A pandemia e a publicidade: pistas para futuras reflexões
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://journals.openedition.org/cp/12119 |
Resumo: | Numa sociedade caracterizada por uma trilogia contemporânea – consumo, tecnologia e comunicação –, a pandemia trouxe novos desafios. São vários os impactos no tecido social, apreendidos através de uma revisão da literatura, visando a conceptualização da problemática. O objetivo é identificar dinâmicas emergentes, num exercício despretensioso que pretende facultar pistas para futuras reflexões. Detetámos o refreamento das práticas de consumo; a alteração da hierarquização dos critérios de escolha dos processos de decisão de compra; a premência da presença das marcas nas plataformas digitais; e a pluralidade, a democratização e a humanização da comunicação, em que o discurso publicitário se apresenta como um processo dilemático, que pulula entre uma vertente racional, dado o paradigma do consumo minimalista, e uma dimensão emotiva, relevante num mercado tão competitivo como o virtual. |
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A pandemia e a publicidade: pistas para futuras reflexõescommunicationadvertisingconsumptiondigitalpandemiccomunicaçãopublicidadeconsumodigitalpandemiaNuma sociedade caracterizada por uma trilogia contemporânea – consumo, tecnologia e comunicação –, a pandemia trouxe novos desafios. São vários os impactos no tecido social, apreendidos através de uma revisão da literatura, visando a conceptualização da problemática. O objetivo é identificar dinâmicas emergentes, num exercício despretensioso que pretende facultar pistas para futuras reflexões. Detetámos o refreamento das práticas de consumo; a alteração da hierarquização dos critérios de escolha dos processos de decisão de compra; a premência da presença das marcas nas plataformas digitais; e a pluralidade, a democratização e a humanização da comunicação, em que o discurso publicitário se apresenta como um processo dilemático, que pulula entre uma vertente racional, dado o paradigma do consumo minimalista, e uma dimensão emotiva, relevante num mercado tão competitivo como o virtual.In a society characterized by a contemporary trilogy – consumption, technology, and communication –, the pandemic has brought new challenges. It had several impacts, apprehended through a literature review, with the purpose of conceptualizing the problematic. We intend to identify emerging dynamics, in an unpretentious exercise that provides clues for future reflections. We detected the decrease of consumption practices; a change in the criteria used in the purchase processes; the need of brands to be present in the digital platforms and the plurality, democratization and humanization of communication, in which advertising is a dilemmatic process, divided between a rational dimension, given the paradigm of minimalist consumption, and an emotional dimension, important in a competitive market, like the virtual one.Escola Superior de Comunicação SocialComunicação pública2021-06-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://journals.openedition.org/cp/12119porurn:doi:10.4000/cp.12119http://journals.openedition.org/cp/12119Santos, Cristinainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-04-19T03:45:34Zoai:revues.org:cp/12119Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:14:16.779549Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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