Representações de escola e de dinâmicas organizacionais : uma análise dos planos de melhoria das escolas TEIP 2013-2014
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/22541 |
Resumo: | Relatório de mestrado, Ciências da Educação (Área de especialidade em Administração Educacional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2015 |
id |
RCAP_97ce20a544a12a44f169f29e0de5c145 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/22541 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Representações de escola e de dinâmicas organizacionais : uma análise dos planos de melhoria das escolas TEIP 2013-2014RepresentaçõesEscolasCultura organizacionalAdministração educacionalRelatórios de estágio de mestrado - 2015Relatório de mestrado, Ciências da Educação (Área de especialidade em Administração Educacional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2015O presente relatório de estágio explicita o meu percurso desenvolvido na Direção-Geral de Educação (DGE) durante os oito meses do estágio curricular (setembro de 2014 a maio de 2015), no âmbito do Mestrado em Ciências da Educação, do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, na área de especialização em Administração Educacional. Sob o tema Representações de escola e de dinâmicas organizacionais. Uma análise dos planos de melhoria das escolas TEIP 2013/2014, procedi à caraterização e análise da DGE, da sua cultura organizacional e do trabalho desempenhado pela Equipa de Projetos de Inclusão e Promoção do Sucesso Educativo (EPIPSE), particularmente no domínio dos TEIP, assim como o papel dos peritos externos no funcionamento destas escolas. O projeto de investigação teve como questão principal perceber quais as representações de escola e de dinâmicas organizacionais dos atores das escolas TEIP no modo como estão espelhadas na elaboração do Índice criado para orientar o plano de melhoria das escolas TEIP de 2013/2014. O relatório fecha com um capítulo onde apresento uma descrição reflexiva das atividades desenvolvidas durante o estágio. Do ponto de vista metodológico, utilizei uma abordagem naturalista, privilegiando como técnicas de recolha de dados a pesquisa arquivística dos documentos da organização, a observação participante das atividades desempenhadas pela EPIPSE e a entrevista semi-diretiva realizada ao Coordenador da EPIPSE. Para o tratamento de dados, foi utilizada a análise de conteúdo. O projeto de investigação possibilitou verificar a influência do Índice do Relatório TEIP de 2013/2014 na produção de um conhecimento específico, revelador do modo de regulação institucional da DGE em relação às escolas TEIP, ao mesmo tempo que permitiu analisar o modo como os atores das escolas TEIP recepcionam o Índice e se ajustam face a este instrumento, revelando a sua regulação autónoma.This report explains the development of my journey at the Direcção-Geral de Educação (DGE) for eight months of curricular internship (from September 2014 to May 2015), within the Master programme on Educational Sciences, specialization in Educational Administration, at the Institute of Education, Lisbon University. Under the theme School and Organizational Dynamics Representations. An analysis of the TEIP school’s improvement plans in 2013/2014, I proceeded to the characterization and analysis of DGE, of its organizational culture and of the work developed by the Equipa de Projetos de Inclusão e Promoção do Sucesso Educativo (EPIPSE), particularly in what concerns to TEIP and also the role of the external experts in the way this schools operate. The research project had as its main focus the understanding ofthe school representations and the organizational dynamics of the TEIP schools actors, in the way they are mirrored in the Index formulation that was created to guide the improvement plan of TEIP schools in 2013/2014. The report concludes with a chapter where I present a reflective description of the performed activities throughout the internship. Regarding the methodology, I used a naturalistic approach, choosing the archival research of the organization's documents, the participative observation of the activities performed by EPIPSE and the semi-directive interview to the EPIPSE’s Coordinator as the main techniques for data collection. For the data treatment, I utilized the content analysis. The investigation and research project enabled the verification of an influence of the TEIP 2013/2014 Report’s Index in the developing of specific knowledge, which reveals the institutional regulation method of DGE towards the TEIP schools. At the same time, it allowed me to analyze the way its actors accommodate the Index and adjust to this instrument, revealing its autonomous regulation.Costa, EstelaRepositório da Universidade de LisboaGarcia, Ana Paula Monteiro2016-02-02T18:20:15Z20152015-10-132015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/vnd.ms-excelapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.spreadsheetml.sheetapplication/vnd.ms-excelhttp://hdl.handle.net/10451/22541TID:201237318porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:09:49Zoai:repositorio.ul.pt:10451/22541Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:40:06.911525Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Representações de escola e de dinâmicas organizacionais : uma análise dos planos de melhoria das escolas TEIP 2013-2014 |
title |
Representações de escola e de dinâmicas organizacionais : uma análise dos planos de melhoria das escolas TEIP 2013-2014 |
spellingShingle |
Representações de escola e de dinâmicas organizacionais : uma análise dos planos de melhoria das escolas TEIP 2013-2014 Garcia, Ana Paula Monteiro Representações Escolas Cultura organizacional Administração educacional Relatórios de estágio de mestrado - 2015 |
title_short |
Representações de escola e de dinâmicas organizacionais : uma análise dos planos de melhoria das escolas TEIP 2013-2014 |
title_full |
Representações de escola e de dinâmicas organizacionais : uma análise dos planos de melhoria das escolas TEIP 2013-2014 |
title_fullStr |
Representações de escola e de dinâmicas organizacionais : uma análise dos planos de melhoria das escolas TEIP 2013-2014 |
title_full_unstemmed |
Representações de escola e de dinâmicas organizacionais : uma análise dos planos de melhoria das escolas TEIP 2013-2014 |
title_sort |
Representações de escola e de dinâmicas organizacionais : uma análise dos planos de melhoria das escolas TEIP 2013-2014 |
author |
Garcia, Ana Paula Monteiro |
author_facet |
Garcia, Ana Paula Monteiro |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Costa, Estela Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Garcia, Ana Paula Monteiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Representações Escolas Cultura organizacional Administração educacional Relatórios de estágio de mestrado - 2015 |
topic |
Representações Escolas Cultura organizacional Administração educacional Relatórios de estágio de mestrado - 2015 |
description |
Relatório de mestrado, Ciências da Educação (Área de especialidade em Administração Educacional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2015 |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2015-10-13 2015-01-01T00:00:00Z 2016-02-02T18:20:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/22541 TID:201237318 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/22541 |
identifier_str_mv |
TID:201237318 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/vnd.ms-excel application/vnd.openxmlformats-officedocument.spreadsheetml.sheet application/vnd.ms-excel |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134309212225536 |