Mediadores para a Inclusão: Avaliação de uma proposta de formação transdisciplinar no âmbito do projeto ENABLIN+
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/22452 |
Resumo: | Neste Estudo apresentamos a avaliação da satisfação dos participantes na Oficina de Formação de Mediadores para a Inclusão, desenvolvida no âmbito do projeto ENABLIN+. Trata-se de uma modalidade de formação criada para formar profissionais que trabalham com crianças e jovens com necessidades de suporte complexas e intensas e suas famílias. Esta oficina de formação tem como objetivo capacitar professores, psicólogos, terapeutas e cuidadores (incluindo familiares), para a inclusão social e escolar. A Oficina de Formação foi precedida por um período de levantamento de necessidades de formação identificadas ao longo do Projeto ENABLIN+, e organiza-se em quatro fases. Na fase 1 apresentam-se os pressupostos que fundamentam a preparação da oficina, nomeadamente os modelos biopsicossocial e da qualidade de vida. Na fase 2 fez-se o levantamento de problemas e de soluções para os resolver. Na fase 3 os formandos puderam optar por aprofundar dois temas de um conjunto de seis, no sentido de aprofundarem competências técnicas e práticas. Na fase 4 os formandos tiveram a oportunidade de consolidar todo o trabalho desenvolvido num portefólio, que foi no final apresentado e discutido em grupo. Para a avaliação da satisfação com o trabalho de capacitação desenvolvido durante a oficina foi aplicado um questionário no final do curso (N=15). Este questionário é constituído por 20 itens que usam uma escala tipo Likert (1-Insuficiente a 5-Excelente) e 4 questões de resposta aberta. Através de estatística descritiva, analisaram-se 5 dimensões: 1) Objetivos, conteúdos e metodologia; 2) Tempo; 3) Organização, 4) Participação e 5) Atitudes durante a Oficina. Em geral, os participantes consideraram o curso relevante e útil, com tempo suficiente para discussão, valorizaram os testemunhos apresentados, assim como a partilha de experiências práticas e de conhecimentos. Em síntese, os participantes projetam alterar as suas práticas, intervindo de forma centrada na criança, considerando os diversos contextos em que se insere, vão utilizar os recursos e soluções aprendidas, trabalhar em articulação com outros profissionais e sempre com o objetivo de promover a qualidade de vida e a inclusão. Concluímos que os profissionais fazem uma avaliação muito positiva da Oficina, tendo potenciado uma melhor articulação em rede multidisciplinar, um melhor aproveitamento de recursos e uma gestão mais flexível e rápida da informação. |
id |
RCAP_93c48e2e5133736842e799e4f3e84f80 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/22452 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Mediadores para a Inclusão: Avaliação de uma proposta de formação transdisciplinar no âmbito do projeto ENABLIN+Oficina de FormaçãoInclusãoQualidade de vidaFormação transdisciplinarENABLIN+Neste Estudo apresentamos a avaliação da satisfação dos participantes na Oficina de Formação de Mediadores para a Inclusão, desenvolvida no âmbito do projeto ENABLIN+. Trata-se de uma modalidade de formação criada para formar profissionais que trabalham com crianças e jovens com necessidades de suporte complexas e intensas e suas famílias. Esta oficina de formação tem como objetivo capacitar professores, psicólogos, terapeutas e cuidadores (incluindo familiares), para a inclusão social e escolar. A Oficina de Formação foi precedida por um período de levantamento de necessidades de formação identificadas ao longo do Projeto ENABLIN+, e organiza-se em quatro fases. Na fase 1 apresentam-se os pressupostos que fundamentam a preparação da oficina, nomeadamente os modelos biopsicossocial e da qualidade de vida. Na fase 2 fez-se o levantamento de problemas e de soluções para os resolver. Na fase 3 os formandos puderam optar por aprofundar dois temas de um conjunto de seis, no sentido de aprofundarem competências técnicas e práticas. Na fase 4 os formandos tiveram a oportunidade de consolidar todo o trabalho desenvolvido num portefólio, que foi no final apresentado e discutido em grupo. Para a avaliação da satisfação com o trabalho de capacitação desenvolvido durante a