Identificação de (in)eficiências pelos clientes internos do Serviço de Aprovisionamento e Logística de um centro hospitalar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Adelaide Alves Borges
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/11738
Resumo: Atualmente é essencial que as organizações de saúde prestem cuidados de saúde de elevada qualidade. As relações entre todos os elementos da cadeia de valor interna de uma organização de saúde, são cruciais para alcançar esse objetivo, destacando-se a importância da eficiência dos serviços de apoio à prestação de cuidados de saúde, nomeadamente, dos Serviços de Aprovisionamento e Logística Hospitalares, com um papel crucial na melhoria do desempenho organizacional e na obtenção de vantagem competitiva. O objetivo geral deste estudo consiste em identificar as (in)eficiências dos serviços prestados pelo Serviço de Aprovisionamento e Logística (SAL) do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro, EPE (CHTMAD, EPE), a partir da análise da opinião dos clientes internos. Para cumprir com o objetivo definido na investigação e responder à questão de investigação formulada, optou-se por um estudo de caso de natureza qualitativa, através da utilização de um guião e suporte na revisão de literatura. A população em estudo inclui os responsáveis dos serviços clínicos que interagem e comunicam com o SAL do CHTMAD, EPE, que inclui os centros de custo de todos os serviços clínicos, comissões de apoio técnico e serviços de apoio, num total de 65 serviços. A amostragem é por conveniência, tendo como critério a seleção dos serviços com o maior número de requisições ao SAL. Essa seleção teve por base a Análise de Pareto e os resultados interpretados com recurso ao software MAXQDA. Esta investigação permitiu concluir que o Sal apresenta, do ponto de vista dos seus clientes internos, maior eficiência ao nível dos recursos humanos, no entanto, em contrapartida a ineficiência com maior relevância verteu para a orgânica e organização interna do SAL. Ações de melhoria para a resolução dos problemas enunciados, foram também propostas.
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