Livros didáticos de geografia do ensino médio: um estudo sobre o aquecimento global e o efeito estufa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/2700 |
Resumo: | Os livros didáticos são referência para professores e estudantes na construção das relações entre o ser humano e o meio ambiente, e devem proporcionar práticas capazes de despertar nos estudantes, a formação de uma consciência comprometida com a sustentabilidade socioambiental. O objetivo da investigação voltou-se à compreensão conceitual e metodológica da apresentação dos temas efeito estufa e aquecimento global nos livros didáticos de Geografia, aprovados pelo Plano Nacional do Livro Didático do Ensino Médio e sua interação com o debate articulado com educação ambiental. A análise dos livros se deu de acordo com as categorias: manual do professor, conceito relacionado à temática no texto e metodologia, esta última, direcionada à investigação do texto e de imagens associadas ao efeito estufa e ao aquecimento global. A investigação assumiu a dimensão qualitativa, com orientação centrada na modalidade documental. Os dados recolhidos para a investigação obedeceram ao método de análise de conteúdo, utilizando a técnica de análise temática categorial, proposta por Laurence Bardin. As considerações finais desta investigação apontam na direção de que, mesmo admitindo a relevância das avaliações promovidas pelo Governo Federal Brasileiro, os livros didáticos e seus manuais sugerem a necessidade de aprofundar reflexões que atestem contribuições para a formação de professores e estudantes comprometidos com a sustentabilidade do meio em que vivem. |
id |
RCAP_96301de062d27cd4803b0c627fc030eb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/2700 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Livros didáticos de geografia do ensino médio: um estudo sobre o aquecimento global e o efeito estufaEDUCAÇÃOGEOGRAFIAAQUECIMENTO GLOBALEFEITO DE ESTUFAMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃOEDUCATIONGEOGRAPHYGLOBAL WARMINGGREENHOUSE EFFECTOs livros didáticos são referência para professores e estudantes na construção das relações entre o ser humano e o meio ambiente, e devem proporcionar práticas capazes de despertar nos estudantes, a formação de uma consciência comprometida com a sustentabilidade socioambiental. O objetivo da investigação voltou-se à compreensão conceitual e metodológica da apresentação dos temas efeito estufa e aquecimento global nos livros didáticos de Geografia, aprovados pelo Plano Nacional do Livro Didático do Ensino Médio e sua interação com o debate articulado com educação ambiental. A análise dos livros se deu de acordo com as categorias: manual do professor, conceito relacionado à temática no texto e metodologia, esta última, direcionada à investigação do texto e de imagens associadas ao efeito estufa e ao aquecimento global. A investigação assumiu a dimensão qualitativa, com orientação centrada na modalidade documental. Os dados recolhidos para a investigação obedeceram ao método de análise de conteúdo, utilizando a técnica de análise temática categorial, proposta por Laurence Bardin. As considerações finais desta investigação apontam na direção de que, mesmo admitindo a relevância das avaliações promovidas pelo Governo Federal Brasileiro, os livros didáticos e seus manuais sugerem a necessidade de aprofundar reflexões que atestem contribuições para a formação de professores e estudantes comprometidos com a sustentabilidade do meio em que vivem.Textbooks are a reference for teachers and students in building relationships between humans and the environment, and should provide practices that can foster in students the formation of a consciousness committed to social and environmental sustainability. The aim of the investigation turned to the understanding of conceptual and methodological presentation of the themes greenhouse effect and global warming in Geography textbooks, approved by the National Plan of High School Textbook and its interaction with the debate linked to environmental education. The analysis of the books took place according to the categories: teacher's manual, the concept related to the theme in the text and methodology, the latter directed to the investigation of text and images associated with the greenhouse effect and global warming. The investigation had a qualitative dimension, centered on the documental modality. Data collected for the investigation followed the method of content analysis, using the technique of thematic categorical analysis, proposed by Laurence Bardin. The final considerations of this research point in the direction that, even assuming the relevance of the evaluations promoted by the Brazilian Federal Government, these textbooks and their manuals suggest the need for further reflections attesting the contributions to training of teachers and students committed to sustainability of the environment in which they live.2012-06-05T16:33:59Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/2700porSilva, Nilton Arthur Nascimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:08:21Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/2700Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:15:33.644400Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Livros didáticos de geografia do ensino médio: um estudo sobre o aquecimento global e o efeito estufa |
title |
Livros didáticos de geografia do ensino médio: um estudo sobre o aquecimento global e o efeito estufa |
spellingShingle |
Livros didáticos de geografia do ensino médio: um estudo sobre o aquecimento global e o efeito estufa Silva, Nilton Arthur Nascimento EDUCAÇÃO GEOGRAFIA AQUECIMENTO GLOBAL EFEITO DE ESTUFA MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO EDUCATION GEOGRAPHY GLOBAL WARMING GREENHOUSE EFFECT |
title_short |
Livros didáticos de geografia do ensino médio: um estudo sobre o aquecimento global e o efeito estufa |
title_full |
Livros didáticos de geografia do ensino médio: um estudo sobre o aquecimento global e o efeito estufa |
title_fullStr |
Livros didáticos de geografia do ensino médio: um estudo sobre o aquecimento global e o efeito estufa |
title_full_unstemmed |
Livros didáticos de geografia do ensino médio: um estudo sobre o aquecimento global e o efeito estufa |
title_sort |
Livros didáticos de geografia do ensino médio: um estudo sobre o aquecimento global e o efeito estufa |
author |
Silva, Nilton Arthur Nascimento |
author_facet |
Silva, Nilton Arthur Nascimento |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Nilton Arthur Nascimento |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO GEOGRAFIA AQUECIMENTO GLOBAL EFEITO DE ESTUFA MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO EDUCATION GEOGRAPHY GLOBAL WARMING GREENHOUSE EFFECT |
topic |
EDUCAÇÃO GEOGRAFIA AQUECIMENTO GLOBAL EFEITO DE ESTUFA MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO EDUCATION GEOGRAPHY GLOBAL WARMING GREENHOUSE EFFECT |
description |
Os livros didáticos são referência para professores e estudantes na construção das relações entre o ser humano e o meio ambiente, e devem proporcionar práticas capazes de despertar nos estudantes, a formação de uma consciência comprometida com a sustentabilidade socioambiental. O objetivo da investigação voltou-se à compreensão conceitual e metodológica da apresentação dos temas efeito estufa e aquecimento global nos livros didáticos de Geografia, aprovados pelo Plano Nacional do Livro Didático do Ensino Médio e sua interação com o debate articulado com educação ambiental. A análise dos livros se deu de acordo com as categorias: manual do professor, conceito relacionado à temática no texto e metodologia, esta última, direcionada à investigação do texto e de imagens associadas ao efeito estufa e ao aquecimento global. A investigação assumiu a dimensão qualitativa, com orientação centrada na modalidade documental. Os dados recolhidos para a investigação obedeceram ao método de análise de conteúdo, utilizando a técnica de análise temática categorial, proposta por Laurence Bardin. As considerações finais desta investigação apontam na direção de que, mesmo admitindo a relevância das avaliações promovidas pelo Governo Federal Brasileiro, os livros didáticos e seus manuais sugerem a necessidade de aprofundar reflexões que atestem contribuições para a formação de professores e estudantes comprometidos com a sustentabilidade do meio em que vivem. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-06-05T16:33:59Z 2012-01-01T00:00:00Z 2012 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10437/2700 |
url |
http://hdl.handle.net/10437/2700 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131252623671296 |