A utilização das TIC em contexto de ensino - aprendizagem: potencialidades da Internet na promoção da expressão escrita

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Maria de Lurdes Henriques
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/38198
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário
id RCAP_941c451cf2c762e1ea50c3336322756b
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/38198
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A utilização das TIC em contexto de ensino - aprendizagem: potencialidades da Internet na promoção da expressão escritaThe use of ICT in the context of the teaching and learning process: the potentialities of Internet in the promotion of writingEspanhol língua estrangeira (ELE)Tecnologias de informação e comunicação (TIC)InternetExpressão escritaEnsino - aprendizagemEducaçãoRedes sociaisMotivaçãoSpanish as a foreign languageInformation and communication technologies (ICT)WritingTeaching and learning processEducationSocial networksMotivationRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e SecundárioEste relatório, realizado no âmbito do Estágio Profissional do Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário, tem como objetivo apresentar o processo de implementação do projeto denominado “A utilização das TIC em contexto de ensino/aprendizagem: potencialidades da Internet na promoção da expressão escrita” que decorreu no contexto específico de uma turma do 11º ano de escolaridade de uma escola de Braga. Nem sempre uma folha de papel em branco e uma caneta são capazes de motivar os alunos, reconhecidamente nativos digitais, para a prática da escrita. Portanto, consideramos importante fomentar a prática da expressão escrita, explorando as potencialidades exponenciais que as tecnologias de informação e comunicação e, concretamente, a Internet nos podem proporcionar nesta tarefa tão complexa como estimulante. Neste percurso, destacamos o desenvolvimento da competência comunicativa pelo envolvimento dos alunos em contextos reais de comunicação, capazes de os aproximar da língua espanhola e da cultura que esta veicula. Um exemplo que demonstra a eficácia desta abordagem relaciona-se com a criação online do grupo Intercâmbio Virtual que propiciou a aproximação dos alunos da turma com falantes de Espanhol, sobretudo mexicanos do Instituto Tecnológico de Monterrey e espanhóis associados ao programa Erasmus da Universidade do Minho. No final da intervenção pedagógica, tendo em conta a investigação desenvolvida e a análise dos resultados efetuada, tornou-se evidente que a utilização das TIC em contexto de ensino/aprendizagem pode ser muito profícua e que a exploração das potencialidades da Internet pode ser decisiva na promoção da expressão escrita e surtir efeitos muito positivos nos níveis de proficiência dos alunos.The purpose of this report, carried out in the context of the scope of the Master’s degree in Portuguese Teaching in the 3rd Cycle of Basic and Secondary Education and Spanish Teaching in Basic and Secondary Education, is to present the implementation process of the project entitled “The use of ICT in the context of the teaching and learning process: the potentialities of Internet in the promotion of writing”, developed in an 11th grade class in a school of Braga. Sometimes a single sheet of paper and a pen are not enough to motivate students, who were born in the digital era, to develop their writing skills. Thus, we consider important to promote writing, by exploring the exponential potentialities that information and communication technologies and, in particular, the Internet can offer to this complex as well as stimulating task. In this process, we give special emphasis to the development of the communicative competence through the students’ participation in real contexts of communication, which brought them close to the Spanish language and the culture it conveys. An example that demonstrates the efficiency of this approach is the online creation of the Virtual Exchange group which enabled the proximity of the class to Spanish-speaking students, specially Mexican students from the Instituto Tecnológico de Monterrey and Spanish students related to the Erasmus program of the University of Minho. At the end of the pedagogical intervention, bearing in mind the performed investigation and the analysis of the results accomplished, it has become clear that the use of ICT in the context of the teaching and learning process can be truly useful and that the search for the potentialities of the Internet can be crucial in the promotion of writing and originate strongly positive effects on students’ proficiency levels.Silva, António Carvalho daCea Álvarez, Ana MaríaUniversidade do MinhoMartins, Maria de Lurdes Henriques20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/38198porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:37:24Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/38198Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:33:41.497271Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A utilização das TIC em contexto de ensino - aprendizagem: potencialidades da Internet na promoção da expressão escrita
The use of ICT in the context of the teaching and learning process: the potentialities of Internet in the promotion of writing
title A utilização das TIC em contexto de ensino - aprendizagem: potencialidades da Internet na promoção da expressão escrita
spellingShingle A utilização das TIC em contexto de ensino - aprendizagem: potencialidades da Internet na promoção da expressão escrita
Martins, Maria de Lurdes Henriques
Espanhol língua estrangeira (ELE)
Tecnologias de informação e comunicação (TIC)
Internet
Expressão escrita
Ensino - aprendizagem
Educação
Redes sociais
Motivação
Spanish as a foreign language
Information and communication technologies (ICT)
Writing
Teaching and learning process
Education
Social networks
Motivation
title_short A utilização das TIC em contexto de ensino - aprendizagem: potencialidades da Internet na promoção da expressão escrita
title_full A utilização das TIC em contexto de ensino - aprendizagem: potencialidades da Internet na promoção da expressão escrita
title_fullStr A utilização das TIC em contexto de ensino - aprendizagem: potencialidades da Internet na promoção da expressão escrita
title_full_unstemmed A utilização das TIC em contexto de ensino - aprendizagem: potencialidades da Internet na promoção da expressão escrita
title_sort A utilização das TIC em contexto de ensino - aprendizagem: potencialidades da Internet na promoção da expressão escrita
author Martins, Maria de Lurdes Henriques
author_facet Martins, Maria de Lurdes Henriques
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, António Carvalho da
Cea Álvarez, Ana María
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Maria de Lurdes Henriques
dc.subject.por.fl_str_mv Espanhol língua estrangeira (ELE)
Tecnologias de informação e comunicação (TIC)
Internet
Expressão escrita
Ensino - aprendizagem
Educação
Redes sociais
Motivação
Spanish as a foreign language
Information and communication technologies (ICT)
Writing
Teaching and learning process
Education
Social networks
Motivation
topic Espanhol língua estrangeira (ELE)
Tecnologias de informação e comunicação (TIC)
Internet
Expressão escrita
Ensino - aprendizagem
Educação
Redes sociais
Motivação
Spanish as a foreign language
Information and communication technologies (ICT)
Writing
Teaching and learning process
Education
Social networks
Motivation
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/38198
url http://hdl.handle.net/1822/38198
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132856318951424