O retrato de D. Frei António de Sousa, Bispo do Porto : 1758 – 1766 : sistema de tensão de suporte têxtil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/33603 |
Resumo: | O presente trabalho é o resultado do estudo e da intervenção de conservação e restauro da pintura a óleo sobre tela, datada entre finais do século XVIII e inícios do século XIX, representando o bispo do Porto, D. Frei António de Sousa. Inserida num conjunto de pinturas de retratos de bispos da diocese do Porto, encontra-se exposta na Galeria dos Bispos, do Paço do Bispo do Porto, presentemente na sala Antecâmara da Capela. A obra apresentava patologias essencialmente associadas às constantes flutuações de humidade relativa (HR) do ar, como pasmados, estalados e deformações estruturais. Estas últimas estavam evidenciadas por desigualdades de tensão ao longo da pintura, marcas da grade e sistema inadequado de cravação. Durante a intervenção, com o processo de limpeza do verniz de protecção foi possível identificar elementos e cores da composição até então imperceptíveis ou mal interpretados e com a construção de uma câmara de humidade foi possível planificar o suporte têxtil, com o apoio de um bastidor temporário de trabalho. Desafiados pela dificuldade de controlo das condições ambientais, que propicia problemas de conservação comuns a todas as pinturas que se encontram neste edifício e em muitas outras instituições semelhantes pelas características arquitectónicas e/ou dificuldades orçamentais, propusemo-nos desenvolver um sistema de tensão de suportes têxteis, que minimizasse os efeitos negativos na obra. Idealizado para ser acessível a todos, de baixo custo e apto a ser usado em qualquer oficina de conservação e restauro, capaz de responder às necessidades de alterações das tensões dos têxteis, por acção da humidade e com apresentação permanente do valor real das forças exercidas na obra, em N (newtons). O protótipo final foi fruto de vários ensaios com diferentes modelos, que permitiram avaliar e melhorar o sistema que permite tensionar uma tela sem pontos de cravação fixos, com baixos valores de tensão e garantindo que esta é constante. Não obstante a contribuição desinteressada, a todos quantos queiram utilizar esta solução de construção em oficina, foi desenvolvido um desenho técnico para a produção em série de um modelo final, na expectativa de se obter financiamento para o registo da patente, produção de matrizes e comercialização do produto. Esta produção poderá ser concretizada com recurso à extrusão metalúrgica ou, numa nova abordagem que pretendemos continuar a desenvolver, através da impressão 3D. Procura-se, assim, dotar o mercado com alguma solução O Retrato de D. Frei António de Sousa, Bispo do Porto (1758 – 1766): Sistema de Tensão de Suporte Têxtil IV capaz de dar resposta à maior parte das obras e sem necessidade de o conservador-restaurador se submeter a pedidos e tempos de produção por encomenda. |
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O retrato de D. Frei António de Sousa, Bispo do Porto : 1758 – 1766 : sistema de tensão de suporte têxtilD. Frei António de SousaPintura de cavaleteSuporte têxtilHumidade relativaSistema de tensão de suporte têxtilGradeBastidorImpressão 3DEasel paintingsTextile supportRelative humidityTextile support tension systemStretcher3D printingDomínio/Área Científica::Humanidades::ArtesO presente trabalho é o resultado do estudo e da intervenção de conservação e restauro da pintura a óleo sobre tela, datada entre finais do século XVIII e inícios do século XIX, representando o bispo do Porto, D. Frei António de Sousa. Inserida num conjunto de pinturas de retratos de bispos da diocese do Porto, encontra-se exposta na Galeria dos Bispos, do Paço do Bispo do Porto, presentemente na sala Antecâmara da Capela. A obra apresentava patologias essencialmente associadas às constantes flutuações de humidade relativa (HR) do ar, como pasmados, estalados e deformações estruturais. Estas últimas estavam evidenciadas por desigualdades de tensão ao longo da pintura, marcas da grade e sistema inadequado de cravação. Durante a intervenção, com o processo de limpeza do verniz de protecção foi possível identificar elementos e cores da composição até então imperceptíveis ou mal interpretados e com a construção de uma câmara de humidade foi possível planificar o suporte têxtil, com o apoio de um bastidor temporário de trabalho. Desafiados pela dificuldade de controlo das condições ambientais, que propicia problemas de conservação comuns a todas as pinturas que se encontram neste edifício e em muitas outras instituições semelhantes pelas características arquitectónicas