Envolvimento académico e atitudes e comportamentos pró-ambientais em alunos do 3º ciclo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Telma Maria Marques
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/40796
Resumo: De acordo com a literatura, é cada vez mais relevante o estudo acerca de projetos educacionais na natureza, bem como o estudo do seu impacto ao nível da saúde mental, do envolvimento escolar e das atitudes e comportamentos pró-ambientais. Assim sendo, o objetivo deste estudo foi de caracterizar uma amostra de 359 alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico (CEB), com idades compreendidas entre os 10 e os 16 anos, de 9 escolas que integraram e que não integraram o projeto educativo “a Natureza é a Melhor Sala de Aula” (NSA), em relação ao seu envolvimento escolar e atitudes e comportamentos pró-ambientais, isto em função do género, ano de escolaridade e participação no projeto NSA. Recorreu-se à metodologia quantitativa e os dados foram recolhidos presencialmente nas escolas. A recolha de dados envolveu o preenchimento de um Questionário Sociodemográfico, do questionário EAE-E4D e da escala Atitudes e Comportamentos Pró-ambientais. Os principais resultados indicam que as raparigas apresentaram mais atitudes e comportamentos pró-ambientais, bem como os alunos que participaram no projeto educativo NSA que apresentam um maior envolvimento com a escola. Observaram-se ainda correlações significativas entre dimensões do envolvimento escolar e das atitudes e comportamentos pró-ambientais.
id RCAP_927863f605c5679cd0ff39e98c24ce57
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/40796
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Envolvimento académico e atitudes e comportamentos pró-ambientais em alunos do 3º cicloAtitudes pró-ambientaisComportamentos pró-ambientaisAulas na naturezaEnvolvimento escolarPro-environmental attitudesPro-environmental behavioursClasses in natureSchool involvementDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaDe acordo com a literatura, é cada vez mais relevante o estudo acerca de projetos educacionais na natureza, bem como o estudo do seu impacto ao nível da saúde mental, do envolvimento escolar e das atitudes e comportamentos pró-ambientais. Assim sendo, o objetivo deste estudo foi de caracterizar uma amostra de 359 alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico (CEB), com idades compreendidas entre os 10 e os 16 anos, de 9 escolas que integraram e que não integraram o projeto educativo “a Natureza é a Melhor Sala de Aula” (NSA), em relação ao seu envolvimento escolar e atitudes e comportamentos pró-ambientais, isto em função do género, ano de escolaridade e participação no projeto NSA. Recorreu-se à metodologia quantitativa e os dados foram recolhidos presencialmente nas escolas. A recolha de dados envolveu o preenchimento de um Questionário Sociodemográfico, do questionário EAE-E4D e da escala Atitudes e Comportamentos Pró-ambientais. Os principais resultados indicam que as raparigas apresentaram mais atitudes e comportamentos pró-ambientais, bem como os alunos que participaram no projeto educativo NSA que apresentam um maior envolvimento com a escola. Observaram-se ainda correlações significativas entre dimensões do envolvimento escolar e das atitudes e comportamentos pró-ambientais.According to the literature, it is increasingly relevant to study educational projects in nature, as well as the study of their impact on mental health, school involvement and pro-environmental attitudes and behaviors. Therefore, the objective of this study was to characterize a sample of 359 students from the 3rd Cycle of Basic Education (CEB), aged between 10 and 16 years, from 9 schools that integrated and did not integrate the educational project Nature is the Best Classroom (NSA), in terms of school involvement and pro-environmental attitudes and behavior, depending on gender, year of schooling and participation in the NSA project. A quantitative methodology was used and data were collected in person at schools. Data collection involved filling in a Sociodemographic Questionnaire, the EAE-D4D questionnaire and the Pro-environmental Attitudes and Behaviors scale. The main results indicate that the girls showed more pro-environmental attitudes and behaviors, as well as the students who participated in the NSA educational project show a greater involvement with the school. Significant correlations were also observed between dimensions of school involvement and pro-environmental attitudes and behaviors.Costa, Marisa Raquel da SilvaCarneiro, Alexandra Manuela PaivaVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaDias, Telma Maria Marques2023-10-11T00:30:26Z2022-11-112022-102022-11-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/40796TID:203223888porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-17T01:35:56Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/40796Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:33:29.319910Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Envolvimento académico e atitudes e comportamentos pró-ambientais em alunos do 3º ciclo
title Envolvimento académico e atitudes e comportamentos pró-ambientais em alunos do 3º ciclo
spellingShingle Envolvimento académico e atitudes e comportamentos pró-ambientais em alunos do 3º ciclo
Dias, Telma Maria Marques
Atitudes pró-ambientais
Comportamentos pró-ambientais
Aulas na natureza
Envolvimento escolar
Pro-environmental attitudes
Pro-environmental behaviours
Classes in nature
School involvement
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
title_short Envolvimento académico e atitudes e comportamentos pró-ambientais em alunos do 3º ciclo
title_full Envolvimento académico e atitudes e comportamentos pró-ambientais em alunos do 3º ciclo
title_fullStr Envolvimento académico e atitudes e comportamentos pró-ambientais em alunos do 3º ciclo
title_full_unstemmed Envolvimento académico e atitudes e comportamentos pró-ambientais em alunos do 3º ciclo
title_sort Envolvimento académico e atitudes e comportamentos pró-ambientais em alunos do 3º ciclo
author Dias, Telma Maria Marques
author_facet Dias, Telma Maria Marques
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Costa, Marisa Raquel da Silva
Carneiro, Alexandra Manuela Paiva
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Telma Maria Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Atitudes pró-ambientais
Comportamentos pró-ambientais
Aulas na natureza
Envolvimento escolar
Pro-environmental attitudes
Pro-environmental behaviours
Classes in nature
School involvement
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
topic Atitudes pró-ambientais
Comportamentos pró-ambientais
Aulas na natureza
Envolvimento escolar
Pro-environmental attitudes
Pro-environmental behaviours
Classes in nature
School involvement
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
description De acordo com a literatura, é cada vez mais relevante o estudo acerca de projetos educacionais na natureza, bem como o estudo do seu impacto ao nível da saúde mental, do envolvimento escolar e das atitudes e comportamentos pró-ambientais. Assim sendo, o objetivo deste estudo foi de caracterizar uma amostra de 359 alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico (CEB), com idades compreendidas entre os 10 e os 16 anos, de 9 escolas que integraram e que não integraram o projeto educativo “a Natureza é a Melhor Sala de Aula” (NSA), em relação ao seu envolvimento escolar e atitudes e comportamentos pró-ambientais, isto em função do género, ano de escolaridade e participação no projeto NSA. Recorreu-se à metodologia quantitativa e os dados foram recolhidos presencialmente nas escolas. A recolha de dados envolveu o preenchimento de um Questionário Sociodemográfico, do questionário EAE-E4D e da escala Atitudes e Comportamentos Pró-ambientais. Os principais resultados indicam que as raparigas apresentaram mais atitudes e comportamentos pró-ambientais, bem como os alunos que participaram no projeto educativo NSA que apresentam um maior envolvimento com a escola. Observaram-se ainda correlações significativas entre dimensões do envolvimento escolar e das atitudes e comportamentos pró-ambientais.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-11
2022-10
2022-11-11T00:00:00Z
2023-10-11T00:30:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/40796
TID:203223888
url http://hdl.handle.net/10400.14/40796
identifier_str_mv TID:203223888
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132061454303232