Introdução ao estudo da pedaleira: proposta de caderno de exercícios para a compreensão de aspetos técnicos até ao século XVIII

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Liliana Sophia Correia
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/28528
Resumo: O presente documento de investigação foi concretizado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada do curso de Mestrado em Ensino de Música e integra três partes distintas. A primeira parte concebe uma contextualização teórica abordando os aspetos da origem e evolução do órgão e da pedaleira bem como as suas técnicas que emergiram até ao século XVIII, consideradas essenciais à introdução do estudo da técnica de pedaleira, culminando na justificação do projeto educativo – a construção de um caderno de exercícios. A segunda parte descreve o processo de construção e implementação do caderno elaborado supracitado, aplicado em contexto de estágio com um aluno do 1º grau do Conservatório de Música da Jobra, uma vez que o objetivo central pretende a sua abordagem em graus de ensino elementares. Mais ainda, o projeto visa averiguar a utilidade e funcionalidade perante a pedagogia e o ensino do órgão tal como suscitar a motivação do aluno para a prática e aprendizagem integral do instrumento. A terceira e última parte é dedicada ao Relatório de Prática de Ensino Supervisionada realizado no Conservatório de Música da Jobra no ano letivo de 2018/2019 onde expõe uma descrição geral do panorama escolar e do curso de órgão.
id RCAP_94e01a7ed355f73b08bab484a4b27974
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/28528
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Introdução ao estudo da pedaleira: proposta de caderno de exercícios para a compreensão de aspetos técnicos até ao século XVIIIÓrgãoTécnica de pedaleiraIniciação ao estudo da pedaleiraTécnicas do século XVI – XVIIIPedagogia do órgãoMotivaçãoCaderno de exercíciosO presente documento de investigação foi concretizado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada do curso de Mestrado em Ensino de Música e integra três partes distintas. A primeira parte concebe uma contextualização teórica abordando os aspetos da origem e evolução do órgão e da pedaleira bem como as suas técnicas que emergiram até ao século XVIII, consideradas essenciais à introdução do estudo da técnica de pedaleira, culminando na justificação do projeto educativo – a construção de um caderno de exercícios. A segunda parte descreve o processo de construção e implementação do caderno elaborado supracitado, aplicado em contexto de estágio com um aluno do 1º grau do Conservatório de Música da Jobra, uma vez que o objetivo central pretende a sua abordagem em graus de ensino elementares. Mais ainda, o projeto visa averiguar a utilidade e funcionalidade perante a pedagogia e o ensino do órgão tal como suscitar a motivação do aluno para a prática e aprendizagem integral do instrumento. A terceira e última parte é dedicada ao Relatório de Prática de Ensino Supervisionada realizado no Conservatório de Música da Jobra no ano letivo de 2018/2019 onde expõe uma descrição geral do panorama escolar e do curso de órgão.The present research document was carried out within the scope of the Practice of Supervised Teaching course from the master’s degree in Music teaching and integrates three distinct parts. The first part conceives a theorical contextualization that broaches aspects of the origin and evolution of the organ and it’s pedal board, as well as the techniques that emerged up until the 18th century, considered essential to the introduction of the study of pedal board technique, culminating in the justification of the educational project – the creation of a book of exercises. The second part describes the process of construction and implementation of the elaborated book mentioned above, applied in the context of placement with a student from 1 grade at the Jobra Music Conservatory, since the central objective is the approach to grades in elementary schooling. Moreover, the project aims to ascertain the utility and functionality of the pedagogy and teaching of the organ, along with raising the student’s motivation for the practice and integral learning of the instrument. The third and last part is dedicated to Supervised Teaching Practice Report undertaken at the Jobra Music Conservatory during the 2018/19 school year which provides a general description of the educational panorama and organ course.2020-05-18T09:43:33Z2019-10-31T00:00:00Z2019-10-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/28528porDuarte, Liliana Sophia Correiainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:55:11Zoai:ria.ua.pt:10773/28528Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:01:03.040853Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Introdução ao estudo da pedaleira: proposta de caderno de exercícios para a compreensão de aspetos técnicos até ao século XVIII
title Introdução ao estudo da pedaleira: proposta de caderno de exercícios para a compreensão de aspetos técnicos até ao século XVIII
spellingShingle Introdução ao estudo da pedaleira: proposta de caderno de exercícios para a compreensão de aspetos técnicos até ao século XVIII
Duarte, Liliana Sophia Correia
Órgão
Técnica de pedaleira
Iniciação ao estudo da pedaleira
Técnicas do século XVI – XVIII
Pedagogia do órgão
Motivação
Caderno de exercícios
title_short Introdução ao estudo da pedaleira: proposta de caderno de exercícios para a compreensão de aspetos técnicos até ao século XVIII
title_full Introdução ao estudo da pedaleira: proposta de caderno de exercícios para a compreensão de aspetos técnicos até ao século XVIII
title_fullStr Introdução ao estudo da pedaleira: proposta de caderno de exercícios para a compreensão de aspetos técnicos até ao século XVIII
title_full_unstemmed Introdução ao estudo da pedaleira: proposta de caderno de exercícios para a compreensão de aspetos técnicos até ao século XVIII
title_sort Introdução ao estudo da pedaleira: proposta de caderno de exercícios para a compreensão de aspetos técnicos até ao século XVIII
author Duarte, Liliana Sophia Correia
author_facet Duarte, Liliana Sophia Correia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte, Liliana Sophia Correia
dc.subject.por.fl_str_mv Órgão
Técnica de pedaleira
Iniciação ao estudo da pedaleira
Técnicas do século XVI – XVIII
Pedagogia do órgão
Motivação
Caderno de exercícios
topic Órgão
Técnica de pedaleira
Iniciação ao estudo da pedaleira
Técnicas do século XVI – XVIII
Pedagogia do órgão
Motivação
Caderno de exercícios
description O presente documento de investigação foi concretizado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada do curso de Mestrado em Ensino de Música e integra três partes distintas. A primeira parte concebe uma contextualização teórica abordando os aspetos da origem e evolução do órgão e da pedaleira bem como as suas técnicas que emergiram até ao século XVIII, consideradas essenciais à introdução do estudo da técnica de pedaleira, culminando na justificação do projeto educativo – a construção de um caderno de exercícios. A segunda parte descreve o processo de construção e implementação do caderno elaborado supracitado, aplicado em contexto de estágio com um aluno do 1º grau do Conservatório de Música da Jobra, uma vez que o objetivo central pretende a sua abordagem em graus de ensino elementares. Mais ainda, o projeto visa averiguar a utilidade e funcionalidade perante a pedagogia e o ensino do órgão tal como suscitar a motivação do aluno para a prática e aprendizagem integral do instrumento. A terceira e última parte é dedicada ao Relatório de Prática de Ensino Supervisionada realizado no Conservatório de Música da Jobra no ano letivo de 2018/2019 onde expõe uma descrição geral do panorama escolar e do curso de órgão.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-31T00:00:00Z
2019-10-31
2020-05-18T09:43:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/28528
url http://hdl.handle.net/10773/28528
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137666211512320