Lá fora é mais divertido!: brincar e aprender na natureza no 4º ano de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito, Ana Beatriz Reis Sanches Ribeiro de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/29053
Resumo: Nas últimas décadas ocorreram mudanças na sociedade em geral e na estrutura familiar, que resultaram em alterações no quotidiano das crianças. Atualmente, em Portugal e em outros países, as crianças permanecem grande parte do dia em espaços fechados e estruturados pelo/a adulto/a, com pouco tempo para brincar e contactar com a natureza. A falta de acesso a espaços naturais na infância tem comprometido a aprendizagem e o desenvolvimento saudável das crianças. O Relatório Final “Lá fora é mais divertido! - Brincar e Aprender na Natureza no 4.º ano de escolaridade”, incide sobre o modo como o brincar na natureza tem vindo a ser integrado nos contextos do 1.º Ciclo do Ensino Básico. No âmbito da investigação foi analisada a relação das crianças de uma turma do 4.º ano com o mundo natural, bem como as suas brincadeiras e aprendizagens ocorridas na zona verde da escola, e ainda, as perceções da professora cooperante e dos/as encarregados/as de educação sobre o tema em estudo. Ao deparar-me com um contexto educativo desprovido de experiências na natureza foi dinamizado o projeto “A Turma da Natureza”, que procurou sensibilizar e motivar as crianças, as famílias e a comunidade educativa para a importância do brincar na natureza, partindo da valorização dos espaços naturais da escola. O projeto decorreu de abril a junho de 2018 e abrangeu 10 atividades, realizadas no espaço exterior da instituição. Foram alcançados diversos resultados, destacando-se, o estabelecimento de uma relação empática das crianças com a natureza; o aumento do tempo de brincadeira livre na zona verde; e o reconhecimento do espaço exterior como espaço educativo, por todos/as os/as participantes no projeto. A investigação revelou que as crianças, independentemente da idade, necessitam de brincar na natureza, sendo que é essencial para o desenvolvimento de competências, que se tornam cada vez mais complexas, à medida que crescem. Por conseguinte, as escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico devem promover o contacto dos/as alunos/as com os espaços naturais, combinando-o com as aprendizagens em sala de aula e reconhecendo-o como estratégia baseada na experiência.
id RCAP_929f10ca31442dbca62ee6458955c3a9
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/29053
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Lá fora é mais divertido!: brincar e aprender na natureza no 4º ano de escolaridadeBrincar na NaturezaEspaços NaturaisEnsino Básico 1º CicloNas últimas décadas ocorreram mudanças na sociedade em geral e na estrutura familiar, que resultaram em alterações no quotidiano das crianças. Atualmente, em Portugal e em outros países, as crianças permanecem grande parte do dia em espaços fechados e estruturados pelo/a adulto/a, com pouco tempo para brincar e contactar com a natureza. A falta de acesso a espaços naturais na infância tem comprometido a aprendizagem e o desenvolvimento saudável das crianças. O Relatório Final “Lá fora é mais divertido! - Brincar e Aprender na Natureza no 4.º ano de escolaridade”, incide sobre o modo como o brincar na natureza tem vindo a ser integrado nos contextos do 1.º Ciclo do Ensino Básico. No âmbito da investigação foi analisada a relação das crianças de uma turma do 4.º ano com o mundo natural, bem como as suas brincadeiras e aprendizagens ocorridas na zona verde da escola, e ainda, as perceções da professora cooperante e dos/as encarregados/as de educação sobre o tema em estudo. Ao deparar-me com um contexto educativo desprovido de experiências na natureza foi dinamizado o projeto “A Turma da Natureza”, que procurou sensibilizar e motivar as crianças, as famílias e a comunidade educativa para a importância do brincar na natureza, partindo da valorização dos espaços naturais da escola. O projeto decorreu de abril a junho de 2018 e abrangeu 10 atividades, realizadas no espaço exterior da instituição. Foram alcançados diversos resultados, destacando-se, o estabelecimento de uma relação empática das crianças com a natureza; o aumento do tempo de brincadeira livre na zona verde; e o reconhecimento do espaço exterior como espaço educativo, por todos/as os/as participantes no projeto. A investigação revelou que as crianças, independentemente da idade, necessitam de brincar na natureza, sendo que é essencial para o