O Papel das Redes Sociais no Sector do Turismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Agostinho, Vasco Valentão Mendes
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/11083
Resumo: O Turismo é um sector onde as redes sociais se revelam vitais para a sua sobrevivência, quer se trate de destinos, produtos, empresas ou serviços. Atualmente qualquer empresa ou negócio precisa de uma boa gestão das redes sociais para conseguir sobreviver no mercado onde atua e ao mesmo tempo destacar-se dos concorrentes. Por isso, é necessário saber como conquistar o mercado-alvo a quem queremos vender o nosso produto/serviço. No entanto não basta apenas comunicar, temos de saber com quem, como, quando e onde, tornando mais eficaz todo o processo. No atual contexto empresarial, as pequenas e médias empresas são aquelas que tem de se esforçar mais e lutar com os seus meios para conseguir crescer e obter lucro. No entanto, num mercado caracterizado por intensa concorrência não é suficiente ter uma empresa forte, é imprescindível acrescentar valor, e as redes socias e a evolução da internet vêm ajudar nesse panorama. Atualmente as redes sociais vieram alterar a forma como as empresas interagem com os seus clientes e vice-versa. O contato direto, à distância de um post ou de uma mensagem direcionada, veio substituir um pouco a relação presencial, que exigia do cliente uma deslocação e um dispêndio de tempo desnecessários. Logo é essencial perceber de que forma este avanço tecnológico, que envolve milhões de usuários, poderá ser aproveitado pelas empresas, conseguindo garantir o contato com o seu cliente 24 horas por dia. A importância de perceber as estratégias das empresas na utilização das redes socias, e de que forma empresa coloca em prática todas as respostas no menor espaço de tempo possível. Neste contexto, o objetivo geral desta dissertação passa por explorar as motivações e objetivos das empresas algarvias de turismo para fazer uso das redes sociais. Metodologicamente, recorremos à utilização de inquéritos junto aos empresários e gestores com objetivo de auferir a realidade do uso destes canais digitais como meio de comunicação com os clientes. Com base nos resultados obtidos, concluiu-se que a maioria das empresas estudadas estão ligada às redes sociais, com destaque para o Facebook. O principal motivo que leva este tipo de empresas a ligarem-se às redes sociais prende-se na possível apresentação de serviços a um maior número de potenciais clientes. Quanto à não adesão por parte das mesmas, o motivo não é totalmente claro, mas está relacionado com o facto de existir falta de interesse das redes sociais por parte deste tipo de pequenas empresas.
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No entanto, num mercado caracterizado por intensa concorrência não é suficiente ter uma empresa forte, é imprescindível acrescentar valor, e as redes socias e a evolução da internet vêm ajudar nesse panorama. Atualmente as redes sociais vieram alterar a forma como as empresas interagem com os seus clientes e vice-versa. O contato direto, à distância de um post ou de uma mensagem direcionada, veio substituir um pouco a relação presencial, que exigia do cliente uma deslocação e um dispêndio de tempo desnecessários. Logo é essencial perceber de que forma este avanço tecnológico, que envolve milhões de usuários, poderá ser aproveitado pelas empresas, conseguindo garantir o contato com o seu cliente 24 horas por dia. A importância de perceber as estratégias das empresas na utilização das redes socias, e de que forma empresa coloca em prática todas as respostas no menor espaço de tempo possível. Neste contexto, o objetivo geral desta dissertação passa por explorar as motivações e objetivos das empresas algarvias de turismo para fazer uso das redes sociais. Metodologicamente, recorremos à utilização de inquéritos junto aos empresários e gestores com objetivo de auferir a realidade do uso destes canais digitais como meio de comunicação com os clientes. Com base nos resultados obtidos, concluiu-se que a maioria das empresas estudadas estão ligada às redes sociais, com destaque para o Facebook. O principal motivo que leva este tipo de empresas a ligarem-se às redes sociais prende-se na possível apresentação de serviços a um maior número de potenciais clientes. Quanto à não adesão por parte das mesmas, o motivo não é totalmente claro, mas está relacionado com o facto de existir falta de interesse das redes sociais por parte deste tipo de pequenas empresas.Social networks are vital for the survival of the tourism sector, whether they are destinations, products, companies, or services. Nowadays, any company or business needs to do a good management of social networks in order to survive in the market where it operates and at the same time stand out from its competitors. Therefore, it is necessary to know how to conquer the target market to whom we want to sell our product/service. However, it is not enough just to communicate, it is needed to know with whom, how, when and where, making the whole process more effective. In today's business context, small and medium-sized enterprises are the ones that have to work harder and fight to grow and make a profit. However, in a market characterized by intense competition it is not enough to have a strong company, it is essential to add value, and social networks allow companies to reinforce their position in the market. Social networks have changed the way companies interact with their clients and vice-versa. Direct contact, via post or direct message, began to replace on-site meetings that demanded unnecessary travel and time spending by the client. Companies must take advantage of technological advances to be able to keep in touch with millions of users, and manage the contact with their customers 24 hours a day. Therefore it´s essential to understand not only how this technological advance, that involves millions of users, can be explored by companies, thus ensuring permanent contact with the client, but also how companies put into practice all responses in the shortest possible time. In this context, the general objective of this dissertation is to explore the motivations and objectives of the Algarve tourism companies to make use of social networks. The study is based on surveys with entrepreneurs and managers in order to gain a better understanding on the use of digital channels as a means of communication with customers. Based on the results obtained, it is concluded that most of the companies studied use social networks, especially Facebook. The main reason for this type of companies to use social networks is the opportunity for presenting services to a larger number of potential customers. As for their resistance in the use of the technology, the reason is not entirely clear, but it is related to the fact that there is a lack of interest from the social networks on the part of this type of small business.Estevão, Cristina Maria SantosDuarte, Paulo Alexandre de OliveirauBibliorumAgostinho, Vasco Valentão Mendes2021-01-28T15:41:32Z2020-07-152020-06-262020-07-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/11083TID:202577767porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:53:16Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/11083Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:50:56.561359Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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