Caracterização da produção científica na área de inovação pedagógica do curso de doutorado da Universidade da Madeira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.13/4457 |
Resumo: | Desde 2003, a existência de uma linha de pesquisa em Inovação Pedagógica no Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira, possibilitou a ampliação da produção científica nesta área. Após esse tempo, urge sistematizar os aspetos identitários, os elementos epistemológicos e de boas práticas reconhecidas como inovadoras para o campo da Pedagogia e da Educação. Neste artigo apresentamos a parte inicial do projeto Inovação Pedagógica: Identidade, Teoria e Práticas (IPITP) onde caracterizamos a produção científica realizada na área de Inovação Pedagógica do curso de doutoramento da Universidade da Madeira (PT). Concluímos que os pesquisadores são maioritariamente femininos e de nacionalidade brasileira. Os temas mais investigados são os que possuem maior relação com o espaço escolar e tornam evidente a presença de invariantes culturais que dificultam a inovação pedagógica. O conhecimento oriundo destas pesquisas mostra a perfusão entre a teoria e a prática bem conjugada com o método de pesquisa descritiva utilizado. |
id |
RCAP_93d9e3d16df680b1bbabe40149d6e62a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:digituma.uma.pt:10400.13/4457 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Caracterização da produção científica na área de inovação pedagógica do curso de doutorado da Universidade da MadeiraInovação pedagógicaProdução científicaIPITPEducaçãoPedagogical innovationScientific productionEducation.Faculdade de Ciências SociaisDesde 2003, a existência de uma linha de pesquisa em Inovação Pedagógica no Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira, possibilitou a ampliação da produção científica nesta área. Após esse tempo, urge sistematizar os aspetos identitários, os elementos epistemológicos e de boas práticas reconhecidas como inovadoras para o campo da Pedagogia e da Educação. Neste artigo apresentamos a parte inicial do projeto Inovação Pedagógica: Identidade, Teoria e Práticas (IPITP) onde caracterizamos a produção científica realizada na área de Inovação Pedagógica do curso de doutoramento da Universidade da Madeira (PT). Concluímos que os pesquisadores são maioritariamente femininos e de nacionalidade brasileira. Os temas mais investigados são os que possuem maior relação com o espaço escolar e tornam evidente a presença de invariantes culturais que dificultam a inovação pedagógica. O conhecimento oriundo destas pesquisas mostra a perfusão entre a teoria e a prática bem conjugada com o método de pesquisa descritiva utilizado.Since 2003, the existence of a line of research in Pedagogical Innovation at the Education Research Center of the University of Madeira, has made it possible to expand scientific production in this area. After that time, there is an urgent need to systematize the identity aspects, the epistemological elements and good practices recognized as innovative for the field of pedagogy and Education. This article presents the Pedagogical Innovation project: Identity, Theory and Practices (IPITP) and characterizes the scientific production in the Pedagogical Innovation area of the PhD course at the University of Madeira (PT). We conclude that the researchers are mostly female and of Brazilian nationality. The most investigated themes are those that have a greater relationship with the school space and make evident the presence of cultural invariants that hinder pedagogical innovation. The knowledge derived from these researches shows the perfusion between theory and practice well combined with the descriptive research method used.Faculdade de Ciências e Letras, Campus de Araraquara, UnespDigitUMaBrazão, PauloDias, Alfrancio FerreiraMendonça, AliceCardoso, Lívia de Rezende2022-07-25T11:01:11Z2020-01-01T00:00:00Z2020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/4457porBrazão, P., Dias, A. F., Mendonça, A., & Cardoso, L. R. (2020). Caracterização da produção científica na área de inovação pedagógica do curso de doutorado da Universidade da Madeira. Revista on line de Política e Gestão Educacional, 571-592.10.22633/rpge.v24i2.13742info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:57:46Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/4457Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:08:29.520186Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Caracterização da produção científica na área de inovação pedagógica do curso de doutorado da Universidade da Madeira |
title |
Caracterização da produção científica na área de inovação pedagógica do curso de doutorado da Universidade da Madeira |
spellingShingle |
Caracterização da produção científica na área de inovação pedagógica do curso de doutorado da Universidade da Madeira Brazão, Paulo Inovação pedagógica Produção científica IPITP Educação Pedagogical innovation Scientific production Education . Faculdade de Ciências Sociais |
title_short |
Caracterização da produção científica na área de inovação pedagógica do curso de doutorado da Universidade da Madeira |
title_full |
Caracterização da produção científica na área de inovação pedagógica do curso de doutorado da Universidade da Madeira |
title_fullStr |
Caracterização da produção científica na área de inovação pedagógica do curso de doutorado da Universidade da Madeira |
title_full_unstemmed |
Caracterização da produção científica na área de inovação pedagógica do curso de doutorado da Universidade da Madeira |
title_sort |
Caracterização da produção científica na área de inovação pedagógica do curso de doutorado da Universidade da Madeira |
author |
Brazão, Paulo |
author_facet |
Brazão, Paulo Dias, Alfrancio Ferreira Mendonça, Alice Cardoso, Lívia de Rezende |
author_role |
author |
author2 |
Dias, Alfrancio Ferreira Mendonça, Alice Cardoso, Lívia de Rezende |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
DigitUMa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brazão, Paulo Dias, Alfrancio Ferreira Mendonça, Alice Cardoso, Lívia de Rezende |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inovação pedagógica Produção científica IPITP Educação Pedagogical innovation Scientific production Education . Faculdade de Ciências Sociais |
topic |
Inovação pedagógica Produção científica IPITP Educação Pedagogical innovation Scientific production Education . Faculdade de Ciências Sociais |
description |
Desde 2003, a existência de uma linha de pesquisa em Inovação Pedagógica no Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira, possibilitou a ampliação da produção científica nesta área. Após esse tempo, urge sistematizar os aspetos identitários, os elementos epistemológicos e de boas práticas reconhecidas como inovadoras para o campo da Pedagogia e da Educação. Neste artigo apresentamos a parte inicial do projeto Inovação Pedagógica: Identidade, Teoria e Práticas (IPITP) onde caracterizamos a produção científica realizada na área de Inovação Pedagógica do curso de doutoramento da Universidade da Madeira (PT). Concluímos que os pesquisadores são maioritariamente femininos e de nacionalidade brasileira. Os temas mais investigados são os que possuem maior relação com o espaço escolar e tornam evidente a presença de invariantes culturais que dificultam a inovação pedagógica. O conhecimento oriundo destas pesquisas mostra a perfusão entre a teoria e a prática bem conjugada com o método de pesquisa descritiva utilizado. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-01-01T00:00:00Z 2020-01-01T00:00:00Z 2022-07-25T11:01:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.13/4457 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.13/4457 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Brazão, P., Dias, A. F., Mendonça, A., & Cardoso, L. R. (2020). Caracterização da produção científica na área de inovação pedagógica do curso de doutorado da Universidade da Madeira. Revista on line de Política e Gestão Educacional, 571-592. 10.22633/rpge.v24i2.13742 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras, Campus de Araraquara, Unesp |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras, Campus de Araraquara, Unesp |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129952925253632 |