Ansiedade, Stress, Depress?o e Lapsos de Mem?ria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vaz, Alexandra Marante
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Knoch, Michael (Orientador), Daniel, Fernanda (Coorientadora)
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/615
Resumo: Apesar de todos n?s nos esquecermos, ? comum atribuir-se os lapsos de mem?ria ?s pessoas com idades avan?adas. A evid?ncia cient?fica tem, no entanto, demonstrado que o esquecimento adv?m de uma multiplicidade de factores, como por exemplo, o excesso de trabalho, falta de descanso, entre outros. Neste estudo pretende-se saber se existe associa??o entre a tr?ade conceptual ansiedade, stress e depress?o e os lapsos de mem?ria, numa popula??o em idade activa e com habilita??es acad?micas de n?vel superior. A amostra ? constitu?da por 68 professores que exercem a sua actividade profissional na Escola E.B. 2,3 de Cantanhede. A recolha dos dados foi efectuada recorrendo a: um question?rio elaborado por n?s, constitu?do por quest?es abertas e fechadas, uma Escala de Ansiedade, Depress?o e Stress (EADS-21) e um Question?rio de lapsos de mem?ria (QLM). As an?lises estat?sticas dos question?rios foram efectuadas recorrendo ao programa inform?tico SPSS (vers?o 15). As an?lises tiveram com objectivo final a testagem das hip?teses e tomaram em considera??o a natureza m?trica das vari?veis. / In spite of all of we forget ourselves, it is common the lapses of memory are attributed to the persons with advanced ages. The scientific evidence has, however, when that the oblivion results from a multiplicity of factors was demonstrated, I eat for example, the excess of work, rest lack, between others. In this study one intends to know if there is association between the conceptual triad anxiety, stress and depression and the lapses of memory, in a population in active age and with academic competences of superior level. The sample is constituted by 68 teachers who practice his professional activity in the School E.B. 2,3 of Cantanhede. The gathering of the data was effectuated resorting to: a questionnaire prepared by us, constituted by questions open and shut, a Scale of Anxiety, Depression and Stress (EADS-21) and a Questionnaire of lapses of memory (QLM). The statistical analyses of the questionnaires were effectuated when there is resorting to the program informatics SPSS (version 15). The analyses had with final objective the testate of the hypotheses and took in consideration the metric nature of the variables.
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