Aplicações das redes sociais e das mídias locativas na comunicação do turismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Ludmila Girardi
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.34624/rtd.v2i13/14.12409
Resumo: Applications in tourism of the information communication technology have a tendency to use digital media such as social networks (communication mediated by the internet) and locative media (digital communication systems based on geographic location). This article aims to identify the applications of information communication technological in tourism,classify and characterize social networks and locative media, as well analyze and illustrate the application of these media in tourism.According to their functions and resources, social networks have been classified into types (relationship networking, sharing networks, publishing network and microblogging networks), just as the locative media (augmented reality, mapping and monitoring; geotags and urban annotation). The analysis of the application of these digital mediain tourism identified its possibilities into three features of tourism communication: advertisement, business management and production of services. The digital media presentes itsel to tourism as a kind of “info-structure” in which the social networks are caractherized fundamentally on allowing comum people become active producers and distributors of tourism information, and the locative media caractherizes on the mobility of consumption e production of tourism information.
id RCAP_93def9d87dda026c8ca87522f095c475
oai_identifier_str oai:proa.ua.pt:article/12409
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Aplicações das redes sociais e das mídias locativas na comunicação do turismoApplications in tourism of the information communication technology have a tendency to use digital media such as social networks (communication mediated by the internet) and locative media (digital communication systems based on geographic location). This article aims to identify the applications of information communication technological in tourism,classify and characterize social networks and locative media, as well analyze and illustrate the application of these media in tourism.According to their functions and resources, social networks have been classified into types (relationship networking, sharing networks, publishing network and microblogging networks), just as the locative media (augmented reality, mapping and monitoring; geotags and urban annotation). The analysis of the application of these digital mediain tourism identified its possibilities into three features of tourism communication: advertisement, business management and production of services. The digital media presentes itsel to tourism as a kind of “info-structure” in which the social networks are caractherized fundamentally on allowing comum people become active producers and distributors of tourism information, and the locative media caractherizes on the mobility of consumption e production of tourism information.As aplicações no turismo das tecnologias de informação e comunicação apresentam uma têndencia de uso de mídias digitais, como as redes sociais (sistemas de comunicação mediados pela internet) e as mídias locativas (sistemas de comunicação digital baseados em localização geográfica). Este artigo tem como objetivos identificar as aplicações das mídias digitais na comunicação do turismo, classificar e caracterizar as redes sociais e as mídias locativas, bem como analisar e exemplificar as aplicações destas mídias no turismo. De acordo com suas funções e recursos, as redes sociais foram classificadas em tipos (redes de relacionamento; redes de partilha; redes de publicação e redes de microblogging), do mesmo modo que as mídias locativas (realidade aumentada; mapeamento e monitoramento; geotags e anotação urbana). A análise de aplicação destas mídias digitais no turismo identificou suas possibilidades em três características da comunicação do turismo: divulgação, gestão empresarial e produção de serviços. As mídias digitais se apresentam para o turismo como uma espécie de “info-estrutura”, em que as redes sociais caracterizam-se fundamentalmente pela permissão que pessoas comuns sejam produtores e distribuidores ativos da informação turística e a mídias locativas pela mobilidade do consumo e produção da informação turística.Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo da Universidade de Aveiro2010-01-01T00:00:00Zjournal articlejournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://doi.org/10.34624/rtd.v2i13/14.12409oai:proa.ua.pt:article/12409Journal of Tourism & Development; Vol 2 No 13/14 (2010); 853-860Revista Turismo & Desenvolvimento; vol. 2 n.º 13/14 (2010); 853-8602182-14531645-9261reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://proa.ua.pt/index.php/rtd/article/view/12409https://doi.org/10.34624/rtd.v2i13/14.12409https://proa.ua.pt/index.php/rtd/article/view/12409/8189https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessAlves, Ludmila Girardi2022-09-26T10:57:01Zoai:proa.ua.pt:article/12409Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:05:43.577625Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aplicações das redes sociais e das mídias locativas na comunicação do turismo
title Aplicações das redes sociais e das mídias locativas na comunicação do turismo
spellingShingle Aplicações das redes sociais e das mídias locativas na comunicação do turismo
Alves, Ludmila Girardi
title_short Aplicações das redes sociais e das mídias locativas na comunicação do turismo
title_full Aplicações das redes sociais e das mídias locativas na comunicação do turismo
title_fullStr Aplicações das redes sociais e das mídias locativas na comunicação do turismo
title_full_unstemmed Aplicações das redes sociais e das mídias locativas na comunicação do turismo
title_sort Aplicações das redes sociais e das mídias locativas na comunicação do turismo
author Alves, Ludmila Girardi
author_facet Alves, Ludmila Girardi
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Ludmila Girardi
description Applications in tourism of the information communication technology have a tendency to use digital media such as social networks (communication mediated by the internet) and locative media (digital communication systems based on geographic location). This article aims to identify the applications of information communication technological in tourism,classify and characterize social networks and locative media, as well analyze and illustrate the application of these media in tourism.According to their functions and resources, social networks have been classified into types (relationship networking, sharing networks, publishing network and microblogging networks), just as the locative media (augmented reality, mapping and monitoring; geotags and urban annotation). The analysis of the application of these digital mediain tourism identified its possibilities into three features of tourism communication: advertisement, business management and production of services. The digital media presentes itsel to tourism as a kind of “info-structure” in which the social networks are caractherized fundamentally on allowing comum people become active producers and distributors of tourism information, and the locative media caractherizes on the mobility of consumption e production of tourism information.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01T00:00:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv journal article
journal article
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.34624/rtd.v2i13/14.12409
oai:proa.ua.pt:article/12409
url https://doi.org/10.34624/rtd.v2i13/14.12409
identifier_str_mv oai:proa.ua.pt:article/12409
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://proa.ua.pt/index.php/rtd/article/view/12409
https://doi.org/10.34624/rtd.v2i13/14.12409
https://proa.ua.pt/index.php/rtd/article/view/12409/8189
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo da Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo da Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv Journal of Tourism & Development; Vol 2 No 13/14 (2010); 853-860
Revista Turismo & Desenvolvimento; vol. 2 n.º 13/14 (2010); 853-860
2182-1453
1645-9261
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130518932946944