Avaliação de soluções de reabilitação de edifícios no âmbito da sustentabilidade ambiental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Alexandre Soares dos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/7313
Resumo: A Energy Performance of Buildings Directive (EPBD) estabelece que devem ser introduzidas melhorias nas condições de conforto e no desempenho energético dos edifícios existentes, aproximando-os de edifícios com necessidades quase nulas de energia, Nearly Zero Energy Building (NZEB). Já na década de 90 do século XX, as preocupações com a sustentabilidade ambiental da construção acabariam por dar origem aos primeiros sistemas de classificação de edifícios verdes, Green Building Rating Systems (GBRS). As ferramentas de avaliação e reconhecimento da construção sustentável, como as de âmbito internacional LEED e BREEAM e a de origem nacional LiderA, fazem parte dos objetivos de promoção da eficiência energética e descarbonização dos edifícios previstos na Estratégia de Longo Prazo para a Renovação dos Edifícios (ELPRE). Por forma a ter em conta as especificidades muito próprias de Portugal foi aplicado o sistema LiderA a uma moradia que se pretende ser representativa do período de construção compreendido entre 1971 e 1980, que será alvo de reabilitação, tendo-se atingido a classe D. Seguidamente foram identificadas oportunidades de melhoria com o intuito de se procurarem soluções equilibradas dos custos no ciclo de vida da construção, porém sem excesso de automatismos que pudessem vir a transformar a moradia num mecanismo, com as dificuldades de operação que daí poderiam decorrer quando Portugal apresenta cada vez mais uma população algo envelhecida. Optou-se por propor intervenções na envolvente e sistemas baseados em fontes renováveis, privilegiando a eficiência energética e hídrica. Como contributo para a saúde e bem-estar dos ocupantes foram consideradas medidas relacionadas com a qualidade do ar interior e com a minimização do ruído. O incentivo à plantação de espécies autóctones contribuiu para a valorização ecológica. Mesmo abdicando de monitorizações e automações excessivas a moradia passou de classe D para A+.
id RCAP_94ed67f3849837a9a418de85977954cb
oai_identifier_str oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/7313
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Avaliação de soluções de reabilitação de edifícios no âmbito da sustentabilidade ambientalEPBDGreen Building Rating SystemsLiderASustentabilidade AmbientalDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia do AmbienteA Energy Performance of Buildings Directive (EPBD) estabelece que devem ser introduzidas melhorias nas condições de conforto e no desempenho energético dos edifícios existentes, aproximando-os de edifícios com necessidades quase nulas de energia, Nearly Zero Energy Building (NZEB). Já na década de 90 do século XX, as preocupações com a sustentabilidade ambiental da construção acabariam por dar origem aos primeiros sistemas de classificação de edifícios verdes, Green Building Rating Systems (GBRS). As ferramentas de avaliação e reconhecimento da construção sustentável, como as de âmbito internacional LEED e BREEAM e a de origem nacional LiderA, fazem parte dos objetivos de promoção da eficiência energética e descarbonização dos edifícios previstos na Estratégia de Longo Prazo para a Renovação dos Edifícios (ELPRE). Por forma a ter em conta as especificidades muito próprias de Portugal foi aplicado o sistema LiderA a uma moradia que se pretende ser representativa do período de construção compreendido entre 1971 e 1980, que será alvo de reabilitação, tendo-se atingido a classe D. Seguidamente foram identificadas oportunidades de melhoria com o intuito de se procurarem soluções equilibradas dos custos no ciclo de vida da construção, porém sem excesso de automatismos que pudessem vir a transformar a moradia num mecanismo, com as dificuldades de operação que daí poderiam decorrer quando Portugal apresenta cada vez mais uma população algo envelhecida. Optou-se por propor intervenções na envolvente e sistemas baseados em fontes renováveis, privilegiando a eficiência energética e hídrica. Como contributo para a saúde e bem-estar dos ocupantes foram consideradas medidas relacionadas com a qualidade do ar interior e com a minimização do ruído. O incentivo à plantação de espécies