Atividades Experimentais com Crianças com Necessidades Educativas Especiais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10314/2256 |
Resumo: | O presente Relatório de Estágio reporta-se à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º. Ciclo do Ensino Básico (CEB) e teve por base a Prática de Ensino Supervisionada I e II realizadas na Escola EB de Santa Zita e no Jardim de Infância de Alfarazes. A prática profissional que serve de suporte para a elaboração do presente relatório de estágio, decorreu no Jardim de Infância de Alfarazes (Prática de Ensino Supervisionada I – PES I), inserida no Agrupamento de Escolas da Sé, no ano letivo de 2014/2015, num grupo com 4 anos de idade e na Escola Básica de Santa Zita (Prática de Ensino Supervisionada II – PES II), inserida no Agrupamento de Escolas Afonso de Albuquerque, no ano letivo 2013/2014, numa turma do 3.º ano de escolaridade com idades compreendidas entre 8 e 10 anos, localizadas na cidade da Guarda. O estudo desenvolvido no capítulo III decorreu na Escola Básica de Santa Zita, com a mesma turma do 3.º ano de escolaridade, onde decorreu o estágio, mas no terceiro período do ano letivo de 2014/2015, estando os alunos já no 4º ano de escolaridade. Este estudo incidiu numa aluna com Necessidades Educativas Especiais, presente nessa mesma turma. O tema escolhido foi Atividades Experimentais com Crianças com NEE. Segundo Pereira (1992, p. 24) permite à criança adquirir uma compreensão científica dos fenómenos e acontecimentos que compõem o mundo físico e social de que faz parte, contribuindo para o desenvolvimento de atitudes e valores, como por exemplo, a curiosidade, a exigência de fundamentação, a necessidade de prova para o julgamento, a persistência, a valorização da cooperação e a consideração do ponto de vista dos outros. Ao longo deste estudo, constatou-se da importância das atividades experimentais com crianças NEE, pois através desta houve um favorecimento da aprendizagem de uma forma clara, objetiva e concisa. Permitiu igualmente promover a autoestima da criança com quem este trabalho foi realizado. Assim poderemos, de facto concluir que as atividades experimentais são importantes não só para as diferentes crianças de diferentes idades, anos de escolaridade, mas também para as crianças especiais. |
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