O poder de influência das redes sociais no consumo de conteúdos da Netflix em Portugal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/15662 |
Resumo: | Dissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing. |
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O poder de influência das redes sociais no consumo de conteúdos da Netflix em PortugalRedes sociaisStreamingNetflixOpiniãoInfluênciaSocial networksOpinionInfluenceDissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing.No mundo digital em que vivemos, as redes sociais podem ser poderosos acessórios na construção de ideias ou opiniões sobre uma determinada matéria. A presente investigação procurou averiguar a relação entre a utilização das redes sociais e o consumo de conteúdos da Netflix no panorama português. Deste modo, a questão de partida que se colocou foi: “A interação entre utilizadores nas redes sociais pode influenciar o consumo de séries e/ou filmes da Netflix em Portugal?”. Os principais objetivos deste trabalho consistem em entender a relação da população com as redes sociais, se estas conseguem influenciar as escolhas dos consumidores relativamente a produtos ou serviços, perceber a relação dos indivíduos com a Netflix, caracterizar o utilizador desta plataforma e, por último, fazer a relação entre as redes sociais e a Netflix. O método utilizado foi o inquérito por questionário online, dividido em quatro grupos de questões: i) redes sociais, ii) Netflix, iii) redes sociais e Netflix e iv) características sociodemográficas. O questionário foi partilhado através das redes sociais, onde obteve uma amostra de 254 respostas. Os principais resultados reunidos nesta investigação demonstram que as redes sociais conseguem ser elementos influenciadores entre os inquiridos no momento de escolherem uma série ou um filme da Netflix.ABSTRACT: In the digital world where we live, social networks can be powerful accessories in the construction of ideas or opinions on a particular subject. The present investigation explores the relation between the use of social networks and the content consumption from Netflix in Portugal. Thus, the starting question was: “Can the interaction between users on social networks influence the consumption of Netflix TV shows or movies in Portugal?”. The main goals of this work are to understand the population’s relation with social networks, whether social networks can influence user’s choices regarding products or services, understand people’s relation with Netflix, characterize the platform user and, finally, to establish the relationship between social networks and Netflix. The method used was an online questionnaire survey, divided into four groups of questions: i) social networks, ii) Netflix, iii) social networks and Netflix and iv) sociodemographic characteristics. The survey was shared through social networks, where it obtained a sample of 254 responses. The main results gathered in this investigation show that social networks can be influential elements among the respondents when choosing a Netflix series or movie.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação SocialDi Fátima, BrancoRCIPLBertassoni, Júlia dos Santos2023-02-20T14:49:30Z2022-12-062022-12-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/15662TID:203229150porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:13:27Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15662Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:23:17.770940Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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