Bullying: um estudo exploratório com alunos do 2º e 3º ciclos do ensino básico, em duas escolas do Concelho de Seia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Páscoa, Dina Maria Pina
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/3320
Resumo: Este estudo procura analisar a problemática da agressividade em contexto escolar. Trata-se de um estudo descritivo e exploratório e como instrumento para a recolha de dados utilizamos um questionário desenvolvido por Dan Olweus (1989), adaptado para a população portuguesa por Beatriz Oliveira Pereira (2000). A amostra enquadra 397 alunos de ambos os géneros, e incidiu sobre alunos a frequentarem o 2º e 3º ciclo do Ensino Básico, de duas escolas do distrito da Guarda. Os resultados mais evidentes foram os seguintes: Observaram-se 31,7% de vítimas e 19,6% de agressores. A forma de intimidação mais frequente é a agressão verbal, “chamaram-me de nomes (…) ”. O recreio corresponde ao local de intimidação mais apontado pelos alunos agredidos, e verifica-se mais agressões no recreio da escola Abranches Ferrão comparativamente à escola de Tourais. Há também uma certa tendência para os mais velhos agredirem os mais novos, e maioritariamente são rapazes. Quanto ao nível socioeconómico 57,2% dos inquiridos pertencem a famílias de estatuto socioeconómico baixo.
id RCAP_96095c0595c863f1f626efc6ae899554
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/3320
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Bullying: um estudo exploratório com alunos do 2º e 3º ciclos do ensino básico, em duas escolas do Concelho de SeiaViolênciaAgressãoEscolaBullyingVitimaçãoEste estudo procura analisar a problemática da agressividade em contexto escolar. Trata-se de um estudo descritivo e exploratório e como instrumento para a recolha de dados utilizamos um questionário desenvolvido por Dan Olweus (1989), adaptado para a população portuguesa por Beatriz Oliveira Pereira (2000). A amostra enquadra 397 alunos de ambos os géneros, e incidiu sobre alunos a frequentarem o 2º e 3º ciclo do Ensino Básico, de duas escolas do distrito da Guarda. Os resultados mais evidentes foram os seguintes: Observaram-se 31,7% de vítimas e 19,6% de agressores. A forma de intimidação mais frequente é a agressão verbal, “chamaram-me de nomes (…) ”. O recreio corresponde ao local de intimidação mais apontado pelos alunos agredidos, e verifica-se mais agressões no recreio da escola Abranches Ferrão comparativamente à escola de Tourais. Há também uma certa tendência para os mais velhos agredirem os mais novos, e maioritariamente são rapazes. Quanto ao nível socioeconómico 57,2% dos inquiridos pertencem a famílias de estatuto socioeconómico baixo.This study seeks to analyze the problematic of aggression in school context. This is a descriptive and exploratory study and as an instrument for data collection used a questionnaire developed by Dan Olweus (1989), adapted to the portuguese population by Beatriz Oliveira Pereira (2000). The sample fits 397 students of both genders, and focused on students attending the 2nd and 3rd cycle of Basic School, in two schools of the district of Guarda. The most obvious results were as follows: Observed 31.7% of victims and 19.6% of offenders. The most common form of bullying is verbal aggression, "called me names (...)". The playground corresponds to the place of intimidation more pointed by assaulted students, and it turns out more aggressions in the Abranches Ferrão School playground compared to Tourais School. There is also a certain tendency for the older assaulting the younger ones, and they are majority guys. As for socioeconomic level 57.2% of respondents belong to families of low socioeconomic status.2014-09-16T14:19:48Z2014-09-16T00:00:00Z2014-09-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/3320porPáscoa, Dina Maria Pinainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:28:54Zoai:repositorio.utad.pt:10348/3320Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:00:18.614985Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Bullying: um estudo exploratório com alunos do 2º e 3º ciclos do ensino básico, em duas escolas do Concelho de Seia
title Bullying: um estudo exploratório com alunos do 2º e 3º ciclos do ensino básico, em duas escolas do Concelho de Seia
spellingShingle Bullying: um estudo exploratório com alunos do 2º e 3º ciclos do ensino básico, em duas escolas do Concelho de Seia
Páscoa, Dina Maria Pina
Violência
Agressão
Escola
Bullying
Vitimação
title_short Bullying: um estudo exploratório com alunos do 2º e 3º ciclos do ensino básico, em duas escolas do Concelho de Seia
title_full Bullying: um estudo exploratório com alunos do 2º e 3º ciclos do ensino básico, em duas escolas do Concelho de Seia
title_fullStr Bullying: um estudo exploratório com alunos do 2º e 3º ciclos do ensino básico, em duas escolas do Concelho de Seia
title_full_unstemmed Bullying: um estudo exploratório com alunos do 2º e 3º ciclos do ensino básico, em duas escolas do Concelho de Seia
title_sort Bullying: um estudo exploratório com alunos do 2º e 3º ciclos do ensino básico, em duas escolas do Concelho de Seia
author Páscoa, Dina Maria Pina
author_facet Páscoa, Dina Maria Pina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Páscoa, Dina Maria Pina
dc.subject.por.fl_str_mv Violência
Agressão
Escola
Bullying
Vitimação
topic Violência
Agressão
Escola
Bullying
Vitimação
description Este estudo procura analisar a problemática da agressividade em contexto escolar. Trata-se de um estudo descritivo e exploratório e como instrumento para a recolha de dados utilizamos um questionário desenvolvido por Dan Olweus (1989), adaptado para a população portuguesa por Beatriz Oliveira Pereira (2000). A amostra enquadra 397 alunos de ambos os géneros, e incidiu sobre alunos a frequentarem o 2º e 3º ciclo do Ensino Básico, de duas escolas do distrito da Guarda. Os resultados mais evidentes foram os seguintes: Observaram-se 31,7% de vítimas e 19,6% de agressores. A forma de intimidação mais frequente é a agressão verbal, “chamaram-me de nomes (…) ”. O recreio corresponde ao local de intimidação mais apontado pelos alunos agredidos, e verifica-se mais agressões no recreio da escola Abranches Ferrão comparativamente à escola de Tourais. Há também uma certa tendência para os mais velhos agredirem os mais novos, e maioritariamente são rapazes. Quanto ao nível socioeconómico 57,2% dos inquiridos pertencem a famílias de estatuto socioeconómico baixo.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-09-16T14:19:48Z
2014-09-16T00:00:00Z
2014-09-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/3320
url http://hdl.handle.net/10348/3320
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137086852300800