John Nutt: Comunicação não-semântica na edição experimental de som em Hollywood
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.14591/aniki.v8n2.760 |
Resumo: | Nesta entrevista, o editor de som de cinema especializado em diálogos, John Nutt, resgata a forma de produção audiovisual de Hollywood por meio das inovações de linguagem criadas com o advento do som estéreo a partir dos anos 1970. Ele trata de suas experiências com diretores como David Lynch, Carroll Ballard, Bob Rafelson e até o brasileiro Walter Salles. Nutt também destaca o que configurou o trabalho experimental do sound designer Alan Splet, pela valorização dos efeitos sonoros e sua harmonização com diálogos e música, soluções hoje assimiladas pela indústria cinematográfica e a comunicação audiovisual como um todo, tanto na produção de sentidos quanto de estímulos sensoriais de apelo emocional. |
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John Nutt: Comunicação não-semântica na edição experimental de som em HollywoodJohn Nutt: Non-semantic communication in experimental sound editing in HollywoodAudiovisual productionfilm languagesound designDavid LynchAlan SpletProdução audiovisuallinguagem cinematográficasound designDavid LynchAlan SpletNesta entrevista, o editor de som de cinema especializado em diálogos, John Nutt, resgata a forma de produção audiovisual de Hollywood por meio das inovações de linguagem criadas com o advento do som estéreo a partir dos anos 1970. Ele trata de suas experiências com diretores como David Lynch, Carroll Ballard, Bob Rafelson e até o brasileiro Walter Salles. Nutt também destaca o que configurou o trabalho experimental do sound designer Alan Splet, pela valorização dos efeitos sonoros e sua harmonização com diálogos e música, soluções hoje assimiladas pela indústria cinematográfica e a comunicação audiovisual como um todo, tanto na produção de sentidos quanto de estímulos sensoriais de apelo emocional.In this interview, film sound editor specialized in dialogue John Nutt remembers the form of Hollywood audiovisual production through language innovations created with the advent of stereo sound in the 1970s. He discusses his experiences with directors such as David Lynch, Carroll Ballard, Bob Rafelson and even Brazilian Walter Salles. Nutt also highlights what configured the experimental work of sound designer Alan Splet, for the appreciation of sound effects and their harmonization with dialogues and music, solutions nowadays assimilated by the film industry and audiovisual communication as a whole, in the production of meanings and the sensory stimuli of emotional appeal.AIM - Associação de Investigadores da Imagem em Movimento2021-07-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.14591/aniki.v8n2.760https://doi.org/10.14591/aniki.v8n2.760Aniki: Portuguese Journal of the Moving Image; Vol 8 No 2 (2021): Materiality in Portuguese Cinema: aesthetics, practices and techniques; 256-274Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimento; v. 8 n. 2 (2021): Materialidades no cinema português: estéticas, práticas e técnicas; 256-2742183-175010.14591/aniki.v8n2reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://aim.org.pt/ojs/index.php/revista/article/view/760http://aim.org.pt/ojs/index.php/revista/article/view/760/445Direitos de Autor (c) 2021 Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira de Souza, FabianoFerraraz , Rogério2024-01-26T02:03:25Zoai:aim.org.pt/ojs/:article/760Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:57:21.992830Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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