Explorando o papel da interacção virtual na formação inicial de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ponte, João Pedro da
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Oliveira, Paulo, Varandas, José Manuel, Oliveira, Hélia, Fonseca, Helena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/3078
Resumo: Este artigo analisa o funcionamento de uma componente de supervisão virtual, integrando um fórum de discussão e comunicação por e-mail, no estágio pedagógico de uma Licenciatura em Ensino da Matemática. Trata-se de uma investigação sobre a prática profissional dos respectivos autores que segue uma abordagem qualitativa e interpretativa e é baseada em estudos de caso de estagiários. Os resultados mostram que o dispositivo se revelou de utilidade assinalável para os estagiários com uma atitude mais reflexiva, sendo pouco valorizado pelos restantes. O fórum constituiu um elemento propiciador de reflexões e discussões mas o e-mail só pontualmente serviu para proporcionar apoio clínico aos formandos. O papel do orientador pedagógico no estabelecimento de uma cultura de participação activa no fórum e de utilização fluente do e-mail constitui o ponto mais importante a requerer atenção futura.
id RCAP_94694815e648a085625c15799aa1adb6
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/3078
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Explorando o papel da interacção virtual na formação inicial de professoresFormação inicialPreservice teacher educationProfessores de MatemáticaMathematics TeacherTICICTInteracção virtualVirtual interactionEste artigo analisa o funcionamento de uma componente de supervisão virtual, integrando um fórum de discussão e comunicação por e-mail, no estágio pedagógico de uma Licenciatura em Ensino da Matemática. Trata-se de uma investigação sobre a prática profissional dos respectivos autores que segue uma abordagem qualitativa e interpretativa e é baseada em estudos de caso de estagiários. Os resultados mostram que o dispositivo se revelou de utilidade assinalável para os estagiários com uma atitude mais reflexiva, sendo pouco valorizado pelos restantes. O fórum constituiu um elemento propiciador de reflexões e discussões mas o e-mail só pontualmente serviu para proporcionar apoio clínico aos formandos. O papel do orientador pedagógico no estabelecimento de uma cultura de participação activa no fórum e de utilização fluente do e-mail constitui o ponto mais importante a requerer atenção futura.Universidade AbertaRepositório da Universidade de LisboaPonte, João Pedro daOliveira, PauloVarandas, José ManuelOliveira, HéliaFonseca, Helena2011-04-11T10:11:13Z20042004-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/3078porPonte, J. P., Oliveira, P., Varandas, J. M., Oliveira, H., & Fonseca, H. (2004). Explorando o papel da interacção virtual na formação inicial de professores. Discursos, 2, 135-158.0872-0738info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:43:35Zoai:repositorio.ul.pt:10451/3078Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:29:12.177515Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Explorando o papel da interacção virtual na formação inicial de professores
title Explorando o papel da interacção virtual na formação inicial de professores
spellingShingle Explorando o papel da interacção virtual na formação inicial de professores
Ponte, João Pedro da
Formação inicial
Preservice teacher education
Professores de Matemática
Mathematics Teacher
TIC
ICT
Interacção virtual
Virtual interaction
title_short Explorando o papel da interacção virtual na formação inicial de professores
title_full Explorando o papel da interacção virtual na formação inicial de professores
title_fullStr Explorando o papel da interacção virtual na formação inicial de professores
title_full_unstemmed Explorando o papel da interacção virtual na formação inicial de professores
title_sort Explorando o papel da interacção virtual na formação inicial de professores
author Ponte, João Pedro da
author_facet Ponte, João Pedro da
Oliveira, Paulo
Varandas, José Manuel
Oliveira, Hélia
Fonseca, Helena
author_role author
author2 Oliveira, Paulo
Varandas, José Manuel
Oliveira, Hélia
Fonseca, Helena
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Ponte, João Pedro da
Oliveira, Paulo
Varandas, José Manuel
Oliveira, Hélia
Fonseca, Helena
dc.subject.por.fl_str_mv Formação inicial
Preservice teacher education
Professores de Matemática
Mathematics Teacher
TIC
ICT
Interacção virtual
Virtual interaction
topic Formação inicial
Preservice teacher education
Professores de Matemática
Mathematics Teacher
TIC
ICT
Interacção virtual
Virtual interaction
description Este artigo analisa o funcionamento de uma componente de supervisão virtual, integrando um fórum de discussão e comunicação por e-mail, no estágio pedagógico de uma Licenciatura em Ensino da Matemática. Trata-se de uma investigação sobre a prática profissional dos respectivos autores que segue uma abordagem qualitativa e interpretativa e é baseada em estudos de caso de estagiários. Os resultados mostram que o dispositivo se revelou de utilidade assinalável para os estagiários com uma atitude mais reflexiva, sendo pouco valorizado pelos restantes. O fórum constituiu um elemento propiciador de reflexões e discussões mas o e-mail só pontualmente serviu para proporcionar apoio clínico aos formandos. O papel do orientador pedagógico no estabelecimento de uma cultura de participação activa no fórum e de utilização fluente do e-mail constitui o ponto mais importante a requerer atenção futura.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004
2004-01-01T00:00:00Z
2011-04-11T10:11:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/3078
url http://hdl.handle.net/10451/3078
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Ponte, J. P., Oliveira, P., Varandas, J. M., Oliveira, H., & Fonseca, H. (2004). Explorando o papel da interacção virtual na formação inicial de professores. Discursos, 2, 135-158.
0872-0738
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Aberta
publisher.none.fl_str_mv Universidade Aberta
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134176554778624