Gestão de recursos numa empresa de aluguer de equipamento audiovisual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Gonçalo Carvalho
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/83312
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial apresentado à Faculdade de Ciências e Tecnologia
id RCAP_94d311ce0a9d43319d4c1fe1ae82bb23
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/83312
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Gestão de recursos numa empresa de aluguer de equipamento audiovisualResource management in a audiovisual rent companyRecursosGestãoArmazémAluguerResourceManagementWarehouseRentalRelatório de Estágio do Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial apresentado à Faculdade de Ciências e TecnologiaEste trabalho resulta de um estágio realizado numa empresa que tem como sua atividade o aluguer de equipamento audiovisual, nomeadamente equipamentos de som, luzes de efeitos e ecrãs gigantes para eventos de pequena, média e grande dimensão.Foi pedido que se analisa-se e se sugerisse melhorias em três áreas distintas. Nas tarefas dos funcionários, no controlo de informação e no processo de picking e alocação dos equipamentos a armazenar.Numa primeira fase analisou-se as tarefas realizadas pelos funcionários da empresa, onde se verificou a existência de algumas lacunas. Após isso, modificou-se o organigrama da empresa, onde se restruturou a equipa comercial e se criou um novo cargo responsável pela chefia do chão de armazém. Resultou daqui também uma lista de tarefas para cada cargo, uma vez que os funcionários não sabiam ao certo onde começavam e acabavam as suas responsabilidades.Numa segunda fase, criaram-se ferramentas de apoio para o registo de informação, nomeadamente a folha de evento, onde constam todas as informações relativas aos eventos realizados, e as folhas de avaliação dos colaboradores, onde se avaliam as performances dos funcionários quer no trabalho de armazém, quer no trabalho nos locais de evento. Por fim, foi feito um planeamento dos locais onde os equipamentos deverão ser armazenados, com a criação de um sistema de identificação rápido para que mesmo o funcionário menos experiente consiga alocar o equipamento no seu devido local, sem necessitar de qualquer auxílio por parte dos colegas.Com as melhorias propostas ao longo deste trabalho espera-se que a empresa trabalhe de um modo mais eficiente, podendo ser cada vez mais competitiva no mercado e alcançando assim melhores resultados.This paper is the result of a internship in a rental company that provide audiovisual equipment like speakers, light effects and big screen modules for small, medium and big size events.The company asked to analyze and suggest courses of action to improve three different areas. Employee tasks, data control and the picking and storage process of the equipment. In a first stage the tasks carried out by the company's employees were analyzed, where some shortcomings were discovered. After that, the organizational chart of the company was modified, the commercial team was restructured and a new position responsible for the management of the warehouse floor was created. In this stage we also made a list of tasks for each position, since the staff were not sure where their responsibilities began and ended.In a second stage, support tools were created to help registering data. The event sheet was created, which includes all the information related to the events held, and the employee evaluation sheets were also created, where the employees' performances are evaluated either at the warehouse, or at the event sites.At last, the places where the equipment should be stored were planned, with the creation of a quick identification system so that even the less experienced employee can allocate the equipment in its proper place, without needing any help on the part of the colleagues.With the improvements proposed throughout this work the company is expected to work in a more efficient way, being able to be more and more competitive in the market and thus achieve better results.2017-07-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/83312http://hdl.handle.net/10316/83312TID:202122662porPires, Gonçalo Carvalhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2020-02-04T14:27:33Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/83312Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:05:05.120002Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Gestão de recursos numa empresa de aluguer de equipamento audiovisual
Resource management in a audiovisual rent company
title Gestão de recursos numa empresa de aluguer de equipamento audiovisual
spellingShingle Gestão de recursos numa empresa de aluguer de equipamento audiovisual
Pires, Gonçalo Carvalho
Recursos
Gestão
Armazém
Aluguer
Resource
Management
Warehouse
Rental
title_short Gestão de recursos numa empresa de aluguer de equipamento audiovisual
title_full Gestão de recursos numa empresa de aluguer de equipamento audiovisual
title_fullStr Gestão de recursos numa empresa de aluguer de equipamento audiovisual
title_full_unstemmed Gestão de recursos numa empresa de aluguer de equipamento audiovisual
title_sort Gestão de recursos numa empresa de aluguer de equipamento audiovisual
author Pires, Gonçalo Carvalho
author_facet Pires, Gonçalo Carvalho
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pires, Gonçalo Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Recursos
Gestão
Armazém
Aluguer
Resource
Management
Warehouse
Rental
topic Recursos
Gestão
Armazém
Aluguer
Resource
Management
Warehouse
Rental
description Relatório de Estágio do Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial apresentado à Faculdade de Ciências e Tecnologia
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/83312
http://hdl.handle.net/10316/83312
TID:202122662
url http://hdl.handle.net/10316/83312
identifier_str_mv TID:202122662
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133942194896896