autóctones contribuiu para a valorização ecológica. Mesmo abdicando de monitorizações e automações excessivas a moradia passou de classe D para A+.Oliveira, Nelson SimõesHeleno, Maria Lizete LopesIC-OnlineReis, Alexandre Soares dos2022-07-01T18:57:26Z2022-05-052022-05-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/7313TID:203031474porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:54:56Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/7313Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:50:19.485911Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação de soluções de reabilitação de edifícios no âmbito da sustentabilidade ambiental
title Avaliação de soluções de reabilitação de edifícios no âmbito da sustentabilidade ambiental
spellingShingle Avaliação de soluções de reabilitação de edifícios no âmbito da sustentabilidade ambiental
Reis, Alexandre Soares dos
EPBD
Green Building Rating Systems
LiderA
Sustentabilidade Ambiental
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia do Ambiente
title_short Avaliação de soluções de reabilitação de edifícios no âmbito da sustentabilidade ambiental
title_full Avaliação de soluções de reabilitação de edifícios no âmbito da sustentabilidade ambiental
title_fullStr Avaliação de soluções de reabilitação de edifícios no âmbito da sustentabilidade ambiental
title_full_unstemmed Avaliação de soluções de reabilitação de edifícios no âmbito da sustentabilidade ambiental
title_sort Avaliação de soluções de reabilitação de edifícios no âmbito da sustentabilidade ambiental
author Reis, Alexandre Soares dos
author_facet Reis, Alexandre Soares dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Nelson Simões
Heleno, Maria Lizete Lopes
IC-Online
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Alexandre Soares dos
dc.subject.por.fl_str_mv EPBD
Green Building Rating Systems
LiderA
Sustentabilidade Ambiental
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia do Ambiente
topic EPBD
Green Building Rating Systems
LiderA
Sustentabilidade Ambiental
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia do Ambiente
description A Energy Performance of Buildings Directive (EPBD) estabelece que devem ser introduzidas melhorias nas condições de conforto e no desempenho energético dos edifícios existentes, aproximando-os de edifícios com necessidades quase nulas de energia, Nearly Zero Energy Building (NZEB). Já na década de 90 do século XX, as preocupações com a sustentabilidade ambiental da construção acabariam por dar origem aos primeiros sistemas de classificação de edifícios verdes, Green Building Rating Systems (GBRS). As ferramentas de avaliação e reconhecimento da construção sustentável, como as de âmbito internacional LEED e BREEAM e a de origem nacional LiderA, fazem parte dos objetivos de promoção da eficiência energética e descarbonização dos edifícios previstos na Estratégia de Longo Prazo para a Renovação dos Edifícios (ELPRE). Por forma a ter em conta as especificidades muito próprias de Portugal foi aplicado o sistema LiderA a uma moradia que se pretende ser representativa do período de construção compreendido entre 1971 e 1980, que será alvo de reabilitação, tendo-se atingido a classe D. Seguidamente foram identificadas oportunidades de melhoria com o intuito de se procurarem soluções equilibradas dos custos no ciclo de vida da construção, porém sem excesso de automatismos que pudessem vir a transformar a moradia num mecanismo, com as dificuldades de operação que daí poderiam decorrer quando Portugal apresenta cada vez mais uma população algo envelhecida. Optou-se por propor intervenções na envolvente e sistemas baseados em fontes renováveis, privilegiando a eficiência energética e hídrica. Como contributo para a saúde e bem-estar dos ocupantes foram consideradas medidas relacionadas com a qualidade do ar interior e com a minimização do ruído. O incentivo à plantação de espécies autóctones contribuiu para a valorização ecológica. Mesmo abdicando de monitorizações e automações excessivas a moradia passou de classe D para A+.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-01T18:57:26Z
2022-05-05
2022-05-05T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.8/7313
TID:203031474
url http://hdl.handle.net/10400.8/7313
identifier_str_mv TID:203031474
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136995572711424