Conceções de docentes de Botânica sobre o currículo e a formação no ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, João Rodrigo Santos da
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Guimarães, Fernando, Sano, Paulo Takeo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/58657
Resumo: O que é e quem faz o currículo? Este trabalho tem como objetivo conhecer as perspetivas de professores do ensino superior sobre a definição do currículo nesse nível de ensino. Para isso, foram entrevistados quinze professores universitários da área de botânica de quatro Universidades, sendo três brasileiras e uma portuguesa, pretendendo-se identificar as suas conceções relativamente à construção do currículo relacionando o papel de professor, aquilo que ensina e a formação dos seus alunos, através das seguintes questões: 1. O professor deve participar na construção do currículo?; 2. Qual a importância do currículo na formação do futuro professor?; e, 3. Como o currículo influencia a formação do futuro profissional? Os dados recolhidos foram analisados utilizando a análise textual discursiva descrita por Moraes e Galiazzi (2011). Como resultado destaca-se que a maioria dos professores entrevistados ainda considera o currículo um plano de conteúdos que o professor define, o que espelha uma visão bastante tradicional. Contudo, alguns dos professores referem a possibilidade de um currículo flexível e elaborado em função dos estudantes, considerando a especificidade da sua formação e tendo em vista o desempenho de uma profissão. A partir daqui, é possível levantar a possibilidade de uma flexibilização curricular que considere não só a vertente académica, mas também a dimensão profissional da formação dos alunos.
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