A Comunicação Estratégica na Guerra Colonial sob Salazar, 1961-1968
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/2110 |
Resumo: | A comunicação estratégica enquanto disciplina é bastante recente, pelo que não abundam estudos na área. Há muito que se desenvolve este género de comunicação, ainda que de modo empírico, com uma determinada estratégia a ela associada, nomeadamente, entre nós, na Guerra Colonial. Este trabalho descreve, num primeiro momento, o contexto histórico-cultural da Guerra Colonial, durante a governação de Oliveira Salazar, seguindo-se o estudo da comunicação estratégica como o estado da arte ou revisão da literatura. É importante contextualizar esta comunicação nos nossos dias, recorrendo a exemplos que comprovem que esta não é apenas uma disciplina meramente académica, mas sim uma realidade da sociedade. Aborda-se nesta dissertação a comunicação estratégica realizada no período temporal correspondente à época em que Salazar conduziu os destinos de Portugal na Guerra Colonial, 1961-1968. Existem dois momentos fundamentais neste estudo: a análise do texto e a análise de imagens e cartazes de propaganda. O estudo da propaganda no Estado Novo condensa os dados relevantes do mesmo, com destaque para as leis que a regulam e os públicos-alvo da comunicação estratégica definidos pelo regime de Salazar, no referente à Guerra Colonial. As tabelas resumem a actividade comunicacional e os gráficos ilustram a sua frequência, em domínios tão diversos mas complementares, como os públicos-alvo, objectivos, temas ou cores predominantes nas imagens ou cartazes propagandistas. A metodologia proposta foi devidamente avaliada, sendo mostrados os resultados obtidos e feita a sua análise. O estudo demonstra oscilações no volume de comunicações ao longo do período investigado, bem como a predominância de determinados objectivos e públicos-alvo. |
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A Comunicação Estratégica na Guerra Colonial sob Salazar, 1961-1968Salazar, António de Oliveira, 1889-1970Guerra colonialComunicação estratégica1961-1968A comunicação estratégica enquanto disciplina é bastante recente, pelo que não abundam estudos na área. Há muito que se desenvolve este género de comunicação, ainda que de modo empírico, com uma determinada estratégia a ela associada, nomeadamente, entre nós, na Guerra Colonial. Este trabalho descreve, num primeiro momento, o contexto histórico-cultural da Guerra Colonial, durante a governação de Oliveira Salazar, seguindo-se o estudo da comunicação estratégica como o estado da arte ou revisão da literatura. É importante contextualizar esta comunicação nos nossos dias, recorrendo a exemplos que comprovem que esta não é apenas uma disciplina meramente académica, mas sim uma realidade da sociedade. Aborda-se nesta dissertação a comunicação estratégica realizada no período temporal correspondente à época em que Salazar conduziu os destinos de Portugal na Guerra Colonial, 1961-1968. Existem dois momentos fundamentais neste estudo: a análise do texto e a análise de imagens e cartazes de propaganda. O estudo da propaganda no Estado Novo condensa os dados relevantes do mesmo, com destaque para as leis que a regulam e os públicos-alvo da comunicação estratégica definidos pelo regime de Salazar, no referente à Guerra Colonial. As tabelas resumem a actividade comunicacional e os gráficos ilustram a sua frequência, em domínios tão diversos mas complementares, como os públicos-alvo, objectivos, temas ou cores predominantes nas imagens ou cartazes propagandistas. A metodologia proposta foi devidamente avaliada, sendo mostrados os resultados obtidos e feita a sua análise. O estudo demonstra oscilações no volume de comunicações ao longo do período investigado, bem como a predominância de determinados objectivos e públicos-alvo.Strategic communication as a discipline is fairly recent, so there are not abundant studies in the area. It has long been developed this kind of communication, even empirically, with a particular strategy associated with it, including, among us, in the Colonial War. This paper describes, first, the historical and cultural context of the Colonial War, during the governorship of Oliveira Salazar, followed by the study of strategic communication as the state of the art review. It is important to put this statement today, using examples to show that this is not just a purely academic discipline, but a reality of society. In this dissertation, we approach the idea strategic communication performed during the time corresponding to the time that Salazar has led the fate of Portugal's Colonial War, 1961-1968. There are two key moments in this study: the analysis of text and image and propaganda posters. The study of advertising in the Estado Novo joins the relevant data of the same, especially the laws that regulate and target audiences of strategic communication defined by the Salazar’s regime in respect of the Colonial War. The tables summarize the activity of communication and graphs illustrate the frequency, in areas as diverse but complementary to the target audience, objectives, and themes or predominant colours in the images or posters propagandists. The proposed methodology was properly evaluated, showed the results and made its analysis. It shows fluctuations in the volume of communications over the period investigated, and the prevalence of certain objectives and target audiences.2012-09-26T15:38:50Z2010-01-01T00:00:00Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/2110porSantos, Mónica Patrícia Lopes dosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:56:02Zoai:repositorio.utad.pt:10348/2110Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:06:16.671194Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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