Caracterização da produção científica na área de inovação pedagógica do curso de doutorado da Universidade da Madeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brazão, Paulo
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Dias, Alfrancio Ferreira, Mendonça, Alice, Cardoso, Lívia de Rezende
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/4457
Resumo: Desde 2003, a existência de uma linha de pesquisa em Inovação Pedagógica no Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira, possibilitou a ampliação da produção científica nesta área. Após esse tempo, urge sistematizar os aspetos identitários, os elementos epistemológicos e de boas práticas reconhecidas como inovadoras para o campo da Pedagogia e da Educação. Neste artigo apresentamos a parte inicial do projeto Inovação Pedagógica: Identidade, Teoria e Práticas (IPITP) onde caracterizamos a produção científica realizada na área de Inovação Pedagógica do curso de doutoramento da Universidade da Madeira (PT). Concluímos que os pesquisadores são maioritariamente femininos e de nacionalidade brasileira. Os temas mais investigados são os que possuem maior relação com o espaço escolar e tornam evidente a presença de invariantes culturais que dificultam a inovação pedagógica. O conhecimento oriundo destas pesquisas mostra a perfusão entre a teoria e a prática bem conjugada com o método de pesquisa descritiva utilizado.
id RCAP_93d9e3d16df680b1bbabe40149d6e62a
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/4457
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Caracterização da produção científica na área de inovação pedagógica do curso de doutorado da Universidade da MadeiraInovação pedagógicaProdução científicaIPITPEducaçãoPedagogical innovationScientific productionEducation.Faculdade de Ciências SociaisDesde 2003, a existência de uma linha de pesquisa em Inovação Pedagógica no Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira, possibilitou a ampliação da produção científica nesta área. Após esse tempo, urge sistematizar os aspetos identitários, os elementos epistemológicos e de boas práticas reconhecidas como inovadoras para o campo da Pedagogia e da Educação. Neste artigo apresentamos a parte inicial do projeto Inovação Pedagógica: Identidade, Teoria e Práticas (IPITP) onde caracterizamos a produção científica realizada na área de Inovação Pedagógica do curso de doutoramento da Universidade da Madeira (PT). Concluímos que os pesquisadores são maioritariamente femininos e de nacionalidade brasileira. Os temas mais investigados são os que possuem maior relação com o espaço escolar e tornam evidente a presença de invariantes culturais que dificultam a inovação pedagógica. O conhecimento oriundo destas pesquisas mostra a perfusão entre a teoria e a prática bem conjugada com o método de pesquisa descritiva utilizado.Since 2003, the existence of a line of research in Pedagogical Innovation at the Education Research Center of the University of Madeira, has made it possible to expand scientific production in this area. After that time, there is an urgent need to systematize the identity aspects, the epistemological elements and good practices recognized as innovative for the field of pedagogy and Education. This article presents the Pedagogical Innovation project: Identity, Theory and Practices (IPITP) and characterizes the scientific production in the Pedagogical Innovation area of the PhD course at the University of Madeira (PT). We conclude that the researchers are mostly female and of Brazilian nationality. The most investigated themes are those that have a greater relationship with the school space and make evident the presence of cultural invariants that hinder pedagogical innovation. The knowledge derived from these researches shows the perfusion between theory and practice well combined with the descriptive research method used.Faculdade de Ciências e Letras, Campus de Araraquara, UnespDigitUMaBrazão, PauloDias, Alfrancio FerreiraMendonça, AliceCardoso, Lívia de Rezende2022-07-25T11:01:11Z2020-01-01T00:00:00Z2020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/4457porBrazão, P., Dias, A. F., Mendonça, A., & Cardoso, L. R. (2020). Caracterização da produção científica na área de inovação pedagógica do curso de doutorado da Universidade da Madeira. Revista on line de Política e Gestão Educacional, 571-592.10.22633/rpge.v24i2.13742info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:57:46Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/4457Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:08:29.520186Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Caracterização da produção científica na área de inovação pedagógica do curso de doutorado da Universidade da Madeira
title Caracterização da produção científica na área de inovação pedagógica do curso de doutorado da Universidade da Madeira
spellingShingle Caracterização da produção científica na área de inovação pedagógica do curso de doutorado da Universidade da Madeira
Brazão, Paulo
Inovação pedagógica
Produção científica
IPITP
Educação
Pedagogical innovation
Scientific production
Education
.
Faculdade de Ciências Sociais
title_short Caracterização da produção científica na área de inovação pedagógica do curso de doutorado da Universidade da Madeira
title_full Caracterização da produção científica na área de inovação pedagógica do curso de doutorado da Universidade da Madeira
title_fullStr Caracterização da produção científica na área de inovação pedagógica do curso de doutorado da Universidade da Madeira
title_full_unstemmed Caracterização da produção científica na área de inovação pedagógica do curso de doutorado da Universidade da Madeira
title_sort Caracterização da produção científica na área de inovação pedagógica do curso de doutorado da Universidade da Madeira
author Brazão, Paulo
author_facet Brazão, Paulo
Dias, Alfrancio Ferreira
Mendonça, Alice
Cardoso, Lívia de Rezende
author_role author
author2 Dias, Alfrancio Ferreira
Mendonça, Alice
Cardoso, Lívia de Rezende
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Brazão, Paulo
Dias, Alfrancio Ferreira
Mendonça, Alice
Cardoso, Lívia de Rezende
dc.subject.por.fl_str_mv Inovação pedagógica
Produção científica
IPITP
Educação
Pedagogical innovation
Scientific production
Education
.
Faculdade de Ciências Sociais
topic Inovação pedagógica
Produção científica
IPITP
Educação
Pedagogical innovation
Scientific production
Education
.
Faculdade de Ciências Sociais
description Desde 2003, a existência de uma linha de pesquisa em Inovação Pedagógica no Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira, possibilitou a ampliação da produção científica nesta área. Após esse tempo, urge sistematizar os aspetos identitários, os elementos epistemológicos e de boas práticas reconhecidas como inovadoras para o campo da Pedagogia e da Educação. Neste artigo apresentamos a parte inicial do projeto Inovação Pedagógica: Identidade, Teoria e Práticas (IPITP) onde caracterizamos a produção científica realizada na área de Inovação Pedagógica do curso de doutoramento da Universidade da Madeira (PT). Concluímos que os pesquisadores são maioritariamente femininos e de nacionalidade brasileira. Os temas mais investigados são os que possuem maior relação com o espaço escolar e tornam evidente a presença de invariantes culturais que dificultam a inovação pedagógica. O conhecimento oriundo destas pesquisas mostra a perfusão entre a teoria e a prática bem conjugada com o método de pesquisa descritiva utilizado.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-01T00:00:00Z
2020-01-01T00:00:00Z
2022-07-25T11:01:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/4457
url http://hdl.handle.net/10400.13/4457
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Brazão, P., Dias, A. F., Mendonça, A., & Cardoso, L. R. (2020). Caracterização da produção científica na área de inovação pedagógica do curso de doutorado da Universidade da Madeira. Revista on line de Política e Gestão Educacional, 571-592.
10.22633/rpge.v24i2.13742
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras, Campus de Araraquara, Unesp
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras, Campus de Araraquara, Unesp
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129952925253632