oficina foi aplicado um questionário no final do curso (N=15). Este questionário é constituído por 20 itens que usam uma escala tipo Likert (1-Insuficiente a 5-Excelente) e 4 questões de resposta aberta. Através de estatística descritiva, analisaram-se 5 dimensões: 1) Objetivos, conteúdos e metodologia; 2) Tempo; 3) Organização, 4) Participação e 5) Atitudes durante a Oficina. Em geral, os participantes consideraram o curso relevante e útil, com tempo suficiente para discussão, valorizaram os testemunhos apresentados, assim como a partilha de experiências práticas e de conhecimentos. Em síntese, os participantes projetam alterar as suas práticas, intervindo de forma centrada na criança, considerando os diversos contextos em que se insere, vão utilizar os recursos e soluções aprendidas, trabalhar em articulação com outros profissionais e sempre com o objetivo de promover a qualidade de vida e a inclusão. Concluímos que os profissionais fazem uma avaliação muito positiva da Oficina, tendo potenciado uma melhor articulação em rede multidisciplinar, um melhor aproveitamento de recursos e uma gestão mais flexível e rápida da informação.Enabling+. This project has been funded with support from the European Commission, Life Long Learning Programme. (1/1/2014-30/6/2017). Contract n° 541981-LLP-1-2013-1-BE-LEONARDO-LMP . This document reflects the views of the authors only, and the Commission cannot be held responsible for any use which may be made of the information contained therein.Pin-ANDEE: Pró-Inclusão2018-02-22T15:54:31Z2018-02-222017-07-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://hdl.handle.net/10174/22452http://hdl.handle.net/10174/22452porCandeias, A., Portelada, A., Costa, N., Grácio, L., Franco, V., Carapeto, M. J., ... Coelho, C. (2017, julho). Mediadores para a Inclusão - Avaliação de uma proposta de formação transdisciplinar no âmbito do projeto ENABLIN+. Poster apresentado ao V Congresso Internacional Educação, Inclusão e Inovação, 6-8 julho, Lisboa.https://vcongressopinandee.weebly.com/programageral.htmlnaonaosimaac@uevora.ptnuno.ag.costa@gmail.comnuno.ag.costa@gmail.commlg@uevora.ptvfranco@uevora.ptmjcarapeto@uevora.ptmjsaragoca@gmail.comcarla.merca@appacdm-evora.org.ptapolonio@uevora.ptmarianepomuceno@gmail.comm-inacia2011@hotmail.comcatiasofiarussocoelho@gmail.com681Candeias, AdelindaPortelada, AntónioCosta, NunoGrácio, LuísaFranco, VítorCarapeto, Maria JoãoSaragoça, Maria JoséMerca, CarlaApolónio, AnaNepomuceno, Maria JoséCampaniço, Maria InáciaCoelho, Cátiainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:13:43Zoai:dspace.uevora.pt:10174/22452Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:13:28.844380Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mediadores para a Inclusão: Avaliação de uma proposta de formação transdisciplinar no âmbito do projeto ENABLIN+ |
title |
Mediadores para a Inclusão: Avaliação de uma proposta de formação transdisciplinar no âmbito do projeto ENABLIN+ |
spellingShingle |
Mediadores para a Inclusão: Avaliação de uma proposta de formação transdisciplinar no âmbito do projeto ENABLIN+ Candeias, Adelinda Oficina de Formação Inclusão Qualidade de vida Formação transdisciplinar ENABLIN+ |
title_short |
Mediadores para a Inclusão: Avaliação de uma proposta de formação transdisciplinar no âmbito do projeto ENABLIN+ |
title_full |
Mediadores para a Inclusão: Avaliação de uma proposta de formação transdisciplinar no âmbito do projeto ENABLIN+ |
title_fullStr |
Mediadores para a Inclusão: Avaliação de uma proposta de formação transdisciplinar no âmbito do projeto ENABLIN+ |
title_full_unstemmed |
Mediadores para a Inclusão: Avaliação de uma proposta de formação transdisciplinar no âmbito do projeto ENABLIN+ |
title_sort |
Mediadores para a Inclusão: Avaliação de uma proposta de formação transdisciplinar no âmbito do projeto ENABLIN+ |
author |
Candeias, Adelinda |
author_facet |
Candeias, Adelinda Portelada, António Costa, Nuno Grácio, Luísa Franco, Vítor Carapeto, Maria João Saragoça, Maria José Merca, Carla Apolónio, Ana Nepomuceno, Maria José Campaniço, Maria Inácia Coelho, Cátia |
author_role |
author |
author2 |
Portelada, António Costa, Nuno Grácio, Luísa Franco, Vítor Carapeto, Maria João Saragoça, Maria José Merca, Carla Apolónio, Ana Nepomuceno, Maria José Campaniço, Maria Inácia Coelho, Cátia |
