Educação de elites e a dimensão da internacionalização em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schippling, A.
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Abrantes, P., Lopes, J. T.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/20606
Resumo: Perante os atuais processos de um novo capitalismo global, a educação de elites está marcada por transformações que produzem um campo de tensão entre tendências homogeneizadoras e heterogeneizadoras. A referência ao internacional ganha, nesse cenário, um conteúdo de significado diverso, que o presente artigo procura reconstruir. Partindo de uma caracterização da educação de elites e da dimensão da internacionalização a nível global e no contexto português, apresentam-se dois estudos de caso em colégios internacionais na região de Lisboa, que correspondem a modalidades diferentes da construção da sua identidade escolar.
id RCAP_92c1371d7a70a946d2b56f17cdbb0878
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/20606
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Educação de elites e a dimensão da internacionalização em PortugalEducação de elitesInternacionalizaçãoColégios internacionaisIdentidade escolarEducation of elitesInternationalisationInternational schoolsSchool identityÉducation des élitesInternationalisationCollèges internationauxIdentité scolaire.Educación de élitesInternacionalizaciónColegios internacionalesIdentidad escolarPerante os atuais processos de um novo capitalismo global, a educação de elites está marcada por transformações que produzem um campo de tensão entre tendências homogeneizadoras e heterogeneizadoras. A referência ao internacional ganha, nesse cenário, um conteúdo de significado diverso, que o presente artigo procura reconstruir. Partindo de uma caracterização da educação de elites e da dimensão da internacionalização a nível global e no contexto português, apresentam-se dois estudos de caso em colégios internacionais na região de Lisboa, que correspondem a modalidades diferentes da construção da sua identidade escolar.Given the current processes of a new global capitalism, the education of elites has been marked by changes that are producing a tension between homogenising and diversifying tendencies. The reference to the international takes on a whole range of meanings that this article seeks to reconstruct. Starting from a study of the education of elites and the internationalisation dimension at both the global level and in the Portuguese context, two case studies will be presented of international schools within the Lisbon region which are adopting different ways of constructing their school identity.Face aux processus actuels d’un nouveau capitalisme global, l’éducation des élites est marquée par des transformations, qui produisent des tensions entre les tendances homogénéisatrices et les tendances hétérogénéisatrices. Dans ce scénario, la référence à l’international acquiert différentes significations que le présent article cherche à reconstruire. À partir d’une caractérisation de l’éducation des élites et de la dimension de l’internationalisation à l’échelle mondiale et dans le contexte portugais, l’article présente deux études de cas réalisées dans des collèges internationaux situés dans la région de Lisbonne, qui correspondent à des modalités différentes de construction de leur identité scolaire.Ante los actuales procesos de un nuevo capitalismo global, la educación de élites está marcada por transformaciones que producen un campo de tensión entre tendencias homogeneizadoras y heterogeneizadoras. La referencia a lo internacional adquiere, en ese escenario, un contenido de significado diverso, el cual se procura reconstruir en el presente artículo. Se parte de una caracterización de la educación de élites y de la dimensión de la internacionalización a nivel global y en el contexto portugués para presentar dos estudios de caso en colegios internacionales en la región de Lisboa, que corresponden a modalidades diferentes de construcción de la identidad escolar.Editora Mundos Sociais2020-07-16T13:33:09Z2020-01-01T00:00:00Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/20606por0873-6529Schippling, A.Abrantes, P.Lopes, J. T.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:57:58Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/20606Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:30:03.624222Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Educação de elites e a dimensão da internacionalização em Portugal
title Educação de elites e a dimensão da internacionalização em Portugal
spellingShingle Educação de elites e a dimensão da internacionalização em Portugal
Schippling, A.
Educação de elites
Internacionalização
Colégios internacionais
Identidade escolar
Education of elites
Internationalisation
International schools
School identity
Éducation des élites
Internationalisation
Collèges internationaux
Identité scolaire.
Educación de élites
Internacionalización
Colegios internacionales
Identidad escolar
title_short Educação de elites e a dimensão da internacionalização em Portugal
title_full Educação de elites e a dimensão da internacionalização em Portugal
title_fullStr Educação de elites e a dimensão da internacionalização em Portugal
title_full_unstemmed Educação de elites e a dimensão da internacionalização em Portugal
title_sort Educação de elites e a dimensão da internacionalização em Portugal
author Schippling, A.
author_facet Schippling, A.
Abrantes, P.
Lopes, J. T.
author_role author
author2 Abrantes, P.
Lopes, J. T.
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schippling, A.
Abrantes, P.
Lopes, J. T.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de elites
Internacionalização
Colégios internacionais
Identidade escolar
Education of elites
Internationalisation
International schools
School identity
Éducation des élites
Internationalisation
Collèges internationaux
Identité scolaire.
Educación de élites
Internacionalización
Colegios internacionales
Identidad escolar
topic Educação de elites
Internacionalização
Colégios internacionais
Identidade escolar
Education of elites
Internationalisation
International schools
School identity
Éducation des élites
Internationalisation
Collèges internationaux
Identité scolaire.
Educación de élites
Internacionalización
Colegios internacionales
Identidad escolar
description Perante os atuais processos de um novo capitalismo global, a educação de elites está marcada por transformações que produzem um campo de tensão entre tendências homogeneizadoras e heterogeneizadoras. A referência ao internacional ganha, nesse cenário, um conteúdo de significado diverso, que o presente artigo procura reconstruir. Partindo de uma caracterização da educação de elites e da dimensão da internacionalização a nível global e no contexto português, apresentam-se dois estudos de caso em colégios internacionais na região de Lisboa, que correspondem a modalidades diferentes da construção da sua identidade escolar.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-16T13:33:09Z
2020-01-01T00:00:00Z
2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/20606
url http://hdl.handle.net/10071/20606
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 0873-6529
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Mundos Sociais
publisher.none.fl_str_mv Editora Mundos Sociais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134862718795776