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reportapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/1760porTomé, M., Oliveira, T., Soares, P. 2006 O modelo Globulus 3.0. Publicações GIMREF - RC2/2006. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Agronomia. Centro de Estudos Florestais. Lisboa. 23 pp.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:33:00Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/1760Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:49:52.694971Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O modelo GLOBULUS 3.0 - dados e equações
title O modelo GLOBULUS 3.0 - dados e equações
spellingShingle O modelo GLOBULUS 3.0 - dados e equações
Tomé, Margarida
eucalyptus globulus
modelo
variaveis climaticas
crescimento
title_short O modelo GLOBULUS 3.0 - dados e equações
title_full O modelo GLOBULUS 3.0 - dados e equações
title_fullStr O modelo GLOBULUS 3.0 - dados e equações
title_full_unstemmed O modelo GLOBULUS 3.0 - dados e equações
title_sort O modelo GLOBULUS 3.0 - dados e equações
author Tomé, Margarida
author_facet Tomé, Margarida
Oliveira, Tânia
Soares, Paula
author_role author
author2 Oliveira, Tânia
Soares, Paula
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Tomé, Margarida
Oliveira, Tânia
Soares, Paula
dc.subject.por.fl_str_mv eucalyptus globulus
modelo
variaveis climaticas
crescimento
topic eucalyptus globulus
modelo
variaveis climaticas
crescimento
description O modelo Globulus 2.1 - um modelo empírico de crescimento e produção ao nível do povoamento desenvolvido para eucaliptais portugueses - tem por base da sua aplicação a ideia de que o país se pode classificar em zonas relativamente homogéneas do ponto de vista edafo-climático ou climático (8 regiões) e que, com base nestas, se podem parametrizar as componentes do modelo em função da localização dos povoamentos. Na concepção do modelo Globulus 3.0 pensou-se antes em associar a cada povoamento um conjunto de variáveis climáticas que expressassem as diferenças no crescimento. Nas equações que constituem o modelo Globulus 3.0 foram seleccionadas as seguintes variáveis: altimetria, dias de geada, temperatura média do ar, precipitação total e dias de precipitação com valores superiores a 0.1 mm. A maior parte das componentes do modelo Globulus 3.0 já estavam disponíveis no modelo Globulus 2.1. No entanto, o modelo Globulus 3.0 difere das versões anteriores (Tomé et al., 2001) ao considerar algumas das funções de crescimento função de variáveis climáticas e ao apresentar valores de produção, para povoamentos em talhadia, anteriores à operação de selecção de varas que se realiza normalmente aos 3 anos. Assim, as equações de predição do nº de varas aos 3 anos, no momento imediatamente a seguir à selecção de varas (talhadia), a equação de crescimento para a densidade de touças vivas e a equação de predição do número de varas antes da selecção de varas foram desenvolvidas pela primeira vez neste modelo com o objectivo de simular a transição entre rotações e o comportamento do povoamento antes da selecção de varas na fase de talhadia.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
2006-01-01T00:00:00Z
2010-03-22T16:08:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/1760
url http://hdl.handle.net/10400.5/1760
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Tomé, M., Oliveira, T., Soares, P. 2006 O modelo Globulus 3.0. Publicações GIMREF - RC2/2006. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Agronomia. Centro de Estudos Florestais. Lisboa. 23 pp.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Agronomia. Departamento de Engenharia Florestal
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Agronomia. Departamento de Engenharia Florestal
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130973492740096