Motivação intrínseca e/ou extrínseca para o sucesso na aprendizagem da matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Manco, Rosária Maria Ramos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/34218
Resumo: O objetivo central deste trabalho consiste na análise da relação entre as competições matemáticas e o aumento da motivação e consequente sucesso na aprendizagem da matemática. O estudo foi realizado com 12 alunos da turma em que leciono, 7 do 2.º ano e 5 do 3.º ano de escolaridade sendo que os 5 alunos do 3.º ano acompanham o currículo do 2.º ano e beneficiam de Medidas de Suporte à Aprendizagem e à Inclusão do Dec. Lei 54/2018- Medidas Seletivas, alíneas b), c) e d), bem como de condições especiais de avaliação previstas nas alíneas e), g) e h). Foram utilizados instrumentos com o objetivo de comparar e avaliar a motivação dos alunos: competição online e competição realizada em prova de papel. Assim, foi realizado um inquérito no início e outro no final do estudo de caso que pretende analisar a opinião/atitude e expectativas dos alunos face à disciplina de matemática. As hipóteses colocadas neste estudo foram avaliadas através do método comparativo e correlacional, podendo concluir-se: sem dúvida a motivação é a chave do sucesso nas aprendizagens e as competições matemáticas online contribuem para aumentar a motivação dos alunos.
id RCAP_94211a9867758900b75b06311fc7a791
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/34218
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Motivação intrínseca e/ou extrínseca para o sucesso na aprendizagem da matemáticaCompetições em matemáticaCompetição e sucesso na aprendizagem da matemáticaMotivaçãoA matemática e os númerosO objetivo central deste trabalho consiste na análise da relação entre as competições matemáticas e o aumento da motivação e consequente sucesso na aprendizagem da matemática. O estudo foi realizado com 12 alunos da turma em que leciono, 7 do 2.º ano e 5 do 3.º ano de escolaridade sendo que os 5 alunos do 3.º ano acompanham o currículo do 2.º ano e beneficiam de Medidas de Suporte à Aprendizagem e à Inclusão do Dec. Lei 54/2018- Medidas Seletivas, alíneas b), c) e d), bem como de condições especiais de avaliação previstas nas alíneas e), g) e h). Foram utilizados instrumentos com o objetivo de comparar e avaliar a motivação dos alunos: competição online e competição realizada em prova de papel. Assim, foi realizado um inquérito no início e outro no final do estudo de caso que pretende analisar a opinião/atitude e expectativas dos alunos face à disciplina de matemática. As hipóteses colocadas neste estudo foram avaliadas através do método comparativo e correlacional, podendo concluir-se: sem dúvida a motivação é a chave do sucesso nas aprendizagens e as competições matemáticas online contribuem para aumentar a motivação dos alunos.The main objective of this work is to analyze the relationship between mathematical competitions and increased motivation and consequent success in learning mathematics. The study was carried out with 12 students from the class I teach, 7 from the 2nd year and 5 from the 3rd year of schooling, with the 5 students from the 3rd year following the 2nd year curriculum and benefiting from Measures to Support Learning and the Inclusion of Dec. Law 54/2018 - Selective Measures, sub-paragraphs b), c) and d), as well as special conditions for assessment provided for in sub-paragraphs e), g) and h). In this study, a survey was carried out at the beginning and at the end of the case study that aims to analyze the opinion/attitude and expectations of students towards the subject of mathematics. Instruments were used with the objective of comparing and evaluating the students' motivation: online competition and competition held in a paper test. The hypotheses put forward in this study were evaluated using the comparative and correlational method, and it can be concluded: without a doubt, motivation is the key to success in learning and online math competitions contribute to increasing student motivation.2022-07-20T13:45:14Z2021-11-24T00:00:00Z2021-11-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/34218porManco, Rosária Maria Ramosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:05:54Zoai:ria.ua.pt:10773/34218Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:05:31.720321Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Motivação intrínseca e/ou extrínseca para o sucesso na aprendizagem da matemática
title Motivação intrínseca e/ou extrínseca para o sucesso na aprendizagem da matemática
spellingShingle Motivação intrínseca e/ou extrínseca para o sucesso na aprendizagem da matemática
Manco, Rosária Maria Ramos
Competições em matemática
Competição e sucesso na aprendizagem da matemática
Motivação
A matemática e os números
title_short Motivação intrínseca e/ou extrínseca para o sucesso na aprendizagem da matemática
title_full Motivação intrínseca e/ou extrínseca para o sucesso na aprendizagem da matemática
title_fullStr Motivação intrínseca e/ou extrínseca para o sucesso na aprendizagem da matemática
title_full_unstemmed Motivação intrínseca e/ou extrínseca para o sucesso na aprendizagem da matemática
title_sort Motivação intrínseca e/ou extrínseca para o sucesso na aprendizagem da matemática
author Manco, Rosária Maria Ramos
author_facet Manco, Rosária Maria Ramos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Manco, Rosária Maria Ramos
dc.subject.por.fl_str_mv Competições em matemática
Competição e sucesso na aprendizagem da matemática
Motivação
A matemática e os números
topic Competições em matemática
Competição e sucesso na aprendizagem da matemática
Motivação
A matemática e os números
description O objetivo central deste trabalho consiste na análise da relação entre as competições matemáticas e o aumento da motivação e consequente sucesso na aprendizagem da matemática. O estudo foi realizado com 12 alunos da turma em que leciono, 7 do 2.º ano e 5 do 3.º ano de escolaridade sendo que os 5 alunos do 3.º ano acompanham o currículo do 2.º ano e beneficiam de Medidas de Suporte à Aprendizagem e à Inclusão do Dec. Lei 54/2018- Medidas Seletivas, alíneas b), c) e d), bem como de condições especiais de avaliação previstas nas alíneas e), g) e h). Foram utilizados instrumentos com o objetivo de comparar e avaliar a motivação dos alunos: competição online e competição realizada em prova de papel. Assim, foi realizado um inquérito no início e outro no final do estudo de caso que pretende analisar a opinião/atitude e expectativas dos alunos face à disciplina de matemática. As hipóteses colocadas neste estudo foram avaliadas através do método comparativo e correlacional, podendo concluir-se: sem dúvida a motivação é a chave do sucesso nas aprendizagens e as competições matemáticas online contribuem para aumentar a motivação dos alunos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-24T00:00:00Z
2021-11-24
2022-07-20T13:45:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/34218
url http://hdl.handle.net/10773/34218
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137710222344192