Bullying: um estudo exploratório com alunos do 2º e 3º ciclos do ensino básico, em duas escolas do Concelho de Seia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/3320 |
Resumo: | Este estudo procura analisar a problemática da agressividade em contexto escolar. Trata-se de um estudo descritivo e exploratório e como instrumento para a recolha de dados utilizamos um questionário desenvolvido por Dan Olweus (1989), adaptado para a população portuguesa por Beatriz Oliveira Pereira (2000). A amostra enquadra 397 alunos de ambos os géneros, e incidiu sobre alunos a frequentarem o 2º e 3º ciclo do Ensino Básico, de duas escolas do distrito da Guarda. Os resultados mais evidentes foram os seguintes: Observaram-se 31,7% de vítimas e 19,6% de agressores. A forma de intimidação mais frequente é a agressão verbal, “chamaram-me de nomes (…) ”. O recreio corresponde ao local de intimidação mais apontado pelos alunos agredidos, e verifica-se mais agressões no recreio da escola Abranches Ferrão comparativamente à escola de Tourais. Há também uma certa tendência para os mais velhos agredirem os mais novos, e maioritariamente são rapazes. Quanto ao nível socioeconómico 57,2% dos inquiridos pertencem a famílias de estatuto socioeconómico baixo. |
id |
RCAP_96095c0595c863f1f626efc6ae899554 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utad.pt:10348/3320 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Bullying: um estudo exploratório com alunos do 2º e 3º ciclos do ensino básico, em duas escolas do Concelho de SeiaViolênciaAgressãoEscolaBullyingVitimaçãoEste estudo procura analisar a problemática da agressividade em contexto escolar. Trata-se de um estudo descritivo e exploratório e como instrumento para a recolha de dados utilizamos um questionário desenvolvido por Dan Olweus (1989), adaptado para a população portuguesa por Beatriz Oliveira Pereira (2000). A amostra enquadra 397 alunos de ambos os géneros, e incidiu sobre alunos a frequentarem o 2º e 3º ciclo do Ensino Básico, de duas escolas do distrito da Guarda. Os resultados mais evidentes foram os seguintes: Observaram-se 31,7% de vítimas e 19,6% de agressores. A forma de intimidação mais frequente é a agressão verbal, “chamaram-me de nomes (…) ”. O recreio corresponde ao local de intimidação mais apontado pelos alunos agredidos, e verifica-se mais agressões no recreio da escola Abranches Ferrão comparativamente à escola de Tourais. Há também uma certa tendência para os mais velhos agredirem os mais novos, e maioritariamente são rapazes. Quanto ao nível socioeconómico 57,2% dos inquiridos pertencem a famílias de estatuto socioeconómico baixo.This study seeks to analyze the problematic of aggression in school context. This is a descriptive and exploratory study and as an instrument for data collection used a questionnaire developed by Dan Olweus (1989), adapted to the portuguese population by Beatriz Oliveira Pereira (2000). The sample fits 397 students of both genders, and focused on students attending the 2nd and 3rd cycle of Basic School, in two schools of the district of Guarda. The most obvious results were as follows: Observed 31.7% of victims and 19.6% of offenders. The most common form of bullying is verbal aggression, "called me names (...)". The playground corresponds to the place of intimidation more pointed by assaulted students, and it turns out more aggressions in the Abranches Ferrão School playground compared to Tourais School. There is also a certain tendency for the older assaulting the younger ones, and they are majority guys. As for socioeconomic level 57.2% of respondents belong to families of low socioeconomic status.2014-09-16T14:19:48Z2014-09-16T00:00:00Z2014-09-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/3320porPáscoa, Dina Maria Pinainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:28:54Zoai:repositorio.utad.pt:10348/3320Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:00:18.614985Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Bullying: um estudo exploratório com alunos do 2º e 3º ciclos do ensino básico, em duas escolas do Concelho de Seia |
title |
Bullying: um estudo exploratório com alunos do 2º e 3º ciclos do ensino básico, em duas escolas do Concelho de Seia |
spellingShingle |
Bullying: um estudo exploratório com alunos do 2º e 3º ciclos do ensino básico, em duas escolas do Concelho de Seia Páscoa, Dina Maria Pina Violência Agressão Escola Bullying Vitimação |
title_short |
Bullying: um estudo exploratório com alunos do 2º e 3º ciclos do ensino básico, em duas escolas do Concelho de Seia |
title_full |
Bullying: um estudo exploratório com alunos do 2º e 3º ciclos do ensino básico, em duas escolas do Concelho de Seia |
title_fullStr |
Bullying: um estudo exploratório com alunos do 2º e 3º ciclos do ensino básico, em duas escolas do Concelho de Seia |
title_full_unstemmed |
Bullying: um estudo exploratório com alunos do 2º e 3º ciclos do ensino básico, em duas escolas do Concelho de Seia |
title_sort |
Bullying: um estudo exploratório com alunos do 2º e 3º ciclos do ensino básico, em duas escolas do Concelho de Seia |
author |
Páscoa, Dina Maria Pina |
author_facet |
Páscoa, Dina Maria Pina |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Páscoa, Dina Maria Pina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Violência Agressão Escola Bullying Vitimação |
topic |
Violência Agressão Escola Bullying Vitimação |
description |
Este estudo procura analisar a problemática da agressividade em contexto escolar. Trata-se de um estudo descritivo e exploratório e como instrumento para a recolha de dados utilizamos um questionário desenvolvido por Dan Olweus (1989), adaptado para a população portuguesa por Beatriz Oliveira Pereira (2000). A amostra enquadra 397 alunos de ambos os géneros, e incidiu sobre alunos a frequentarem o 2º e 3º ciclo do Ensino Básico, de duas escolas do distrito da Guarda. Os resultados mais evidentes foram os seguintes: Observaram-se 31,7% de vítimas e 19,6% de agressores. A forma de intimidação mais frequente é a agressão verbal, “chamaram-me de nomes (…) ”. O recreio corresponde ao local de intimidação mais apontado pelos alunos agredidos, e verifica-se mais agressões no recreio da escola Abranches Ferrão comparativamente à escola de Tourais. Há também uma certa tendência para os mais velhos agredirem os mais novos, e maioritariamente são rapazes. Quanto ao nível socioeconómico 57,2% dos inquiridos pertencem a famílias de estatuto socioeconómico baixo. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-09-16T14:19:48Z 2014-09-16T00:00:00Z 2014-09-16 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10348/3320 |
url |
http://hdl.handle.net/10348/3320 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137086852300800 |