Perceções do telespectador sobre o engagement nas redes sociais digitais de conteúdos desportivos : uma análise do programa televisivo Golf & Golfistas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Marisa Rodrigues Damas Nunes
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/37077
Resumo: O presente relatório de estágio pretende conjugar a experiência prática de quatro meses no departamento audiovisual da empresa CN Sports e o objetivo de investigar quais as motivações que influenciam o telespectador de um programa televisivo de conteúdos desportivos a envolver-se nas redes sociais digitais do mesmo, particularmente a análise ao programa televisivo Golf & Golfistas. Numa primeira fase foram selecionados trabalhos de cunho bibliográfico que resultaram no enquadramento teórico. A estratégia metodológica passou pela análise de conteúdo do Facebook e do Instagram da CN Sports, por uma entrevista exploratória ao responsável pelas redes sociais digitais em evidência e, entrevistas semiestruturadas a 9 telespectadores e seguidores das páginas de redes sociais digitais correspondentes ao programa televisivo. Estes últimos dados foram analisados através de uma análise temática. Os resultados identificam 17 motivações: relação próxima com o golfe, informação, conveniência, exposição congruente com o conteúdo, conteúdo, formato, frequência, horário, gamification, conexão interpessoal, aprendizagem, entretenimento, orgulho, humor, qualidade, integração e interação social, e, estima. Este estudo torna-se, teoricamente, importante pela escassez de estudos relativamente ao engagement em redes sociais digitais especificamente de golfe, e, num sentido prático dirigem-se a responsáveis por redes sociais digitais de um setor desportivo, a fim de ajudar a melhorar a perceção de quem procura alcançar este nicho, inclusive, a empresa em estudo.
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