author2_role |
author author author author author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Candeias, Adelinda Portelada, António Costa, Nuno Grácio, Luísa Franco, Vítor Carapeto, Maria João Saragoça, Maria José Merca, Carla Apolónio, Ana Nepomuceno, Maria José Campaniço, Maria Inácia Coelho, Cátia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Oficina de Formação Inclusão Qualidade de vida Formação transdisciplinar ENABLIN+ |
topic |
Oficina de Formação Inclusão Qualidade de vida Formação transdisciplinar ENABLIN+ |
description |
Neste Estudo apresentamos a avaliação da satisfação dos participantes na Oficina de Formação de Mediadores para a Inclusão, desenvolvida no âmbito do projeto ENABLIN+. Trata-se de uma modalidade de formação criada para formar profissionais que trabalham com crianças e jovens com necessidades de suporte complexas e intensas e suas famílias. Esta oficina de formação tem como objetivo capacitar professores, psicólogos, terapeutas e cuidadores (incluindo familiares), para a inclusão social e escolar. A Oficina de Formação foi precedida por um período de levantamento de necessidades de formação identificadas ao longo do Projeto ENABLIN+, e organiza-se em quatro fases. Na fase 1 apresentam-se os pressupostos que fundamentam a preparação da oficina, nomeadamente os modelos biopsicossocial e da qualidade de vida. Na fase 2 fez-se o levantamento de problemas e de soluções para os resolver. Na fase 3 os formandos puderam optar por aprofundar dois temas de um conjunto de seis, no sentido de aprofundarem competências técnicas e práticas. Na fase 4 os formandos tiveram a oportunidade de consolidar todo o trabalho desenvolvido num portefólio, que foi no final apresentado e discutido em grupo. Para a avaliação da satisfação com o trabalho de capacitação desenvolvido durante a oficina foi aplicado um questionário no final do curso (N=15). Este questionário é constituído por 20 itens que usam uma escala tipo Likert (1-Insuficiente a 5-Excelente) e 4 questões de resposta aberta. Através de estatística descritiva, analisaram-se 5 dimensões: 1) Objetivos, conteúdos e metodologia; 2) Tempo; 3) Organização, 4) Participação e 5) Atitudes durante a Oficina. Em geral, os participantes consideraram o curso relevante e útil, com tempo suficiente para discussão, valorizaram os testemunhos apresentados, assim como a partilha de experiências práticas e de conhecimentos. Em síntese, os participantes projetam alterar as suas práticas, intervindo de forma centrada na criança, considerando os diversos contextos em que se insere, vão utilizar os recursos e soluções aprendidas, trabalhar em articulação com outros profissionais e sempre com o objetivo de promover a qualidade de vida e a inclusão. Concluímos que os profissionais fazem uma avaliação muito positiva da Oficina, tendo potenciado uma melhor articulação em rede multidisciplinar, um melhor aproveitamento de recursos e uma gestão mais flexível e rápida da informação. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-07T00:00:00Z 2018-02-22T15:54:31Z 2018-02-22 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/22452 http://hdl.handle.net/10174/22452 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/22452 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Candeias, A., Portelada, A., Costa, N., Grácio, L., Franco, V., Carapeto, M. J., ... Coelho, C. (2017, julho). Mediadores para a Inclusão - Avaliação de uma proposta de formação transdisciplinar no âmbito do projeto ENABLIN+. Poster apresentado ao V Congresso Internacional Educação, Inclusão e Inovação, 6-8 julho, Lisboa. https://vcongressopinandee.weebly.com/programageral.html nao nao sim aac@uevora.pt nuno.ag.costa@gmail.com nuno.ag.costa@gmail.com mlg@uevora.pt vfranco@uevora.pt mjcarapeto@uevora.pt mjsaragoca@gmail.com carla.merca@appacdm-evora.org.pt apolonio@uevora.pt marianepomuceno@gmail.com m-inacia2011@hotmail.com catiasofiarussocoelho@gmail.com 681 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pin-ANDEE: Pró-Inclusão |
publisher.none.fl_str_mv |
Pin-ANDEE: Pró-Inclusão |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136615981907968 |