A doutrina social da igreja e o desenvolvimento: contributos e reflexões críticas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/8407 |
Resumo: | O presente trabalho procura expor e confrontar os conceitos de Desenvolvimento Humano, Desenvolvimento Integrado e Desenvolvimento Sustentável com o conceito de Desenvolvimento Integral da Pessoa Humana presente na Doutrina Social da Igreja, procurando encontrar os elementos comuns e apresentando os seus contributos específicos de forma a alimentar o debate do desenvolvimento, enriquecendo com uma perspectiva complementar e alternativa que possa apontar caminhos de reflexão e práticas para o futuro. Partindo dos conceitos referidos, faz-se uma reflexão dos seus conteúdos essenciais assim como da sua evolução histórica, pretendendo destacar os seus principais autores e dimensões. Os conceitos e autores seleccionados tiveram como critério alguma proximidade possível com a visão da Igreja Católica acerca do desenvolvimento. Acabamos por apresentar aqui uma concetualização mais holística e sistémica do desenvolvimento que reflete para além disso, uma rejeição de um desenvolvimento exclusivamente dependente da economia e do crescimento económico, sendo esta uma ideia transversal a todo o trabalho. A proposta verdadeiramente diferenciada da Igreja como critério de desenvolvimento, é a proposta do Amor, que se procura neste trabalho justificar. |
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A doutrina social da igreja e o desenvolvimento: contributos e reflexões críticasDesenvolvimentoDoutrina social da igrejaDesenvolvimento integral da pessoa humanaAmorDevelopmentSocial teachings of the ChurchIntegral development of the human personLoveO presente trabalho procura expor e confrontar os conceitos de Desenvolvimento Humano, Desenvolvimento Integrado e Desenvolvimento Sustentável com o conceito de Desenvolvimento Integral da Pessoa Humana presente na Doutrina Social da Igreja, procurando encontrar os elementos comuns e apresentando os seus contributos específicos de forma a alimentar o debate do desenvolvimento, enriquecendo com uma perspectiva complementar e alternativa que possa apontar caminhos de reflexão e práticas para o futuro. Partindo dos conceitos referidos, faz-se uma reflexão dos seus conteúdos essenciais assim como da sua evolução histórica, pretendendo destacar os seus principais autores e dimensões. Os conceitos e autores seleccionados tiveram como critério alguma proximidade possível com a visão da Igreja Católica acerca do desenvolvimento. Acabamos por apresentar aqui uma concetualização mais holística e sistémica do desenvolvimento que reflete para além disso, uma rejeição de um desenvolvimento exclusivamente dependente da economia e do crescimento económico, sendo esta uma ideia transversal a todo o trabalho. A proposta verdadeiramente diferenciada da Igreja como critério de desenvolvimento, é a proposta do Amor, que se procura neste trabalho justificar.This work seeks to expose and confront the concepts of human, integrated and sustainable development with the concept of integral development of the human person contained at the Social Teachings of the Church, trying to find common elements and presenting their specific contributions in order to promote the developmental debate, enriching it with a complementary alternative perspective that can point paths of thought and practices for the future. Based on the concepts above, it is a reflection of their core content as well as their historical evolution, intending to highlight their main authors and dimensions. The concepts and authors were selected based on proximity criteria towards the vision of the Catholic Church about development. We ended up presenting a more holistic and systemic conceptualisation of development that reflects besides this, a rejection of an exclusively dependent development on the economy and economic growth, which is transversal to the entire work. The proposal truly differentiated of the Church as a criterion of development is the proposal of Love, which seeks to justify this work.2015-01-30T16:15:07Z2014-01-01T00:00:00Z20142014-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/8407TID:201015463porCarvalho, Andreia Filipa Parreira deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:55:16Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/8407Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:28:05.491415Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O presente trabalho procura expor e confrontar os conceitos de Desenvolvimento Humano, Desenvolvimento Integrado e Desenvolvimento Sustentável com o conceito de Desenvolvimento Integral da Pessoa Humana presente na Doutrina Social da Igreja, procurando encontrar os elementos comuns e apresentando os seus contributos específicos de forma a alimentar o debate do desenvolvimento, enriquecendo com uma perspectiva complementar e alternativa que possa apontar caminhos de reflexão e práticas para o futuro. Partindo dos conceitos referidos, faz-se uma reflexão dos seus conteúdos essenciais assim como da sua evolução histórica, pretendendo destacar os seus principais autores e dimensões. Os conceitos e autores seleccionados tiveram como critério alguma proximidade possível com a visão da Igreja Católica acerca do desenvolvimento. Acabamos por apresentar aqui uma concetualização mais holística e sistémica do desenvolvimento que reflete para além disso, uma rejeição de um desenvolvimento exclusivamente dependente da economia e do crescimento económico, sendo esta uma ideia transversal a todo o trabalho. A proposta verdadeiramente diferenciada da Igreja como critério de desenvolvimento, é a proposta do Amor, que se procura neste trabalho justificar. |
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