Explorando o papel da interacção virtual na formação inicial de professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/3078 |
Resumo: | Este artigo analisa o funcionamento de uma componente de supervisão virtual, integrando um fórum de discussão e comunicação por e-mail, no estágio pedagógico de uma Licenciatura em Ensino da Matemática. Trata-se de uma investigação sobre a prática profissional dos respectivos autores que segue uma abordagem qualitativa e interpretativa e é baseada em estudos de caso de estagiários. Os resultados mostram que o dispositivo se revelou de utilidade assinalável para os estagiários com uma atitude mais reflexiva, sendo pouco valorizado pelos restantes. O fórum constituiu um elemento propiciador de reflexões e discussões mas o e-mail só pontualmente serviu para proporcionar apoio clínico aos formandos. O papel do orientador pedagógico no estabelecimento de uma cultura de participação activa no fórum e de utilização fluente do e-mail constitui o ponto mais importante a requerer atenção futura. |
id |
RCAP_94694815e648a085625c15799aa1adb6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/3078 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Explorando o papel da interacção virtual na formação inicial de professoresFormação inicialPreservice teacher educationProfessores de MatemáticaMathematics TeacherTICICTInteracção virtualVirtual interactionEste artigo analisa o funcionamento de uma componente de supervisão virtual, integrando um fórum de discussão e comunicação por e-mail, no estágio pedagógico de uma Licenciatura em Ensino da Matemática. Trata-se de uma investigação sobre a prática profissional dos respectivos autores que segue uma abordagem qualitativa e interpretativa e é baseada em estudos de caso de estagiários. Os resultados mostram que o dispositivo se revelou de utilidade assinalável para os estagiários com uma atitude mais reflexiva, sendo pouco valorizado pelos restantes. O fórum constituiu um elemento propiciador de reflexões e discussões mas o e-mail só pontualmente serviu para proporcionar apoio clínico aos formandos. O papel do orientador pedagógico no estabelecimento de uma cultura de participação activa no fórum e de utilização fluente do e-mail constitui o ponto mais importante a requerer atenção futura.Universidade AbertaRepositório da Universidade de LisboaPonte, João Pedro daOliveira, PauloVarandas, José ManuelOliveira, HéliaFonseca, Helena2011-04-11T10:11:13Z20042004-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/3078porPonte, J. P., Oliveira, P., Varandas, J. M., Oliveira, H., & Fonseca, H. (2004). Explorando o papel da interacção virtual na formação inicial de professores. Discursos, 2, 135-158.0872-0738info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:43:35Zoai:repositorio.ul.pt:10451/3078Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:29:12.177515Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Explorando o papel da interacção virtual na formação inicial de professores |
title |
Explorando o papel da interacção virtual na formação inicial de professores |
spellingShingle |
Explorando o papel da interacção virtual na formação inicial de professores Ponte, João Pedro da Formação inicial Preservice teacher education Professores de Matemática Mathematics Teacher TIC ICT Interacção virtual Virtual interaction |
title_short |
Explorando o papel da interacção virtual na formação inicial de professores |
title_full |
Explorando o papel da interacção virtual na formação inicial de professores |
title_fullStr |
Explorando o papel da interacção virtual na formação inicial de professores |
title_full_unstemmed |
Explorando o papel da interacção virtual na formação inicial de professores |
title_sort |
Explorando o papel da interacção virtual na formação inicial de professores |
author |
Ponte, João Pedro da |
author_facet |
Ponte, João Pedro da Oliveira, Paulo Varandas, José Manuel Oliveira, Hélia Fonseca, Helena |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Paulo Varandas, José Manuel Oliveira, Hélia Fonseca, Helena |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ponte, João Pedro da Oliveira, Paulo Varandas, José Manuel Oliveira, Hélia Fonseca, Helena |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação inicial Preservice teacher education Professores de Matemática Mathematics Teacher TIC ICT Interacção virtual Virtual interaction |
topic |
Formação inicial Preservice teacher education Professores de Matemática Mathematics Teacher TIC ICT Interacção virtual Virtual interaction |
description |
Este artigo analisa o funcionamento de uma componente de supervisão virtual, integrando um fórum de discussão e comunicação por e-mail, no estágio pedagógico de uma Licenciatura em Ensino da Matemática. Trata-se de uma investigação sobre a prática profissional dos respectivos autores que segue uma abordagem qualitativa e interpretativa e é baseada em estudos de caso de estagiários. Os resultados mostram que o dispositivo se revelou de utilidade assinalável para os estagiários com uma atitude mais reflexiva, sendo pouco valorizado pelos restantes. O fórum constituiu um elemento propiciador de reflexões e discussões mas o e-mail só pontualmente serviu para proporcionar apoio clínico aos formandos. O papel do orientador pedagógico no estabelecimento de uma cultura de participação activa no fórum e de utilização fluente do e-mail constitui o ponto mais importante a requerer atenção futura. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004 2004-01-01T00:00:00Z 2011-04-11T10:11:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/3078 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/3078 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Ponte, J. P., Oliveira, P., Varandas, J. M., Oliveira, H., & Fonseca, H. (2004). Explorando o papel da interacção virtual na formação inicial de professores. Discursos, 2, 135-158. 0872-0738 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Aberta |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Aberta |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134176554778624 |