Efeito da memória, compreensão oral, vocabulário, nomeação rápida automática (RAN) na fluência de leitura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães, Joana Beatriz Pereira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/77680
Resumo: Dissertação de mestrado em Psicologia Aplicada
id RCAP_948110b2633ddb7f510a8509b1fbabe4
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/77680
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Efeito da memória, compreensão oral, vocabulário, nomeação rápida automática (RAN) na fluência de leituraEffect of memory, listening comprehension, vocabulary, automatic rapid naming (RAN) in reading fluencyFluência de leituraVocabulárioCompreensão oralNomeação rápida automática (RAN)Memória2º ano de escolaridadeReading fluencyVocabularyListening comprehensionRapid automatic naming (RAN)Memory2nd year of schoolingCiências Sociais::PsicologiaDissertação de mestrado em Psicologia AplicadaA investigação tem mostrado cada vez mais a importância da fluência de leitura no desempenho da leitura em geral. No entanto, apesar de mostrar que algumas variáveis, como, a memória, o vocabulário, a nomeação rápida automática (RAN) tem um contributo no desempenho deste construto, pouco se sabe sobre quais variáveis são preditoras da fluência de leitura. Desta forma, o principal objetivo deste estudo é analisar o impacto destas variáveis na fluência de leitura no final do 2º ano de escolaridade. Este estudo surgiu no âmbito de um projeto mais lato de intervenção na leitura. Neste estudo participaram 82 alunos do 2º ano de escolaridade do 1º ciclo do Ensino básico do norte do país. Realizaram cinco provas com o intuito de avaliar a memória de trabalho, compreensão oral, fluência de leitura, nomeação rápida automática (RAN) e vocabulário. O resultado da regressão linear múltipla mostra que a única variável preditora da fluência de leitura é a nomeação rápida de dígitos. Os resultados obtidos são analisados detalhadamente, bem como, são apresentadas algumas limitações de estudo e orientações para futuras investigações que possam surgir.Research has increasingly shown the importance of reading fluency in reading performance in general. However, although it shows that some variables, such as memory, vocabulary, automatic rapid naming (RAN) have a contribution to the performance of this construct, little is known about which variables are predictors of reading fluency. Thus, the main objective of this study is to analyze the impact of these variables on reading fluency at the end of the 2nd year of schooling. This study emerged as part of a broader reading intervention project. In this study, 82 students of the 2nd year of schooling of the 1st cycle of elementary school in the north of the country participated. They conducted five tests in order to evaluate working memory, oral comprehension, reading fluency, rapid automatized naming (RAN) and vocabulary. The result of multiple linear regression shows that the only predictor variable of reading fluency is rapid digit naming. The results obtained are analyzed in detail, as well as, some study limitations and guidelines for future investigations that may arise are presented.Ribeiro, IolandaCadime, Irene Maria DiasUniversidade do MinhoMagalhães, Joana Beatriz Pereira2022-03-112022-03-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/77680por202962636info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:44:56Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/77680Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:42:43.502456Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Efeito da memória, compreensão oral, vocabulário, nomeação rápida automática (RAN) na fluência de leitura
Effect of memory, listening comprehension, vocabulary, automatic rapid naming (RAN) in reading fluency
title Efeito da memória, compreensão oral, vocabulário, nomeação rápida automática (RAN) na fluência de leitura
spellingShingle Efeito da memória, compreensão oral, vocabulário, nomeação rápida automática (RAN) na fluência de leitura
Magalhães, Joana Beatriz Pereira
Fluência de leitura
Vocabulário
Compreensão oral
Nomeação rápida automática (RAN)
Memória
2º ano de escolaridade
Reading fluency
Vocabulary
Listening comprehension
Rapid automatic naming (RAN)
Memory
2nd year of schooling
Ciências Sociais::Psicologia
title_short Efeito da memória, compreensão oral, vocabulário, nomeação rápida automática (RAN) na fluência de leitura
title_full Efeito da memória, compreensão oral, vocabulário, nomeação rápida automática (RAN) na fluência de leitura
title_fullStr Efeito da memória, compreensão oral, vocabulário, nomeação rápida automática (RAN) na fluência de leitura
title_full_unstemmed Efeito da memória, compreensão oral, vocabulário, nomeação rápida automática (RAN) na fluência de leitura
title_sort Efeito da memória, compreensão oral, vocabulário, nomeação rápida automática (RAN) na fluência de leitura
author Magalhães, Joana Beatriz Pereira
author_facet Magalhães, Joana Beatriz Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ribeiro, Iolanda
Cadime, Irene Maria Dias
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Magalhães, Joana Beatriz Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Fluência de leitura
Vocabulário
Compreensão oral
Nomeação rápida automática (RAN)
Memória
2º ano de escolaridade
Reading fluency
Vocabulary
Listening comprehension
Rapid automatic naming (RAN)
Memory
2nd year of schooling
Ciências Sociais::Psicologia
topic Fluência de leitura
Vocabulário
Compreensão oral
Nomeação rápida automática (RAN)
Memória
2º ano de escolaridade
Reading fluency
Vocabulary
Listening comprehension
Rapid automatic naming (RAN)
Memory
2nd year of schooling
Ciências Sociais::Psicologia
description Dissertação de mestrado em Psicologia Aplicada
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-11
2022-03-11T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/77680
url https://hdl.handle.net/1822/77680
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202962636
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132980887683072