A gestão de acesso e creditação de qualificações dos "Maiores de 23" na Universidade de Lisboa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Cláudia de Jesus Gomes, 1984-
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/2206
Resumo: Relatório de estágio de mestrado, Ciências da Educação (Administração educacional), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2009
id RCAP_930d993523d035cbc64a9a269f80bb08
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/2206
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A gestão de acesso e creditação de qualificações dos "Maiores de 23" na Universidade de LisboaAdministração educacionalAprendizagem ao longo da vidaUniversidade de LisboaRelatórios de estágio de mestrado - 2009Relatório de estágio de mestrado, Ciências da Educação (Administração educacional), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2009O Decreto-Lei 64/2006, de 21 de Março regulamenta as provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23, independentemente das habilitações académicas de que são titulares, conforme se verifica no texto do artigo 8.º, não havendo incompatibilidades com as habilitações académicas de que são titulares. O presente trabalho de investigação encontra-se organizado em seis capítulos: introdução, fundamentação teórica, descrição do contexto de estudo, desempenho de funções de técnico superior de educação , projecto individual e conclusão/reflexão final. Na introdução apresento os objectivos deste estágio, assim como a caracterização da instituição e do serviço onde foi realizado o estágio. No segundo capítulo exponho a caracterização da Reitoria e a estrutura onde se insere. Faço a descrição da Universidade de Lisboa, da Reitoria e do Gabinete de Apoio ao Acesso Creditação de Qualificações. Por fim farei um esboço da análise organizacional de Mintzberg e uma análise da Reitoria com base nesse mesmo autor. No terceiro capítulo faço uma descrição do contexto de estudo no que diz respeito as funções desempenhadas como técnico superior de educação no Gabinete de Apoio ao Acesso Creditação de Qualificações. No quarto capítulo apresento o meu projecto individual de estágio: os dados empíricos e a sua respectiva análise e apresentação dos resultados. No quinto capítulo enunciarei as conclusões finais do estudo, reflectindo sobre os percursos realizados no e durante estagio.Decree-Law 64/2006 of 21 March regulating the special entrance examinations to assess the capacity for enrollment rates of over 23, regardless of academic qualifications they hold, as shown in the text of Article 8. No, there are no incompatibilities with the academic qualifications they hold. This research work is organized into six chapters: introduction, theoretical foundation, describing the context of study, performance of functions of technical higher education, individual and project completion / final thought. In the introduction to present the objectives of this stage, as well as the characterization of the institution and the service which was held the stage. In the second chapter expose the characterization of the Rectory and the structure where it belongs. I describe the University of Lisbon, the Rectory and Office Support Access Accreditation Qualifications. Finally I'll outline the organizational analysis of Mintzberg and analysis of the Rector based on the same author. In the third chapter I make a description of the context of study regarding the functions performed as "technical higher education" in the Support Office Access Accreditation Qualifications. In the fourth chapter I present my individual project stage: empirical data and its subsequent analysis and presentation of results. In the fifth chapter sets out the final conclusions of the study, reflecting on the journeys made in and for stage.Afonso, Natércio, 1948-Repositório da Universidade de LisboaMendes, Cláudia de Jesus Gomes, 1984-2010-12-09T13:15:24Z20092009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/ms-exceltext/xmlapplication/vnd.ms-excelapplication/vnd.ms-excelapplication/vnd.ms-excelapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/2206porhttp://catalogo.ul.pt/F/?func=item-global&doc_library=ULB01&type=03&doc_number=000588174info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:42:28Zoai:repositorio.ul.pt:10451/2206Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:28:39.382671Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A gestão de acesso e creditação de qualificações dos "Maiores de 23" na Universidade de Lisboa
title A gestão de acesso e creditação de qualificações dos "Maiores de 23" na Universidade de Lisboa
spellingShingle A gestão de acesso e creditação de qualificações dos "Maiores de 23" na Universidade de Lisboa
Mendes, Cláudia de Jesus Gomes, 1984-
Administração educacional
Aprendizagem ao longo da vida
Universidade de Lisboa
Relatórios de estágio de mestrado - 2009
title_short A gestão de acesso e creditação de qualificações dos "Maiores de 23" na Universidade de Lisboa
title_full A gestão de acesso e creditação de qualificações dos "Maiores de 23" na Universidade de Lisboa
title_fullStr A gestão de acesso e creditação de qualificações dos "Maiores de 23" na Universidade de Lisboa
title_full_unstemmed A gestão de acesso e creditação de qualificações dos "Maiores de 23" na Universidade de Lisboa
title_sort A gestão de acesso e creditação de qualificações dos "Maiores de 23" na Universidade de Lisboa
author Mendes, Cláudia de Jesus Gomes, 1984-
author_facet Mendes, Cláudia de Jesus Gomes, 1984-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Afonso, Natércio, 1948-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Cláudia de Jesus Gomes, 1984-
dc.subject.por.fl_str_mv Administração educacional
Aprendizagem ao longo da vida
Universidade de Lisboa
Relatórios de estágio de mestrado - 2009
topic Administração educacional
Aprendizagem ao longo da vida
Universidade de Lisboa
Relatórios de estágio de mestrado - 2009
description Relatório de estágio de mestrado, Ciências da Educação (Administração educacional), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2009
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2009-01-01T00:00:00Z
2010-12-09T13:15:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/2206
url http://hdl.handle.net/10451/2206
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://catalogo.ul.pt/F/?func=item-global&doc_library=ULB01&type=03&doc_number=000588174
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/ms-excel
text/xml
application/vnd.ms-excel
application/vnd.ms-excel
application/vnd.ms-excel
application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134170248642560