Impacto do Uso do Sistema de Controle de Processos e Documentos Electrônicos: Estudo de Caso do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Carlos M B
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: bzs
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10314/3796
Resumo: Este projeto teve como objetivo principal analisar o impacto do uso do sistema de gestão eletrônico de documentos e processos administrativos no Tribunal de Justiça do Maranhão. Os objetivos específicos consistiram em apresentar o Sistema de Controle de Processos e Documentos Administrativos (DIGIDOC) como ferramenta de controle, armazenamento e acesso às informações institucionais; Conhecer o processo de mudança organizacional com a implantação desse sistema DIGIDOC; Identificar se houve manifestação de resistência dos servidores em relação à implantação do sistema em diferentes setores do TJMA; Compreender a influência das características desses processos de gestão arquivisticas aos profissionais envolvidos na gestão e preservação desses documentos. Com o resultado dos dados obtidos, foi possível concluir que o DIGIDOC trouxe agilidade na tramitação do processo administrativo, acesso aos despachos com maior rapidez, salubridade do ambiente de trabalho com a redução de processos físicos, e economia aos cofres públicos. Apesar de manifestações de resistência por parte de alguns funcionários em utilizar o sistema, tal deve-se apenas ao facto de os servidores estáveis terem alguma dificuldade em utilizar a internet e as novas tecnologias, por falta de treinamento. No entanto, os diversos aspetos positivos referidos pelos inquiridos relativamente à implantação do sistema, justificam a sua abertura para a vontade de querer aprender cada vez mais.
id RCAP_926e3bb947e3266c79b34af0c74199d7
oai_identifier_str oai:bdigital.ipg.pt:10314/3796
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Impacto do Uso do Sistema de Controle de Processos e Documentos Electrônicos: Estudo de Caso do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão.ResistênciaMudançaCultura OrganizacionalGestão de DocumentosEste projeto teve como objetivo principal analisar o impacto do uso do sistema de gestão eletrônico de documentos e processos administrativos no Tribunal de Justiça do Maranhão. Os objetivos específicos consistiram em apresentar o Sistema de Controle de Processos e Documentos Administrativos (DIGIDOC) como ferramenta de controle, armazenamento e acesso às informações institucionais; Conhecer o processo de mudança organizacional com a implantação desse sistema DIGIDOC; Identificar se houve manifestação de resistência dos servidores em relação à implantação do sistema em diferentes setores do TJMA; Compreender a influência das características desses processos de gestão arquivisticas aos profissionais envolvidos na gestão e preservação desses documentos. Com o resultado dos dados obtidos, foi possível concluir que o DIGIDOC trouxe agilidade na tramitação do processo administrativo, acesso aos despachos com maior rapidez, salubridade do ambiente de trabalho com a redução de processos físicos, e economia aos cofres públicos. Apesar de manifestações de resistência por parte de alguns funcionários em utilizar o sistema, tal deve-se apenas ao facto de os servidores estáveis terem alguma dificuldade em utilizar a internet e as novas tecnologias, por falta de treinamento. No entanto, os diversos aspetos positivos referidos pelos inquiridos relativamente à implantação do sistema, justificam a sua abertura para a vontade de querer aprender cada vez mais.Instituto Politécnico da Guarda2017-09-14T14:51:17Z2017-09-142017-06-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10314/3796http://hdl.handle.net/10314/3796TID:201731258bzsPereira, Carlos M Binfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-30T03:00:53ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Impacto do Uso do Sistema de Controle de Processos e Documentos Electrônicos: Estudo de Caso do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão.
title Impacto do Uso do Sistema de Controle de Processos e Documentos Electrônicos: Estudo de Caso do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão.
spellingShingle Impacto do Uso do Sistema de Controle de Processos e Documentos Electrônicos: Estudo de Caso do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão.
Pereira, Carlos M B
Resistência
Mudança
Cultura Organizacional
Gestão de Documentos
title_short Impacto do Uso do Sistema de Controle de Processos e Documentos Electrônicos: Estudo de Caso do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão.
title_full Impacto do Uso do Sistema de Controle de Processos e Documentos Electrônicos: Estudo de Caso do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão.
title_fullStr Impacto do Uso do Sistema de Controle de Processos e Documentos Electrônicos: Estudo de Caso do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão.
title_full_unstemmed Impacto do Uso do Sistema de Controle de Processos e Documentos Electrônicos: Estudo de Caso do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão.
title_sort Impacto do Uso do Sistema de Controle de Processos e Documentos Electrônicos: Estudo de Caso do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão.
author Pereira, Carlos M B
author_facet Pereira, Carlos M B
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Carlos M B
dc.subject.por.fl_str_mv Resistência
Mudança
Cultura Organizacional
Gestão de Documentos
topic Resistência
Mudança
Cultura Organizacional
Gestão de Documentos
description Este projeto teve como objetivo principal analisar o impacto do uso do sistema de gestão eletrônico de documentos e processos administrativos no Tribunal de Justiça do Maranhão. Os objetivos específicos consistiram em apresentar o Sistema de Controle de Processos e Documentos Administrativos (DIGIDOC) como ferramenta de controle, armazenamento e acesso às informações institucionais; Conhecer o processo de mudança organizacional com a implantação desse sistema DIGIDOC; Identificar se houve manifestação de resistência dos servidores em relação à implantação do sistema em diferentes setores do TJMA; Compreender a influência das características desses processos de gestão arquivisticas aos profissionais envolvidos na gestão e preservação desses documentos. Com o resultado dos dados obtidos, foi possível concluir que o DIGIDOC trouxe agilidade na tramitação do processo administrativo, acesso aos despachos com maior rapidez, salubridade do ambiente de trabalho com a redução de processos físicos, e economia aos cofres públicos. Apesar de manifestações de resistência por parte de alguns funcionários em utilizar o sistema, tal deve-se apenas ao facto de os servidores estáveis terem alguma dificuldade em utilizar a internet e as novas tecnologias, por falta de treinamento. No entanto, os diversos aspetos positivos referidos pelos inquiridos relativamente à implantação do sistema, justificam a sua abertura para a vontade de querer aprender cada vez mais.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-14T14:51:17Z
2017-09-14
2017-06-09T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10314/3796
http://hdl.handle.net/10314/3796
TID:201731258
url http://hdl.handle.net/10314/3796
identifier_str_mv TID:201731258
dc.language.iso.fl_str_mv bzs
language bzs
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico da Guarda
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico da Guarda
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777304494092058624