desenvolvimento de competências, que se tornam cada vez mais complexas, à medida que crescem. Por conseguinte, as escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico devem promover o contacto dos/as alunos/as com os espaços naturais, combinando-o com as aprendizagens em sala de aula e reconhecendo-o como estratégia baseada na experiência.Coelho, Ana Maria Sarmento, 1959-Teixeira, Maria Filomena Rodrigues, 1959-Repositório ComumBrito, Ana Beatriz Reis Sanches Ribeiro de2019-06-26T12:16:53Z2019-01-01T00:00:00Z2019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/29053202254879porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:40:43ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Lá fora é mais divertido!: brincar e aprender na natureza no 4º ano de escolaridade
title Lá fora é mais divertido!: brincar e aprender na natureza no 4º ano de escolaridade
spellingShingle Lá fora é mais divertido!: brincar e aprender na natureza no 4º ano de escolaridade
Brito, Ana Beatriz Reis Sanches Ribeiro de
Brincar na Natureza
Espaços Naturais
Ensino Básico 1º Ciclo
title_short Lá fora é mais divertido!: brincar e aprender na natureza no 4º ano de escolaridade
title_full Lá fora é mais divertido!: brincar e aprender na natureza no 4º ano de escolaridade
title_fullStr Lá fora é mais divertido!: brincar e aprender na natureza no 4º ano de escolaridade
title_full_unstemmed Lá fora é mais divertido!: brincar e aprender na natureza no 4º ano de escolaridade
title_sort Lá fora é mais divertido!: brincar e aprender na natureza no 4º ano de escolaridade
author Brito, Ana Beatriz Reis Sanches Ribeiro de
author_facet Brito, Ana Beatriz Reis Sanches Ribeiro de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Coelho, Ana Maria Sarmento, 1959-
Teixeira, Maria Filomena Rodrigues, 1959-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Brito, Ana Beatriz Reis Sanches Ribeiro de
dc.subject.por.fl_str_mv Brincar na Natureza
Espaços Naturais
Ensino Básico 1º Ciclo
topic Brincar na Natureza
Espaços Naturais
Ensino Básico 1º Ciclo
description Nas últimas décadas ocorreram mudanças na sociedade em geral e na estrutura familiar, que resultaram em alterações no quotidiano das crianças. Atualmente, em Portugal e em outros países, as crianças permanecem grande parte do dia em espaços fechados e estruturados pelo/a adulto/a, com pouco tempo para brincar e contactar com a natureza. A falta de acesso a espaços naturais na infância tem comprometido a aprendizagem e o desenvolvimento saudável das crianças. O Relatório Final “Lá fora é mais divertido! - Brincar e Aprender na Natureza no 4.º ano de escolaridade”, incide sobre o modo como o brincar na natureza tem vindo a ser integrado nos contextos do 1.º Ciclo do Ensino Básico. No âmbito da investigação foi analisada a relação das crianças de uma turma do 4.º ano com o mundo natural, bem como as suas brincadeiras e aprendizagens ocorridas na zona verde da escola, e ainda, as perceções da professora cooperante e dos/as encarregados/as de educação sobre o tema em estudo. Ao deparar-me com um contexto educativo desprovido de experiências na natureza foi dinamizado o projeto “A Turma da Natureza”, que procurou sensibilizar e motivar as crianças, as famílias e a comunidade educativa para a importância do brincar na natureza, partindo da valorização dos espaços naturais da escola. O projeto decorreu de abril a junho de 2018 e abrangeu 10 atividades, realizadas no espaço exterior da instituição. Foram alcançados diversos resultados, destacando-se, o estabelecimento de uma relação empática das crianças com a natureza; o aumento do tempo de brincadeira livre na zona verde; e o reconhecimento do espaço exterior como espaço educativo, por todos/as os/as participantes no projeto. A investigação revelou que as crianças, independentemente da idade, necessitam de brincar na natureza, sendo que é essencial para o desenvolvimento de competências, que se tornam cada vez mais complexas, à medida que crescem. Por conseguinte, as escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico devem promover o contacto dos/as alunos/as com os espaços naturais, combinando-o com as aprendizagens em sala de aula e reconhecendo-o como estratégia baseada na experiência.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-26T12:16:53Z
2019-01-01T00:00:00Z
2019-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/29053
202254879
url http://hdl.handle.net/10400.26/29053
identifier_str_mv 202254879
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777301282619392000