Efeito da memória, compreensão oral, vocabulário, nomeação rápida automática (RAN) na fluência de leitura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/77680 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Psicologia Aplicada |
id |
RCAP_948110b2633ddb7f510a8509b1fbabe4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/77680 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Efeito da memória, compreensão oral, vocabulário, nomeação rápida automática (RAN) na fluência de leituraEffect of memory, listening comprehension, vocabulary, automatic rapid naming (RAN) in reading fluencyFluência de leituraVocabulárioCompreensão oralNomeação rápida automática (RAN)Memória2º ano de escolaridadeReading fluencyVocabularyListening comprehensionRapid automatic naming (RAN)Memory2nd year of schoolingCiências Sociais::PsicologiaDissertação de mestrado em Psicologia AplicadaA investigação tem mostrado cada vez mais a importância da fluência de leitura no desempenho da leitura em geral. No entanto, apesar de mostrar que algumas variáveis, como, a memória, o vocabulário, a nomeação rápida automática (RAN) tem um contributo no desempenho deste construto, pouco se sabe sobre quais variáveis são preditoras da fluência de leitura. Desta forma, o principal objetivo deste estudo é analisar o impacto destas variáveis na fluência de leitura no final do 2º ano de escolaridade. Este estudo surgiu no âmbito de um projeto mais lato de intervenção na leitura. Neste estudo participaram 82 alunos do 2º ano de escolaridade do 1º ciclo do Ensino básico do norte do país. Realizaram cinco provas com o intuito de avaliar a memória de trabalho, compreensão oral, fluência de leitura, nomeação rápida automática (RAN) e vocabulário. O resultado da regressão linear múltipla mostra que a única variável preditora da fluência de leitura é a nomeação rápida de dígitos. Os resultados obtidos são analisados detalhadamente, bem como, são apresentadas algumas limitações de estudo e orientações para futuras investigações que possam surgir.Research has increasingly shown the importance of reading fluency in reading performance in general. However, although it shows that some variables, such as memory, vocabulary, automatic rapid naming (RAN) have a contribution to the performance of this construct, little is known about which variables are predictors of reading fluency. Thus, the main objective of this study is to analyze the impact of these variables on reading fluency at the end of the 2nd year of schooling. This study emerged as part of a broader reading intervention project. In this study, 82 students of the 2nd year of schooling of the 1st cycle of elementary school in the north of the country participated. They conducted five tests in order to evaluate working memory, oral comprehension, reading fluency, rapid automatized naming (RAN) and vocabulary. The result of multiple linear regression shows that the only predictor variable of reading fluency is rapid digit naming. The results obtained are analyzed in detail, as well as, some study limitations and guidelines for future investigations that may arise are presented.Ribeiro, IolandaCadime, Irene Maria DiasUniversidade do MinhoMagalhães, Joana Beatriz Pereira2022-03-112022-03-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/77680por202962636info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:44:56Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/77680Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:42:43.502456Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Efeito da memória, compreensão oral, vocabulário, nomeação rápida automática (RAN) na fluência de leitura Effect of memory, listening comprehension, vocabulary, automatic rapid naming (RAN) in reading fluency |
title |
Efeito da memória, compreensão oral, vocabulário, nomeação rápida automática (RAN) na fluência de leitura |
spellingShingle |
Efeito da memória, compreensão oral, vocabulário, nomeação rápida automática (RAN) na fluência de leitura Magalhães, Joana Beatriz Pereira Fluência de leitura Vocabulário Compreensão oral Nomeação rápida automática (RAN) Memória 2º ano de escolaridade Reading fluency Vocabulary Listening comprehension Rapid automatic naming (RAN) Memory 2nd year of schooling Ciências Sociais::Psicologia |
title_short |
Efeito da memória, compreensão oral, vocabulário, nomeação rápida automática (RAN) na fluência de leitura |
title_full |
Efeito da memória, compreensão oral, vocabulário, nomeação rápida automática (RAN) na fluência de leitura |
title_fullStr |
Efeito da memória, compreensão oral, vocabulário, nomeação rápida automática (RAN) na fluência de leitura |
title_full_unstemmed |
Efeito da memória, compreensão oral, vocabulário, nomeação rápida automática (RAN) na fluência de leitura |
title_sort |
Efeito da memória, compreensão oral, vocabulário, nomeação rápida automática (RAN) na fluência de leitura |
author |
Magalhães, Joana Beatriz Pereira |
author_facet |
Magalhães, Joana Beatriz Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ribeiro, Iolanda Cadime, Irene Maria Dias Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Magalhães, Joana Beatriz Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Fluência de leitura Vocabulário Compreensão oral Nomeação rápida automática (RAN) Memória 2º ano de escolaridade Reading fluency Vocabulary Listening comprehension Rapid automatic naming (RAN) Memory 2nd year of schooling Ciências Sociais::Psicologia |
topic |
Fluência de leitura Vocabulário Compreensão oral Nomeação rápida automática (RAN) Memória 2º ano de escolaridade Reading fluency Vocabulary Listening comprehension Rapid automatic naming (RAN) Memory 2nd year of schooling Ciências Sociais::Psicologia |
description |
Dissertação de mestrado em Psicologia Aplicada |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-03-11 2022-03-11T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1822/77680 |
url |
https://hdl.handle.net/1822/77680 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
202962636 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132980887683072 |