Intervenções baseadas no mindfulness (MBI´S) na atenção e regulação emocional de crianças e pré-adolescentes em contexto escolar : revisão sistemática da literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ana Rute Duarte Pereira da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/37295
Resumo: Introdução: Em virtude das exigências da sociedade atual, em que se verifica um aumento do número de estímulos à disposição desde os primeiros meses de idade, tem emergido uma necessidade de criação de técnicas que contribuam para o bem-estar e desenvolvimento da criança. Uma vez que o termo Mindfulness ainda suscita muita discussão científica, na medida em que se encontram inconsistências nos estudos que procuraram medir o efeito de implementação, torna-se pertinente desenvolver uma revisão sistemática da literatura sobre o impacto que as Intervenções Baseadas no Mindfulness (MBI´S - Mindfulness-based Interventions) apresentam na atenção e na regulação emocional em crianças em contexto escolar. Metodologia: Para este estudo foi conduzida uma revisão sistemática da literatura qualitativa utilizando as bases de dados eletrónicas ScienceDirect, Pubmed e EBSCO (APA PsycArticles e CINAHL). Foram privilegiadas as fontes primárias de investigação, com recurso a artigos científicos publicados nos últimos 10 anos, na língua inglesa, portuguesa e espanhola. Como critérios definiu-se programas MBI´S aplicados em crianças e pré-adolescentes, em contexto escolar, sem perturbações de neurodesenvolvimento ou psiquiátricas. Resultados: Dos 6 114 resultados surgidos das bases de dados consultadas, 58 foram selecionados para leitura integral, resultando num total de 9 artigos para integrar neste estudo. Dos 9 artigos selecionados, todos avaliam a atenção e apenas 2 avaliam a regulação emocional. Verificou-se que na regulação emocional não apresentaram diferenças significativas, ao passo que na atenção existiu uma melhoria no desempenho, segundo os resultados dos estudos analisados. Discussão e Conclusão: Destaca-se uma heterogeneidade relativamente aos programas MBI´s implementados, verificando-se a utilização de programas distintos entre os estudos revistos. Verificou-se também que a avaliação da regulação emocional não é incluída da mesma forma que a da atenção. Com o presente trabalho de revisão concluiu-se que o estudo das intervenções em MBI´S na população infantil é ainda limitado quanto ao número de estudos que apresentem dados robustos sobre o impacto na atenção e regulação emocional.
id RCAP_94d42a6b3d363ac685a2f1a300803f02
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/37295
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Intervenções baseadas no mindfulness (MBI´S) na atenção e regulação emocional de crianças e pré-adolescentes em contexto escolar : revisão sistemática da literaturaIntervenções baseadas no Mindfulness (MBI´S)AtençãoRegulação emocionalContexto escolarCriançasMindfulness-based interventions (MBI ́S)AttentionEmotional regulationSchool contextChildrenDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaIntrodução: Em virtude das exigências da sociedade atual, em que se verifica um aumento do número de estímulos à disposição desde os primeiros meses de idade, tem emergido uma necessidade de criação de técnicas que contribuam para o bem-estar e desenvolvimento da criança. Uma vez que o termo Mindfulness ainda suscita muita discussão científica, na medida em que se encontram inconsistências nos estudos que procuraram medir o efeito de implementação, torna-se pertinente desenvolver uma revisão sistemática da literatura sobre o impacto que as Intervenções Baseadas no Mindfulness (MBI´S - Mindfulness-based Interventions) apresentam na atenção e na regulação emocional em crianças em contexto escolar. Metodologia: Para este estudo foi conduzida uma revisão sistemática da literatura qualitativa utilizando as bases de dados eletrónicas ScienceDirect, Pubmed e EBSCO (APA PsycArticles e CINAHL). Foram privilegiadas as fontes primárias de investigação, com recurso a artigos científicos publicados nos últimos 10 anos, na língua inglesa, portuguesa e espanhola. Como critérios definiu-se programas MBI´S aplicados em crianças e pré-adolescentes, em contexto escolar, sem perturbações de neurodesenvolvimento ou psiquiátricas. Resultados: Dos 6 114 resultados surgidos das bases de dados consultadas, 58 foram selecionados para leitura integral, resultando num total de 9 artigos para integrar neste estudo. Dos 9 artigos selecionados, todos avaliam a atenção e apenas 2 avaliam a regulação emocional. Verificou-se que na regulação emocional não apresentaram diferenças significativas, ao passo que na atenção existiu uma melhoria no desempenho, segundo os resultados dos estudos analisados. Discussão e Conclusão: Destaca-se uma heterogeneidade relativamente aos programas MBI´s implementados, verificando-se a utilização de programas distintos entre os estudos revistos. Verificou-se também que a avaliação da regulação emocional não é incluída da mesma forma que a da atenção. Com o presente trabalho de revisão concluiu-se que o estudo das intervenções em MBI´S na população infantil é ainda limitado quanto ao número de estudos que apresentem dados robustos sobre o impacto na atenção e regulação emocional.Introduction: Due to the demands of today's society, in which there is an increase in the number of stimuli available since the first months of age, a need for the creation of techniquesthat contribute to the well-being and development of the child has emerged. Since the term Mindfulness still raises much scientific discussion, since there are inconsistencies in studies that sought to measure the implementation effect, it is pertinent to develop a systematic review of the literature on the impact that Mindfulness-based Interventions (MBI'S) have on attention and emotional regulation in children in school context. Methodology: For this study, the procedure of qualitative systematic review of the literature was followed using the electronic databases ScienceDirect, Pubmed and EBSCO (APA PsycArticles and CINAHL). The primary sources of research were privileged, using scientific articles published in the last 10 years, in English, Portuguese and Spanish. The criteria were defined MBI’S programs applied in children and pre-adolescents, in school context, without neurodevelopmental or psychiatric disorders. Results: Of the 6,114 results