A Comunicação Estratégica na Guerra Colonial sob Salazar, 1961-1968

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Mónica Patrícia Lopes dos
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/2110
Resumo: A comunicação estratégica enquanto disciplina é bastante recente, pelo que não abundam estudos na área. Há muito que se desenvolve este género de comunicação, ainda que de modo empírico, com uma determinada estratégia a ela associada, nomeadamente, entre nós, na Guerra Colonial. Este trabalho descreve, num primeiro momento, o contexto histórico-cultural da Guerra Colonial, durante a governação de Oliveira Salazar, seguindo-se o estudo da comunicação estratégica como o estado da arte ou revisão da literatura. É importante contextualizar esta comunicação nos nossos dias, recorrendo a exemplos que comprovem que esta não é apenas uma disciplina meramente académica, mas sim uma realidade da sociedade. Aborda-se nesta dissertação a comunicação estratégica realizada no período temporal correspondente à época em que Salazar conduziu os destinos de Portugal na Guerra Colonial, 1961-1968. Existem dois momentos fundamentais neste estudo: a análise do texto e a análise de imagens e cartazes de propaganda. O estudo da propaganda no Estado Novo condensa os dados relevantes do mesmo, com destaque para as leis que a regulam e os públicos-alvo da comunicação estratégica definidos pelo regime de Salazar, no referente à Guerra Colonial. As tabelas resumem a actividade comunicacional e os gráficos ilustram a sua frequência, em domínios tão diversos mas complementares, como os públicos-alvo, objectivos, temas ou cores predominantes nas imagens ou cartazes propagandistas. A metodologia proposta foi devidamente avaliada, sendo mostrados os resultados obtidos e feita a sua análise. O estudo demonstra oscilações no volume de comunicações ao longo do período investigado, bem como a predominância de determinados objectivos e públicos-alvo.
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