e/ou dificuldades orçamentais, propusemo-nos desenvolver um sistema de tensão de suportes têxteis, que minimizasse os efeitos negativos na obra. Idealizado para ser acessível a todos, de baixo custo e apto a ser usado em qualquer oficina de conservação e restauro, capaz de responder às necessidades de alterações das tensões dos têxteis, por acção da humidade e com apresentação permanente do valor real das forças exercidas na obra, em N (newtons). O protótipo final foi fruto de vários ensaios com diferentes modelos, que permitiram avaliar e melhorar o sistema que permite tensionar uma tela sem pontos de cravação fixos, com baixos valores de tensão e garantindo que esta é constante. Não obstante a contribuição desinteressada, a todos quantos queiram utilizar esta solução de construção em oficina, foi desenvolvido um desenho técnico para a produção em série de um modelo final, na expectativa de se obter financiamento para o registo da patente, produção de matrizes e comercialização do produto. Esta produção poderá ser concretizada com recurso à extrusão metalúrgica ou, numa nova abordagem que pretendemos continuar a desenvolver, através da impressão 3D. Procura-se, assim, dotar o mercado com alguma solução O Retrato de D. Frei António de Sousa, Bispo do Porto (1758 – 1766): Sistema de Tensão de Suporte Têxtil IV capaz de dar resposta à maior parte das obras e sem necessidade de o conservador-restaurador se submeter a pedidos e tempos de produção por encomenda.The present work is the result of the study and intervention of conservation and restoration of an oil painting on canvas, dated between the end of the 18th century and the beginning of the 19th century, portraying the Bishop of Porto, D. Frei António de Sousa. Included in a collection of portraits of bishops from the diocese of Porto, it is exhibited in the Gallery of Bishops, in the Paço do Bispo do Porto, presently at the chapel antechamber. The painting presented pathologies essentially associated with constant fluctuations in relative humidity (HR) of the air, such as blooming varnish, cracking and structural deformations. The latter were defined by uneven tensions throughout the painting, stretcher marks and an inadequate setting system. During the process of varnish removal it was possible to identify elements and colours of the composition until then, imperceptible or misinterpreted and with the construction of a humidity chamber it was possible to flatten the painting structure, with the support of a temporary working stretcher. Challenged by the difficulty of controlling environmental conditions, which cause conservation problems common to all the paintings found in this building and in many others in similar institutions due to the architectural characteristics and/or budget constraints, we developed a textile support tension system that could minimize the negative effects on the canvas. Conceived to be accessible to all, at low cost and able to be used in any conservation and restoration workshop; capable of responding to the needs of tension changes, due to the action of humidity and with constant presentation of the real value of the forces exerted in the painting, in N (newtons). The final prototype was the result of several tests of different models, which allowed to evaluate and improve the system that allows tensioning a canvas without static attachment points, at low tension values and guaranteeing constant tension. Despite the disinterested contribution, to all those who want to use this construction solution in a workshop, a technical design was developed for mass production of a final model, hoping to obtain funding for patent registration, matrix production and commercialization of this product. This production can be carried out using metallurgical extrusion or, in a new approach that we intend to continue to develop, through 3D printing. Thus, the aim is to provide the market with a solution capable of responding to most works of art and without the need for the conservator-restorer to be limited to personalized orders and production times.Aguiar, Maria Cunha Matos Lopes Pinto LeãoSilva, Arlindo Jorge Henriques daVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaDias, Alfredo Manuel Ramos2021-06-14T08:29:32Z2021-03-1820202021-03-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/33603TID:202690407porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:38:27Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/33603Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:26:37.046396Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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