emerged from the databases consulted, 58 were selected for full reading, resulting in a total of 9 articles to be included in this study. Of the 9 articles selected, all evaluate attention and only 2 evaluate emotional regulation. It was found that in the emotional regulation did not present significant differences, while in the attention there was an improvement in performance, according to the results of the studies analyzed. Discussion and Conclusion: A heterogeneity in relation to the implemented MBI's programs stands out, verifying the use of different programs among all the studies reviewed. It was also found that the evaluation of emotional regulation is not included in the same way as attention. With the present review work, we concluded that the study of interventions in MBI'S in the infant population is still limited in terms of the number of studies presenting robust data regarding the impact on attention and emotional regulation.Rato, Joana Maria RodriguesVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaSilva, Ana Rute Duarte Pereira da2022-04-11T09:21:43Z2021-03-0520202021-03-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/37295TID:202897974porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:42:44Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/37295Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:30:20.266342Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Intervenções baseadas no mindfulness (MBI´S) na atenção e regulação emocional de crianças e pré-adolescentes em contexto escolar : revisão sistemática da literatura
title Intervenções baseadas no mindfulness (MBI´S) na atenção e regulação emocional de crianças e pré-adolescentes em contexto escolar : revisão sistemática da literatura
spellingShingle Intervenções baseadas no mindfulness (MBI´S) na atenção e regulação emocional de crianças e pré-adolescentes em contexto escolar : revisão sistemática da literatura
Silva, Ana Rute Duarte Pereira da
Intervenções baseadas no Mindfulness (MBI´S)
Atenção
Regulação emocional
Contexto escolar
Crianças
Mindfulness-based interventions (MBI ́S)
Attention
Emotional regulation
School context
Children
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
title_short Intervenções baseadas no mindfulness (MBI´S) na atenção e regulação emocional de crianças e pré-adolescentes em contexto escolar : revisão sistemática da literatura
title_full Intervenções baseadas no mindfulness (MBI´S) na atenção e regulação emocional de crianças e pré-adolescentes em contexto escolar : revisão sistemática da literatura
title_fullStr Intervenções baseadas no mindfulness (MBI´S) na atenção e regulação emocional de crianças e pré-adolescentes em contexto escolar : revisão sistemática da literatura
title_full_unstemmed Intervenções baseadas no mindfulness (MBI´S) na atenção e regulação emocional de crianças e pré-adolescentes em contexto escolar : revisão sistemática da literatura
title_sort Intervenções baseadas no mindfulness (MBI´S) na atenção e regulação emocional de crianças e pré-adolescentes em contexto escolar : revisão sistemática da literatura
author Silva, Ana Rute Duarte Pereira da
author_facet Silva, Ana Rute Duarte Pereira da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rato, Joana Maria Rodrigues
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Ana Rute Duarte Pereira da
dc.subject.por.fl_str_mv Intervenções baseadas no Mindfulness (MBI´S)
Atenção
Regulação emocional
Contexto escolar
Crianças
Mindfulness-based interventions (MBI ́S)
Attention
Emotional regulation
School context
Children
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
topic Intervenções baseadas no Mindfulness (MBI´S)
Atenção
Regulação emocional
Contexto escolar
Crianças
Mindfulness-based interventions (MBI ́S)
Attention
Emotional regulation
School context
Children
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
description Introdução: Em virtude das exigências da sociedade atual, em que se verifica um aumento do número de estímulos à disposição desde os primeiros meses de idade, tem emergido uma necessidade de criação de técnicas que contribuam para o bem-estar e desenvolvimento da criança. Uma vez que o termo Mindfulness ainda suscita muita discussão científica, na medida em que se encontram inconsistências nos estudos que procuraram medir o efeito de implementação, torna-se pertinente desenvolver uma revisão sistemática da literatura sobre o impacto que as Intervenções Baseadas no Mindfulness (MBI´S - Mindfulness-based Interventions) apresentam na atenção e na regulação emocional em crianças em contexto escolar. Metodologia: Para este estudo foi conduzida uma revisão sistemática da literatura qualitativa utilizando as bases de dados eletrónicas ScienceDirect, Pubmed e EBSCO (APA PsycArticles e CINAHL). Foram privilegiadas as fontes primárias de investigação, com recurso a artigos científicos publicados nos últimos 10 anos, na língua inglesa, portuguesa e espanhola. Como critérios definiu-se programas MBI´S aplicados em crianças e pré-adolescentes, em contexto escolar, sem perturbações de neurodesenvolvimento ou psiquiátricas. Resultados: Dos 6 114 resultados surgidos das bases de dados consultadas, 58 foram selecionados para leitura integral, resultando num total de 9 artigos para integrar neste estudo. Dos 9 artigos selecionados, todos avaliam a atenção e apenas 2 avaliam a regulação emocional. Verificou-se que na regulação emocional não apresentaram diferenças significativas, ao passo que na atenção existiu uma melhoria no desempenho, segundo os resultados dos estudos analisados. Discussão e Conclusão: Destaca-se uma heterogeneidade relativamente aos programas MBI´s implementados, verificando-se a utilização de programas distintos entre os estudos revistos. Verificou-se também que a avaliação da regulação emocional não é incluída da mesma forma que a da atenção. Com o presente trabalho de revisão concluiu-se que o estudo das intervenções em MBI´S na população infantil é ainda limitado quanto ao número de estudos que apresentem dados robustos sobre o impacto na atenção e regulação emocional.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2021-03-05
2021-03-05T00:00:00Z
2022-04-11T09:21:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/37295
TID:202897974
url http://hdl.handle.net/10400.14/37295
identifier_str_mv TID:202897974
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132024847466496