Geometria e arte numa turma de 2º ano de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sobral, Suse
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Mendes, Fátima, Fialho, Filipe
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/24070
Resumo: Este artigo foca a problemática da transversalidade entre a Geometria e a Arte. Apresenta e discute caso de Martim, um aluno de uma turma do 2.º ano em que foi realizada a investigação que suporta este artigo. A análise dos dados sobre apreciação estética mostra o seu gosto em observar atentamente as obras de arte e em comunicar o que pensa sobre elas, identificando alguns elementos geométricos. Martim evidencia, ainda, o gostar de realizar produções artísticas e descreve-as usando vocabulário diversificado, em particular, termos geométricos específicos.
id RCAP_9278611e100880081b5d4f1b8048f034
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/24070
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Geometria e arte numa turma de 2º ano de escolaridadeAprendizagem da geometriaVisualização espacialEducação pela arteExperiência estéticaProdução artísticaGeometry learningSpatial visualizationEducation through artAesthetic experienceArtistic productionEste artigo foca a problemática da transversalidade entre a Geometria e a Arte. Apresenta e discute caso de Martim, um aluno de uma turma do 2.º ano em que foi realizada a investigação que suporta este artigo. A análise dos dados sobre apreciação estética mostra o seu gosto em observar atentamente as obras de arte e em comunicar o que pensa sobre elas, identificando alguns elementos geométricos. Martim evidencia, ainda, o gostar de realizar produções artísticas e descreve-as usando vocabulário diversificado, em particular, termos geométricos específicos.This paper focuses on the transversality between Geometry and Art. It presents and discusses the case of Martim, a student of a 2nd year class in which the investigation that supports this article was carried out. The data analysis on aesthetic appreciation shows his interest in closely observing the works of art and in communicating what he thinks about them, identifying some geometrical elements. He also shows enjoyment of performing artistic productions and describes them using diversified vocabulary, in particular, specific geometric terms.Instituto Politécnico de Setúbal, Escola Superior de EducaçãoRepositório ComumSobral, SuseMendes, FátimaFialho, Filipe2018-09-06T10:39:19Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/24070porSobral, S., Mendes, F., & Fialho, F. (2018). Geometria e arte numa turma do 2º ano de escolaridade. Medi@ções: Revista Online da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, 6(1), 80-100.1647-3078info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:54:30Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/24070Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:10:16.170957Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Geometria e arte numa turma de 2º ano de escolaridade
title Geometria e arte numa turma de 2º ano de escolaridade
spellingShingle Geometria e arte numa turma de 2º ano de escolaridade
Sobral, Suse
Aprendizagem da geometria
Visualização espacial
Educação pela arte
Experiência estética
Produção artística
Geometry learning
Spatial visualization
Education through art
Aesthetic experience
Artistic production
title_short Geometria e arte numa turma de 2º ano de escolaridade
title_full Geometria e arte numa turma de 2º ano de escolaridade
title_fullStr Geometria e arte numa turma de 2º ano de escolaridade
title_full_unstemmed Geometria e arte numa turma de 2º ano de escolaridade
title_sort Geometria e arte numa turma de 2º ano de escolaridade
author Sobral, Suse
author_facet Sobral, Suse
Mendes, Fátima
Fialho, Filipe
author_role author
author2 Mendes, Fátima
Fialho, Filipe
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Sobral, Suse
Mendes, Fátima
Fialho, Filipe
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem da geometria
Visualização espacial
Educação pela arte
Experiência estética
Produção artística
Geometry learning
Spatial visualization
Education through art
Aesthetic experience
Artistic production
topic Aprendizagem da geometria
Visualização espacial
Educação pela arte
Experiência estética
Produção artística
Geometry learning
Spatial visualization
Education through art
Aesthetic experience
Artistic production
description Este artigo foca a problemática da transversalidade entre a Geometria e a Arte. Apresenta e discute caso de Martim, um aluno de uma turma do 2.º ano em que foi realizada a investigação que suporta este artigo. A análise dos dados sobre apreciação estética mostra o seu gosto em observar atentamente as obras de arte e em comunicar o que pensa sobre elas, identificando alguns elementos geométricos. Martim evidencia, ainda, o gostar de realizar produções artísticas e descreve-as usando vocabulário diversificado, em particular, termos geométricos específicos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-06T10:39:19Z
2018
2018-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/24070
url http://hdl.handle.net/10400.26/24070
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Sobral, S., Mendes, F., & Fialho, F. (2018). Geometria e arte numa turma do 2º ano de escolaridade. Medi@ções: Revista Online da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, 6(1), 80-100.
1647-3078
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Setúbal, Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Setúbal, Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135368553955328